Lucky strike Publicado Janeiro 9, 2013 Publicado Janeiro 9, 2013 Boas. Instalei recentemente no aquário (80x30x40, 96L brutos) um sistema de CO2 caseiro. No primeiro dia, a receita penso que bombou muito e aumentou rapidamente as concentrações de CO2 para 30-40 mg/L segundo o drop checker da JBL. pensei que visto a flora que tenho ou seja: 2 cobombas, 2 egerias, 1 alternanthera reicki pink, o início de um tapete de eleocharis mini... pensei que o CO2 iria ser consumido e o pH acabaria por aumentar. Pois bem: NÃO ACONTECEU. Tenho un kit de testes de fita de pH (não adequado para aquários), que me indica um pH da água de 5.5-5.7. É baixo para a fauna que tenho (néons, guppys e platys). Os guppys parecem-me razoáveis por agora. Os platys também. Mas os néons nadam no fundo do aquário e perderam o sentido de cardume. É urgente aumentar o pH. sei que isso se pode fazer com bicarbonato de sódio. a questão é: que quantidade em gramas, para 1L de água???? Tenho um pH de água da torneira à volta de 6.5 (aproximadamente)... por isso amanhã farei uma TPA e penso que ajudará. Não tenho troncos que libertem ácidos orgânicos. Penso que o problema de base é a baixa dureza da água da torneira, o que faz com que o seu sistema de buffer seja fraco, comparado com águas mais duras. Se alguém puder ajudar agradecia. Citar www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525
A. Ferreira Publicado: Janeiro 9, 2013 Publicado: Janeiro 9, 2013 Vivas, Não stresses e arranja testes de jeito ou então esquece-os... Quem te disse que os neons tinham sentido de cardume? Isso está tudo normal, não te ponhas a inventar. Quantas garrafas de CO2 caseiro tens para conseguir atingir essa concentração?? Parece-te que os peixes andam aflitos com falta de oxigénio?? Se não, está tudo bem. Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Lucky strike Publicado: Janeiro 10, 2013 Autor Publicado: Janeiro 10, 2013 Estou à espera da maleta de testes da aqua sera. Espero que seja razoável. quanto aos peixes estarem com falta de oxigénio... não me parece... mas apresentam um comportamento estranho. Por exemplo: tenho 5 guppys (1M e 4F) e estranhamente, estão bastante à superfície, mas não tenho a sensação que estejam a arfar. deveriam ser supostamente peixes de meio de aquário. Os neons: de 10, 1 morreu no primeiro dia, e hoje morreu outro (não sei qual a razão). pareciam estar bem este 2º que morreu. Os neons estão bastante no fundo do aquário, o que julgo não ser normal. Os ancistrus não contam, porque até no ácido podem nadar. estou um bocado desmotivado, porque tive o cuidado de comprar peixes não muito exigentes e já tenho 2 baixas sobre os neons. Os restantes aguentam-se. Quando tiver os testes, vou postar aqui os resultados para um possível diagnóstico. Hoje, a concentração de CO2 baixou e não vou injectar mais até ter os testes todos. Citar www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525
enfcoentrao Publicado: Janeiro 10, 2013 Publicado: Janeiro 10, 2013 Coloca a flauta do filtro fora da agua para aumentar oxigenio. Ou entao coloca bomba de O2. PAra subires ph nao colocques quimicos. Basta uma TPA com agua torneira. Numa das vezes aconteceu-me isso com os discus. MExi no regulador de CO2 quando este estaa desligado. Quando ligou automaticamente começou a bombar CO2 desalmadamente para o aquario. NO final do dia tinha os dicos todos a arfar e alguns ja a boiar mas com sinais de vida. Fiz TPA de 50% de agua. Colocqueio-os 1 a 1 na saida da flauta do filtro ate começarem a nadar sozinhos. PRoblema resolvio. Quimicos deve ser ultima soluçao. Citar
A. Ferreira Publicado: Janeiro 10, 2013 Publicado: Janeiro 10, 2013 (editado) Vivas, Eu disse que não tens de ficar alarmado essencialmente por uma razão, passo a explicar: Tens falado em diversas leituras do drop cheker de 20, 30, 50 e até 100 PPM's, daí eu achar que ele está mal calibrado pois a injectares CO2 caseiro é quase impossível atingir essas concentrações, ainda por cima falas em cerca de 100 BPM (bolhas por minuto) o que é normalíssimo e até a atirar para o fraco... Depois falas na fauna e aparentemente estão normais à excepção das baixas que referiste que poderão, ou não, estar relacionadas com a injecção de CO2 que li também que terias suspendido... Também referes que o pH baixou 1 ponto relativamente à água da torneira, normalíssimo. O que eu acho é que andas stressado/alarmado sem razão para isso, ainda por cima em vez de criares um único tópico onde te pudessem prestar ajuda andas a por tópicos em diversos tópicos e isto fica tudo disperso e pior, desencadeado. A aquariofilia é um hobby de paciência e as alterações aos parâmetros que fazemos demoram a surtir efeitos, excepto as drásticas como as que estás a fazer, isso não acho recomendável, pois estás a fazê-las sem teres percebido se elas são mesmo necessárias. Recomendo apenas calma em vez de alterações drásticas. Abraço, Editado Janeiro 10, 2013 por A. Ferreira Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Lucky strike Publicado: Janeiro 10, 2013 Autor Publicado: Janeiro 10, 2013 Não estou propriamente alarmado. estou essencialmente frustrado, pois tento fazer as coisas direitas e algo corre mal. Mais 2 neons mortos. O pH, parece-me ter subido, pois à mais de 24h que não injecto CO2 e como tal, o pH parece-me estar por volta de 6. mas mesmo a 5, os neons não se deveriam sentir afactados, pois entre os peixes que tenho, são os que teoricamente habitam num ambiente mais ácido. O que me stressa é eu não saber o que se passa. Não me parece nada viral ou bacteriano, porque estas mortes acontecem muito rapidamente e observando os peixes, parecem-me assintomáticos. Vou agora fazer uma tpa de 50% a ver no que dá. Mais não posso fazer (não tenho testes) e não consigo ficar a ver os peixes morrer. Citar www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525
Lucky strike Publicado: Janeiro 10, 2013 Autor Publicado: Janeiro 10, 2013 visto que tenho exagerado ligeiramente na fertilização, poderei estar de algum modo a intoxicar os peixes? Esta hipótese parece-me rebuscada... mas senão que mais poderá ser??? Enfim... vamos ver o que acontece. Citar www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525
cmam Publicado: Janeiro 10, 2013 Publicado: Janeiro 10, 2013 sabes o que pior do que ter o ph em valores que anormalmente altos ou baixos? é haver variâncias como se está agora a passar. Injecta co2 à vontade, se começares a notar falta de oxigénio reduz a o fluxo senão não há problema. Os neons são peixes sensíveis que morrem muitas vezes sem que perceba muito bem o que se passa. Onde compraste os teus? em relação ao resto da fauna não te preocupes porque os guppys andam na parte de cima do aquário. Verifica só os valores de amónia e continua a fertilizar em condições. Plantas saudáveis levam a água saudável. e não descures nas tpa, que muitas vezes são a solução para os problemas triviais. De resto basta teres calma e muita paciência. Citar Carlos Marques
Lucky strike Publicado: Janeiro 10, 2013 Autor Publicado: Janeiro 10, 2013 Cman, antes de mais obrigada pelo teu contributo e dou-te toda a razão. Já li por várias vezes no fórum que "melhor que uma química óptima, é uma química estável"... no que se refere à água. De qualquer forma, acabei apenas por fazer uma TPA de 30%, que era o que tinha programado, de acordo com a fertilização que faço. A morte dos neons deixa-me um pouco preocupado pela simples razão de serem conotados como peixes resistentes. Na loja onde os compro, t~em o hábito de após os receberem, fazerem uma quarentena de 3-5 dias aos peixes, onde estes estão expostos, mas não são vendidos, como o objectivo de ver se alguma doença se manifesta ou qualquer coisa do género. Provavelmente, foi um pico de amónia, devido à introdução brusca de 5 guppys e 3 plattys e a colónica de bactérias são deu conta do recado. Talvez seja um bocado rebuscado isto... mas enfim... um avc nos guppies não foi de certeza. Amanhã espero receber a maleta e depois vamos lá ver se os parâmetros da água falarão por si. Citar www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525
A. Ferreira Publicado: Janeiro 10, 2013 Publicado: Janeiro 10, 2013 Vivas, Agora estás a agir correctamente, mais te digo que os neons são peixes muito resistentes mas... Depois de estarem adaptados, os que resistirem às mudanças do seu meio até ao nosso áqua são peixes extremamente resistentes e acredita que não são mudanças de pH que os mata. Isso acontece com a maioria dos peixes que são capturados em estado selvagem, neons e ottos por exemplo. A maleta dos testes não te vai medir o CO2, podes injectar sem problemas do caseiro até 2 BPS (bolhas por segundo), fora do fotoperíodo, se achares que é demasiado, levantas o difusor para uma zona mais alta para não haver tanta quantidade dentro de água. Mais te digo, tenho neons, espadas e molys num áqua identico ao teu, tive CO2 caseiro sempre a bombar dia e noite (agora tenho pressurizado) e nunca tiva qualquer baixa por esse motivo. Mesmo agora com o pressurizado como não tenho electroválvula, volta e meia esqueço-me de fechar a torneira e aquilo fica a bombar a 3 bps de um dia para o outro sem problemas para a fauna. Abraço e bem vindo a este hobby fascinante, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Lucky strike Publicado: Janeiro 11, 2013 Autor Publicado: Janeiro 11, 2013 Boas a todos. Depois da TPA de 30% de ontem, não tive mais nenhuma morte por agora e já lá vão 15h. sou tentado a dizer que as mortes resultaram de um pico de amónia ou nitritos e neste caso, sofreram os neons... talvez por serem mais pequenos e sensíveis à amónia. E digo isto por uma simples razão: Tenho 2 tipos de alimentos que dou aos peixes: os flocos (para os guppies, platys e neons) e umas bolas para os ancystrus. ora bem... em primeiro lugar, quando abri o frasco dos flocos em cima do aquário, caíu muito mais quantidade do que aquela que queria... e eu disse (me***... mas não podia fazer grande coisa, até porque rapidamente foi o ataque em massa aos flocos). Depois pus 2 bolinhas para os ancystrus e surpresa das surpresas... os neons e os platys também comem dessas bolas para peixes do fundo. Como tal, temo que essa tenha sido a causa. Ontem não alimentei e hoje também não. Vou alimentar amanhã, mas em pouca quantidade. Já chegou a mala dos testes... mas hoje não tenho tempo para os efectuar. amnhã faço os testes e posto aqui os resultados. Obrigado a todos. Citar www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525
Recommended Posts