Recommended Posts

Publicado

E com grande excitação que abro este topico...

Pois e... acabo (para ai a 3 horas...) de colocar no aquario a rocha viva.

Aqui ficam umas fotos do aquario e o respectivo setup.

Pic_4398_1.jpg

Ai esta o Aquario! :D :D :D :lol:

Pic_4398_2.jpg

Sump com uma rocha manhosa (ta la, pois, como ja esta colonizada, ajuda na ciclagem do aquario)

Pic_4398_3.jpg

Mais uma foto da sump, em que se pode ver a etiqueta da minha OR6500 :D

Pic_4398_4.jpg

Alguem me sabe dizer o que e isto? ao colocar a rocha viva, isso "plantou-se" ali e nunca mais saiu... parece ser tipo uma ameijoa... :wink: da para comer? :lol:

Pic_4398_5.jpg

Aqui esta mais uma oferta que vinha com a Rocha... :D (a outra foi um hermita e uma moreia... mas essa tenho de devolver quando ela aparecer... :roll: )

Tenciono colocar fotos do aquario antes de ele ter a rocha, de forma a poder ser possivel observar a evoluçao dele. apenas tenho de arranjar forma de recuperar as fotos (enviei-as a um user aqui do forum e depois apaguei-as da maquina... :roll: )

Setup:

Aquario: 100cm x 60cm x 60cm (360L brutos)

Sump: 70cm x 40cm x 50cm (140L brutos)

:lol: Escumador: Queen TS-2000 (veio do outro aquario... tambem e provisorio...! :roll: )

:arrow: Circulação: Ocean Runner 6500 (bomba de retorno) + Eheim 1260 (bomba de "recirculação") - tudo na sump - o que da 8900L/h, ou seja cerca de 25x o volume de agua do aquario principal por hora

:arrow: Rocha Viva: 45kg - 30kg comprados hoje na Sohal (com excelente aspecto e muito porosa!) + 11kg que ja tinha + 4kg sao de rocha manhosa curada no meu aquario antigo, do qual, felizmente :lol: , não (palavra corrigida) ha registo fotografico!

:arrow: Substrato: 30kg de areia de coral de duas granulometrias diferentes (uma que no maximo deve ter 1mm e outra com graos que variavam entre o 1mm e os 2mm)

:arrow: Iluminaçao: 2 t8 - 1 de 36w e outra de 15w (acho eu!) a iluminaçao e bastante precaria, e vai ser substituida ou por dois focos hqi de 150w ou por uma calha com, na mesma, dois hqi's 150w.

:arrow: Aquecimento: Termostato de 400w da Hydor.

Penso não (palavra corrigida) me ter esquecido de nada... qualquer duvida e so "chutar".

Para acabar quero agradecer a toda a equipa da Sohal e em especial ao João Soares (foi com ele que tratei de tudo), por ter construido o meu aquario, por se ter sempre disponibilizado para qualquer situaçao, por me ter aturado tanto tempo ao telemovel (ate no dia dos namorados... :oops::lol: ), e por ter material vivo (ou não (palavra corrigida) vivo) de tao grande qualidade!!!

Agora quero tambem que todos contribuam com as vossas opinioes e sugestoes!!!

Abraço,

Miguel Mendes

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Publicado:

bem... estou so a espera do mail da megagaleria com a autorizaçao para a nova galeria... depois e so por as fotos ai direitinhas... ate la ficam essas fotos "prince size" :lol::lol::arrow:

Publicado:

Olá Miguel, parabéns pela montagem!

O que tá porreiro nesse sistema é a profundidade (60 cm) dava para fazeres outro tipo de layout se quisesses. Como tens a rocha disposta, em gosto de ver mas em ilha no centro do aquário. Podias fazer 2 ilhas uma mais chegada à frente do que a outra...mas gostos não se discutem, por isso adiante...

Também está bem conseguido o esquema de circulação, boa ideia e tem a vantagem de não se verem bombas no aquário principal. Só espero que a altura do móvel e eventuais curvas não façam perder o caudal das bombas (que por si nunca é idêntico ao referido pelo fabricante, ainda hoje em conversa com o Pedro Just Me me foi dito que testaram uma bomba de 600 l/h cujo o caudal real era de 140 l/h) mas essas ocean runners são bem potentes por isso não deve haver problema, tenta é manter os tubos de PVC limpos.

De resto parece-me tudo bem especialmente quando mudares o escumador (o que vais comprar?) e a iluminação.

Abraço e Boa Sorte

Duarte

Publicado:
O que tá porreiro nesse sistema é a profundidade (60 cm) dava para fazeres outro tipo de layout se quisesses. Como tens a rocha disposta, em gosto de ver mas em ilha no centro do aquário. Podias fazer 2 ilhas uma mais chegada à frente do que a outra...mas gostos não se discutem, por isso adiante...

parece que me rogaste uma praga... :wink: ao tentar assentar uma das pedrinhas de cima melhor, elas começaram todas a ceder... consegui que elas parassem, mas nao me parece que aquilo esteja muito seguro! por isso vou ter de coloca-la de novo, e quem sabe fazer novo layout (vou experimentar... se conseguir tapar a coluna com outro layout deixo-o ficar, sena o tenho de voltar a este...)

Continuem a opinar!

Abraço,

Miguel Mendes

Publicado:

Boa sorte!!!

Eu montei um com um terço do tamanho em Outubro e aguentei-me 4 meses até ao primeiro peixe.

Comparando com os casos que conheço, o que perdi torrando a paciência estou a ganhar agora porque depois de receber os peixes o sistema aparentemente continuou muitíssimo estável.

Nunca consegui fazer os testes de nitratos ou nitritos mudarem de cor com aquela água :oops: Pragas de algas e cyano, nem vê-las :wink:

Se destes mesitos de experiência eu posso extrair algum ensinamento é que deixar maturar um aquário depois de instalada a rocha é um sofrimento tolerável, face à bicharada que com deslumbre se vai descobrindo, e a recompensa no final é a ausência de problemas.

Se puderes ir metendo uns caracois e hermitas melhor ainda.

Se no meu "balde armado em reef" a coisa funcionou imagina na tua piscina. :D

Fica bem e tem paciência que ela depois será recompensada.

Publicado:

As fotos ja tao direitas, e sao as definitivas... agora fico a espera de mais opinioes... :D