mariamena Publicado Março 24, 2005 Publicado Março 24, 2005 NO sábado passado , verifiquei de novo um valor muitíssimo exagerado de fosfatos na água , os outros parãmetros , têm andado sempre bastante bem . De modo que coloquei no filtro umas bolinhas que fizeram descer os fosfatos , tal que ontem fiz os testes acima referidos e os fosfatos estavam muito mais baixos, mas reparei que os nitritos estavam muito mais altinhos do que o valor normal , a tal ponto que estive agora a fazer os testes e deparo-me com o seguinte : Nitritos :- 0.4 mg/L , fosfatos, 0,25 mg/L e amoníaco que é sempre zero , é agora 0,5 mg /L . Fiz um TPA no último fim de semana . Jà a algum de vós aconteceu isto???? Será alguma interacção com o químico que faz descer os fosfatos e que ainda se encontra no filtro ???? e está a neutralizar as massas filtrantes das bactérias nitrificadoras. Deverei tirar o redutor de fosfatos e somente voltar a colocá-lo quando voltar a ser necessário ??? Obrigada mena Citar
nunomiguel Publicado: Março 26, 2005 Publicado: Março 26, 2005 Olá, De facto é muito estranho. Penso que o facto de teres metido o removedor de fosfatos não deveria levar ao aparecimento de amônia/nitritos. Não terás mexido na cerâmica ou tiveste o filtro muito tempo aberto? Os valores não são muito altos. Faz umas trocas de água durante uns dias e fazendo testes á água. Citar Cumprimentos, Nuno
mariamena Publicado: Março 26, 2005 Autor Publicado: Março 26, 2005 Olá !!! Certo é que tirei , em desespero, o neutralizador de fosfatos e no dia seguinte .............., pasme-se, a amónia voltou a 0mg/L e os nitritos a 0,025 mg/L , repeti e tudo, e como ainda tinha os frasquitos com os resultados da véspera não havia dúvidas, Ah os fosfatos ainda n subiram. Dentro de um ou dois dias verifico o q se está a passar , AH mas a água já está a ficar amarela de novo, não sei o q hei-de fazer. Citar
nunomiguel Publicado: Março 27, 2005 Publicado: Março 27, 2005 AH mas a água já está a ficar amarela de novo, não sei o que (palavra corrigida) hei-de fazer. Tens troncos dentro do aquário? O tom amarelado pode ser dado pela decomposição da madeira... Podes colocar um bocado de carvão no filtro para tornar a água mais cristalina. O que também costuma acontecer é as lâmpadas do aquário emitirem um espectro que dá um tom mais amarelado á água (embora esta esteja cristalina). Citar Cumprimentos, Nuno
Luís Fortunato Publicado: Março 27, 2005 Publicado: Março 27, 2005 Vivas. Tens troncos dentro do aquário? O tom amarelado pode ser dado pela decomposição da madeira... Realmente... também já me tinha ocorrido isso, mas se a mariamena diz que ao colocar o "sequestrante" de fosfatos a coloração amarelada desapareceu, estou a achar um pouco estranho. Só se esse produto além de absorver/adsorver fosfatos também absorva os taninos... não sei. O que também costuma acontecer é as lâmpadas do aquário emitirem um espectro que dá um tom mais amarelado á água (embora esta esteja cristalina). Novamente o mesmo caso, se fosse da lâmpada, ela via sempre a água amarelada. Independentemente de lá ter fosfatos ou não. A minha única, e talvez completamente descabida, opinião é que quando colocaste as bolinhas no filtro, estas poderam ter morto parte das bactérias do filtro e isso revelou-se na subida da amónia e dos nitritos. Não sei se isso vinha explícito na caixa ou na embalagem, mas não convinha teres posto as bolinhas dentro duma rede ou uma meia de senhora? Já não digo nada. Às vezes fartamo-nos de andar à procura das coisas e elas estão mesmo por baixo do nosso nariz. Não terás mexido na cerâmica ou tiveste o filtro muito tempo aberto? Os valores não são muito altos. Faz umas trocas de água durante uns dias e fazendo testes á água. Acho que o que tens a fazer é exactamente o que o nunomiguel diz. Vai trocando a água regularmente e acompanha o progresso com os testes. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
mariamena Publicado: Março 27, 2005 Autor Publicado: Março 27, 2005 Eu estou confusa de facto , mas enviei um email para os produtores do tal produto , http://www.planetanimal.net/loja/homelojap...as%20Filtrantes Não tenho qualquer tronco de madeira , eu suponho que seja qualquer questão de equilibrio químico , mas por voltas que dê à minha cabeça , não encontro explicação, não sei como jogam os fosfatos , com o ciclo do azoto . Agora aguardo que a empresa que fabrica aquele produto , me dê alguma resposta , e se vier a receber alguma resposta , colocarei aqui. Obrigada. Citar
mariamena Publicado: Março 27, 2005 Autor Publicado: Março 27, 2005 "A minha única, e talvez completamente descabida, opinião é que quando colocaste as bolinhas no filtro, estas poderam ter morto parte das bactérias do filtro e isso revelou-se na subida da amónia e dos nitritos. Não sei se isso vinha explícito na caixa ou na embalagem, mas não convinha teres posto as bolinhas dentro duma rede ou uma meia de senhora? Já não digo nada. Às vezes fartamo-nos de andar à procura das coisas e elas estão mesmo por baixo do nosso nariz" Não vinha nada descrito na embalagem, mas é disso que me lembro e penso que possa dizer que o neutralizador de fosfatos desiquilibrou o equilibrio químico do aquário. Coloquei as bolinhas dentro de uma rede que comprei para o efeito .......... Citar
Luís Fortunato Publicado: Março 28, 2005 Publicado: Março 28, 2005 Olá novamente. Não vinha nada descrito na embalagem, mas é disso que me lembro e penso que possa dizer que o neutralizador de fosfatos desiquilibrou o equilibrio químico do aquário. Acho muito estranho. Na minha qualidade de estudante de química, acho um pouco difícil essa membrana sequestrante de fosfatos libertar como contra-ião amónia ou mesmo nitritos. Amónia é muito estranho visto ser um ião positivo. Não podemos andar a trocar iões positivos por iões negativos e vice-versa. No caso do ião nitrito, acho descabida a ideia de sequer pensar nisso, visto ninguém no seu perfeito juízo criar uma membrana para reduzir fosfatos e trocá-los por iões nitrito. Só se essas pessoas não saibam o mínimo de aquariofilia, que não me parece ser o caso. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts