Eleocharis Parvula pontas pretas


Ganilhos

Recommended Posts

Boas amigos após saber que a eleocharis parvula dificilmente forma tapete sem substrato fertil ( que é o meu caso) e após saber que tenho um areão com uma granulometria alta (4mm/5mm) o que é mau para esta planta e tendo em conta que tenho co2 pressurizado e 2x39w T5(6500k ,10000k) de iluminaçao mesmo assim fui teimoso e quis experimentar :) comprei a planta antes de a colocar no areão podei-a e deixei a com uns 2 cm de altura e colocei a no areão apos 10 dias a evolução é muito pouca como seria de esperar, mas agora deparo-me que as pontas que foram podadas e outras tantas estão a ficar pretas..

 

Gostava então que alguem experiente nesta planta me ajuda-se a perceber o porque de ela estar a ficar com as pontas pretas?

 

 

Fotoperiodo: 8horas

Fertilizo com N,P,K e micros..

Co2: 3bps

 

Será mesmo falta de substrato fertil?

Acham que em vez de 2x39w ponha 3x39w?

 

Aguardo a vossa ajuda,

 

Obrigado

 

Tiago Sousa

 

from Ganilhos

 

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Primeiro de tudo, não devias ter podado a planta nesta altura. Grande erro...

Segundo, falas em iluminação mas não sabemos quais as dimensões do aquário.

 

De momento, a única coisa que posso sugerir é paciência. E tentar fazer as perguntas antes das acções, e nunca o contrário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Primeiro de tudo, não devias ter podado a planta nesta altura. Grande erro...

Segundo, falas em iluminação mas não sabemos quais as dimensões do aquário.

 

De momento, a única coisa que posso sugerir é paciência. E tentar fazer as perguntas antes das acções, e nunca o contrário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Bom dia amigo nao devia ter podado amigo? a ideia com que fiquei era de a podar porque no site da tropica nas montagens deles que vi eles podam sempre primeiro e depois colocam humm..

Peço desculpa nao referi as dimensões do aquario são elas de 100x30x45..

estava eu na ideia que ao poda la antes de a colocar ela rebentava com mais força afinal...fiz asneira..

 

Cumprimentos

 

Tiago Sousa

 

from Ganilhos

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente, se compraste as plantas 1-2 grow da trópica, o que eles dizem é que deves dar-lhes uma "lavadela" com água da torneira e, no caso de uma planta de tapete, podes dividi-la em 6-8 porções e planta-las com uma distancia aceitável entre cada porção, prevendo o crescimento de cada porção de acordo com a espécie.

 

Podar a planta no início acho que foi um erro.

 

Quanto à luz, se tens um rácio >0.5W/L, em relação à párvula n te deves preocupar, pois deve ser suficiente.

Quanto ao CO2, 3 bps nada quer dizer. Tens de especificar a concentração, com um teste ou com drop checker.

Normalmente, mesmo n tendo substracto fertil se fertilizas com macros e micros, n deverias ter problema.

 

A parvula normalmente cresce rápido e não é muito exigente.

 

Tenta fazer testes aos diferentes parâmetros da água e sobretudo, tem calma e paciência.

Vai dando novidades.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva Ganilhos,

não se arranja uma foto?

 

Ao contrário do que foi referido, eu sou adepto de podar a planta logo no início, tal como tu fizeste.

Deixo uns links sobre o assunto:

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Ganilhos,

não se arranja uma foto?

 

Ao contrário do que foi referido, eu sou adepto de podar a planta logo no início, tal como tu fizeste.

Deixo uns links sobre o assunto:

 

Abraço

 

 

Boas amigo de momento nao tenho fotos mas irei arranjar com certeza

 

Obrigado pelos videos :)

 

Cumprimentos

 

Tiago Sousa

 

from Ganilhos

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Por acaso, retomando o tópico estou com o mesmo problema das pontas pretas na eleocharis.

Fertilizo com macros e micros.

Penso que apesar disto, as pontas pretas estão relacionadas com uma deficiência a nível dos nutrientes.

 

Fiz uma poda geral hoje... vamos ver como evolui.

 

Se alguém souber do que se trata, por favor partilha.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, dando aqui o meu contributo. Ja mediram os fosfatos? Quando se tem fosfato a mais no aqua pode dar esse tipo de coisas.

Abraço

 

Disparates!!!!

 

Enfim... continuando. Eu já fiz das duas maneiras: podar antes e só depois de plantar a E. parvula. Funciona das duas mas eu prefiro plantar e só podar passados 2-3 semanas. Porquê? Porque nas primeiras semanas as plantas estão-se a adaptar às novas condições. E sim isto leva mais do que 10 dias.

Nesta fase a prioridade são as raízes e todas as energias são para aí canalizadas. Ao podar estou a maltratar a planta o que a vai obrigar a gastar energia para produzir novas folhas. Portanto eu prefiro primeiro que ela se adapte minimamente e depois então dou-lhe uma poda para retirar as folhas velhas (muitas vezes adaptadas ainda ao estado emerso).

 

Agora a relação entre isto e as pontas pretas... acho que não há. Provavelmente as folhas que tens são ainda do estado emerso e estão a apodrecer o que liberta amónia e leva ao aparecimento de algas nessa zona. Se já passaram 10 dias dá-lhes outra poda forte - mesmo rente ao substrato e a seguir faz uma boa TPA. Em seguida revê o CO2 e garante que este está em abundância.

 

2x39 w parece-me mais do que suficiente para esse aquário e para a E. parvula que é uma planta que não precisa de muita luz, nem de substrato fértil.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Disparates!!!!

 

Enfim... continuando. Eu já fiz das duas maneiras: podar antes e só depois de plantar a E. parvula. Funciona das duas mas eu prefiro plantar e só podar passados 2-3 semanas. Porquê? Porque nas primeiras semanas as plantas estão-se a adaptar às novas condições. E sim isto leva mais do que 10 dias.

Nesta fase a prioridade são as raízes e todas as energias são para aí canalizadas. Ao podar estou a maltratar a planta o que a vai obrigar a gastar energia para produzir novas folhas. Portanto eu prefiro primeiro que ela se adapte minimamente e depois então dou-lhe uma poda para retirar as folhas velhas (muitas vezes adaptadas ainda ao estado emerso).

 

Agora a relação entre isto e as pontas pretas... acho que não há. Provavelmente as folhas que tens são ainda do estado emerso e estão a apodrecer o que liberta amónia e leva ao aparecimento de algas nessa zona. Se já passaram 10 dias dá-lhes outra poda forte - mesmo rente ao substrato e a seguir faz uma boa TPA. Em seguida revê o CO2 e garante que este está em abundância.

 

2x39 w parece-me mais do que suficiente para esse aquário e para a E. parvula que é uma planta que não precisa de muita luz, nem de substrato fértil.

 

Boas GM.

Em relação aos fosfatos, mesmo em excesso, nao me parece que possam causar folhas pretas.

Mas... levanta-se aqui uma questão: O que são verdadeiramente as folhas pretas? Será apodrecimento? Serão algas? Serão uma espécie de folhas "queimadas"?

 

Retomando aos fosfatos, não me parecem que sejam a causa por 3 razões empíricas. Primeiro, porque no actual momento estão normais a 1.5 ppm's. Segundo porque já tive fosfatos a 10 ppm's, sem que este mal das pontas pretas se manifesta-se. Terceiro, porque esta condição não se tende a verificar noutras plantas, mas apenas na eleocharis, no meu caso sp mini.

 

Penso que seja uma questão de apodrecimento.

No meu caso, o layout data do 16 de fevereiro e as plantas ainda estão no periodo de adaptação.

Isto não impede que a eleocharis se tenha propagado abundantemente. Aliás, em 12 dias, tenho praticamente um tapete formado e já tive de efectuar uma poda, tudo isto com fertilização EI, 4x24W T5 e CO2 pressurizado.

 

Penso que seja uma situação transitória... e que nestes casos se deve olhar para a globalidade da planta. Se num pé com 20 folhas, há 1 preta, e a situação não se tende a propagar agressivamente, é podar e esperar.

Atenção, que concordo inteiramente com o GM no sentido de não podar as plantas no seu periodo de adaptação (1 mês)... eu podei porque estou com um boom de algas filamentosas e porque considerei que podando a planda, poderia dar um boost ao seu crescimento e desta forma aumentar a sua competição com as algas.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais