cptfreak3 Publicado Janeiro 5, 2013 Publicado Janeiro 5, 2013 Boas, venho colocar um questão visto que estou a tratar de uma area nova e ainda nao vi duvidas esclarecidas noutros topicos.Estou a montar a minha nova bateria e basicamente vai ter muito musgo.Andei a ver a iluminação e estou inclinado para por fitas LED. Já sei as equivalências em relação a lampadas T5 e etc...o meu problema não é esse, é mesmo que arranje a quantidade de luz pretendidada e faça essas contas, alguem desaconselha este tipo de iluminação face às lampadas T5? Citar Garbage Swamp Bateria de Camarões (Desactivado) Feedback
joaoreis00 Publicado: Janeiro 5, 2013 Publicado: Janeiro 5, 2013 Tens de saber qts Lumens de luz precisas para esse aquario. Depois ai as coisas tornan-se mais faceis. Por ex... Sabes q precisas de uma lampada T5 de 18w com 1000lumen... Basta procurares uma fita q tb debite mais ou menos os mesmos lumens! Citar Feedback
cptfreak3 Publicado: Janeiro 5, 2013 Autor Publicado: Janeiro 5, 2013 Pronto, essas contas vão ser feitas, compro os 5 m de fita, e posso nao me ter 5 mas oir exemplo apenas 4.m.A questão era mesmo saber se acham que o tipo de iluminação nao devia ser usado... Citar Garbage Swamp Bateria de Camarões (Desactivado) Feedback
tat Publicado: Janeiro 5, 2013 Publicado: Janeiro 5, 2013 se é só para musgo, consulta a trukesfishes. Têm umas calhas de leds que servem e a bom preço. Citar Aquario Tematico Amazonas
cptfreak3 Publicado: Janeiro 5, 2013 Autor Publicado: Janeiro 5, 2013 Mas eu vou fazer DIY...a questão é saber se desaconselham os leds para iluminar plantas... Citar Garbage Swamp Bateria de Camarões (Desactivado) Feedback
joaoreis00 Publicado: Janeiro 5, 2013 Publicado: Janeiro 5, 2013 As plantas nao sabem se é led, lampada fluorescente, lampada halogeneo, etc... O importante para as plantas é a temperatura da luz (por ex 6500kelvin) e a "força" da luz (por ex 900lumen). Citar Feedback
cptfreak3 Publicado: Janeiro 5, 2013 Autor Publicado: Janeiro 5, 2013 aí já te enganaste, estive a pesquisar e o espectro que um LED de 6500 K tem pode nao ser o mesmo espectro que uma lampada T5 tem. Nós vemos branco como uma mistura de cores, e no caso dos LEDs a mistura não é a mesma que nas T5, anda na zona do verde azul e vermelho, ou seja, faz como as Tvs para compor a cor que prentendemos. Por isso ainda acho melhor optar por T5...A não ser que alguem que tenha feito a experiencia me diga o contrario... Citar Garbage Swamp Bateria de Camarões (Desactivado) Feedback
joaoreis00 Publicado: Janeiro 5, 2013 Publicado: Janeiro 5, 2013 Nao sou entendido na materia mas 6000k sao 6000k. A nao ser q uma emita 6001k e a outra mais perto dos 6500k. Agora o q pode acontecer é q uma lampada emita outros tipos de radiaçao (por ex radiaçao ultra-violeta) coisa q o led normalmente nao faz. Citar Feedback
DMACHADO Publicado: Janeiro 8, 2013 Publicado: Janeiro 8, 2013 Boas, Já tive um nano de invertebrados de 28L com 7W de leds e a luz de 6500K é suficiente para a maioria das plantas, até a ludwigia rubin crescia bem. Só a falta de fosfatos e nitratos é que limitava o crescimento. No entanto, se vais fazer DIY, não custa nada acrescentar leds de menor potência azuis e vermelhos, junto dos brancos, e que não se notem na cor final, mas que dêm às plantas mais comprimentos de onda que lhes agradam. Não te esqueças, um led trabalha sempre com corrente fixa e não com voltagem fixa... Cumprimentos. Citar ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
Recommended Posts