96L, fotos e DIY... projecto ambicioso.


Lucky strike

Recommended Posts

Depois de 2 meses de sofrimento... finalmente consegui resolver os 2 grandes problemas do meu aquário (80x40x35).

 

Inicialmente, vinha com uma calha de iluminação 1x24W.

 

Fiz uma DIY (que entretanto vou melhorar posteriormente) de 2x24W (1 tubo fluorescente T5 24W JBL Hight-Lite 9000K, e 1 tubo flourescente T5 JBL nature de 9000K). Cada 1 com um reflector JBL.

 

Ou seja, tenho 48W, normalmente "duplicados" pelos reflectores, De qualquer forma, foi em muito melhorado o rácio da iluminação. terei no mínimo 0.5W/L e no máximo 1W/L, a julgar pela descrição que os reflectores duplicam o rendimento da lâmpada.

 

De qualquer maneira, pouco me interessam rácios. O que espero é que as plantas cresçam saudáveis, juntamente com CO2 caseiro (por agora) e fertilização líquida trópica).

 

Flora actual:

Egeria densa (planta que gosto, que cresce em qualquer condição, mas que é extremamente invasiva).

Alternanthera reineckii 'Pink' (extremamente debilitada pela falta de luz)

 

Flora a comprar amanhã:

alternanthera reinecki "mini"

 

Myriophyllum mattogrossense 'Red'

Eleocharis parvula (tapete a 90%)

Cuba (tapete a 10% a ver se dá)

 

Cladophora aegagrophila

anubia

 

Fauna: 2 ancystrus

Fauna a comprar: SEM QUALQUER IDEIA!!!! A "micas" desde que viu os betta combatentes que não se cala... mas pessoalmente, não aprecio peixes agressivos e sobretudo, o betta inviabiliza inúmeras espécies uma vez que só quer pancadaria. Aceito sugestões

 

Filtro: Fluval 400 (adquirido a pensar num eventual 300L)

termostato de 100W regulado a 23ºC

Fertilização tropica líquida specialized e premium, 3x semana, e TPA 30% 7/7 dias.

 

Muito recentemente, vou construir um sistema de CO2 caseiro, com 2-3 garrafas em rede a debitar para o aquário. espero obter uma concentração de CO2 de 15-20 ppm, com difusor "labirinto".

 

dsc00003eb.jpg

Em cima, aquário dia 5. Com castelo para os ancystrus, althernanthera em razoável estado ainda. 2 plantas em primeiro plano que entretanto morreram, mas desconhecia a espécie.

 

 

 

Abaixo, segue-se o aquário com 1 mês aproximadamente. Egeria densa cresce a bom ritmo. althernanthera bastante danificada, com claras carências, apesar da fertilização decorrer à 2 semanas com CO2 caseiro e tropica specialized e premium.

 

dsc00056ab.jpgdsc00117ar.jpgcalha DIY, com 2x24W. irei pinta-la a preto este fim de semana. Conto ter um rácio de luz >0.5W/L.

 

dsc00115ua.jpgaqui a alternanthera claramente a definhar. A base do caule já não tem folhas. Espero ver recuperações rápidas com a nova luz e com o CO2. Espero um milagre. acho que a planta ainda tem viabilidade.

 

dsc00113aw.jpg

 

o meu ancistrus. peixe magnífico, mas extremamente tímido. Tenho de lhe arranjar uma raiz São 2 irmãos (ou não) no aquário.

 

Comentem e inspirem-me.

Testes dos parâmetros da água para breve.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu posso comentar..
Se fosse no meu caso retirava o castelo da Alice no país-das-maravilhas e colocava umas pedras naturais e um tronco... E colocava mais plantas..

Tens um aquario com grande potencial. Mas os mais experts que te dem mais dicas.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa planta que esta a definhar ja a tive é normal nao pode estar totalmente submersa, quanto a gostos nao se discutem mas ganhavas mais com um tronco e os ancistrus iam agradecer.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não gosto muito do castelo. gosto dos aquários naturais... tens aí muito por onde escolher. Se vais colocar CO2 e tens iluminação boa podes optar por um tronco com musgos.

 

para alem de que os teus habitantes reconhecem melhor um tronco ou uma pedra do que um castelo as cores loool

 

não leves a mal é a minha opinião :)

 

boa sorte com isso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Também sou da opinião de retirares o castelo, e optares por uns troncos e pedras, dão um ambiente mais natural ao teu aqua, e colocar também mais umas plantas, umas de tapete na frente do aquario, por exemplo.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos. Efectivamente, jà retirei o castelo. Os ancystrus passavam là a vida a comer as algas do castelo e nao as algas do fundo e dos vidros.

Vou ver se arranjo um tronco e se meto no tronco um musgo de java.

 

Plantas também queria arranjar mais algumas.

Estou à espera que a eleocharis mini se desenvolva, mas é de crescimento lento e neste momento desespero por um tapete.

 

A Alternanthera nao pode estar completamente submersa? Desconhecia completamente esse facto.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.