Recommended Posts

Publicado

Boas,

Estive uma semana fora e quando voltei tinha uma infestação disto no meu aquário, gostava que me ajudassem para saber se são Dinoflagelados, Diatomaceas ou outra coisa.

Fica a imagem:

rbablg.jpg

Desde já obrigado!

Publicado:

Boas, Pedro!

Parecem dinoflagelados... mas por vezes confundem-se com as outras algas e/ou ciano...

Penso mesmo que a diferença entre dino e ciano só se vê microscopicamente.

Podem ser mesmo algas verdes a morrerem e ficam com esse aspecto...

Aguardava para ver no que dá... pode ser mesmo próprio do ciclo!

Posted Image
Publicado: (editado)
Boas, Pedro!

Parecem dinoflagelados... mas por vezes confundem-se com as outras algas e/ou ciano...

Penso mesmo que a diferença entre dino e ciano só se vê microscopicamente.

Podem ser mesmo algas verdes a morrerem e ficam com esse aspecto...

Aguardava para ver no que dá... pode ser mesmo próprio do ciclo!

Boas,

Isto aconteceu depois de eu ter retirado umas rochas e de as ter esfregado para retirar algumas algas verdes filamentosas.

Os Zoanthus estão sem problema, agora as xenias e a euphyllia é que se ressentiram com bloom acastanhado.

Vou aguardar mais uma semana para ver no que dá, depois compro mais alguma areia de coral para juntar a que tenho, retiro as rochas, lavo-as em parte da água do aquário e faço uma TPA de 50% mais ou menos. Que te parece?

Obrigado pela ajuda.

Editado por Pedro_
Publicado:

Então essas algas devem ser diatomáceas e no processo da escovagem da rocha libertaram esporos da filamentosa que ficaram agarradas ás diatomáceas e se desenvolveram nesse lugar.

Em relação à areia nova, conta que ela vá ciclar... provavelmente irá apanhar alga já que será uma areia virgem.

Na água que tirares da TPA recomendava-te a dividires em 3 ou 4 recipientes. Escovavas bem a rocha na banca (ou seja, fora de água) e passavas depois por cada pote... o meio de reprodução da filamentosa é por divisão celular, logo ao escovares irás estar a dar azo a que ela se divida ainda mais.

A partir desta altura, podes contar que ela volte a aparecer... e é nesta altura que a redução de nutrientes no aquário terá que vir e assim que vires focos deixa-las crescer uns 3 cms e tira-las com as unhas o mais rente possível da rocha.

Para o processo de retirar a alga da rocha, deverás ter um recipiente com água doce e tentar tirar o tufo mais rente e deixar no recipiente de água doce e lavar sempre a pontas dos dedos para evitarmos introduzir esporos no aquário.

É um processo um demoroso, mas ao longo dos tempos vimos os efeitos...

Passei pelo mesmo e sei que dá o seu trabalho... na altura só mesmo com osmose + biopellets + raspagem é que dei cabo do meu tapete verde...

Posted Image
Publicado:

Deixo-te umas fotos na alturas das minhas algas verdes:

dscf0295ok.jpg

dscf0256wx.jpg

dscf0296d.jpg

E passado uns meses e já com a transrerências de todos os vivos para o novo aquário:

dscf0640jb.jpg

Posted Image
Publicado:

Bem, se forem diatomaceas é melhor do que ciano/dinoflagelados.

Sim, eu sei que a areia nova irá estar a ciclar, tenciono coloca-la por baixo da areia actual depois de bem lavada e misturada com bactérias filtrantes que tenho em frasco.

Mais uma vez obrigado pela ajuda!

Abraço!

Ponto da situação:

- Escovei a rocha toda com parte da água que retirei do aquário (adicionei à água uma preparação de iodina para ver se de algum modo ajudava) e voltei a escovar noutra porção da água retirada do aquário;

- Remexi a areia para que se libertasse a maior parte das algas (ou dinoflagelados);

- Adicionei um filtro de mochila para não só aumentar a circulação dentro do aquário como também aspirar as algas que estavam na coluna de água. Neste filtro coloquei resina anti-fosfatos e anti-silicatos assim como lã filtrante que foi retirada 2 dias depois;

- Fiz uma mudança parcial de água;

- Alterei as disposição das rochas para que haja mais circulação de água;

- Realizei testes: dKh: +/- 12 ; pH: 7,5 ; NO2: 0ppm; No3: 0ppm; Ca:425ppm

- Reduzi hoje a iluminação para apenas 4h por dia para ver se ajuda a resolver o problema;

Dito isto, infelizmente vejo que as rochas e a areia já estão a ficar com a mesma substancia castanha que produz micro bolhas de ar.

Editado por Pedro_
Publicado:
Boas... qual a filtragem que tens no aqua?

Diatomáceas não parecem quase de certeza...

Boa noite,

Tenho uma sump com escumador, rocha viva, carvão activado e resina anti fosfatos e anti nitratos.

Podes colocar aqui mais especificações?

Torna-se mais fácil para poder ajudar...

Aquário: 60 comprimento x 50 largura x 45 altura

Sump: Caixa de 75 Litros de plástico com bastante Rocha viva (não sei ao certo a quantidade), 2 Sacos de Carvão activo

Escumador: MSK 120 (da trukesfishes)

Escumador JEBO 178 adaptado para ser apenas um filtro de mochila com resina anti-fosfatos e anti-nitratos e proporcionar melhor circulação da água no aquário.

Bomba de circulação: Resun Waver 2000

Bomba de reposição: Tetra WP 600 (enquanto espero por outra)

Iluminação: 2 Calhas da Odyssea T5, uma com 4xT5 e outra com 2xT5 - Estou a utilizar 1 ATI Purple Plus. 1 ATI Blue Plus, 3 ODYSSEA actinic, 1 ODYSSEA White 10.000k

Areia de coral e mais rocha viva no aquário.

Vivos:

1 Lysmata amboinensis

2 Banded Trochus Snail

1 Astraea phoebia (com o que parecer ser uma lapa agarrada a concha do mesmo)

5 Ermitas

Alguns Zoanthus, Palytoas, 1 Euphyllia parancora

Editado por Pedro_
Publicado:

Esse escumador poderá estar a ser insuficiente...

Tenta remover parte dessa alga e ver se volta a surgir rapidamente...

Publicado:
Esse escumador poderá estar a ser insuficiente...

Tenta remover parte dessa alga e ver se volta a surgir rapidamente...

Foi o que fiz, e já está a voltar, aos poucos.

Publicado:

Olá Pedro,

Quer pelas fotos, quer pela descrição que fazes, eu diria que são dinoflagelados.

Já tive duas vezes, é um pincel acabar com eles e senão agires depressa, dão conta do aquário todo e começam a sufocar os corais.

Espalham-se facilmente porque as bolhas de O2 que produzem tendem a flutuar e a arrastá-los. A circulação faz o resto.

Podes tentar de tudo: resinas, membrana de osmose nova, métodos probióticos, TPAs, saco de partículas, etc. Nada resulta.

Há, inclusivé, alguns destes métodos que são até contra-indicados e potenciam o aparecimento deles.

Tratamento: escuridão total durante 4-5 dias. Quando digo total não é só manter a iluminação desligada. É cobrir o aquário com lençóis, mantas, cartolina, papel, cortinas, toalhas, o que tiveres à mão e que isole completamente o que está dentro do aquário da luz exterior.

Contra-indicações: não há se respeitares este período de tempo. Mais do que os 5 dias e os corais podem-se ressentir. Os peixes não se ressentem de certeza.

O que se espera que aconteça: Inibição da fotossíntese por parte dos dinoflagelados e enfraquecimento dos mesmos. Dependendo da quantidade que tens, seguramente mais do que 50% vai desaparecer e o remanescente vai ficar esbranquiçado, como que a desintegrar-se, podendo complementar com um segundo apagão de 2-3 dias, juntamente com aspiração.

Boa sorte!

André

Publicado:

Boa noite pessoal

Encontro-me como o mesmo problema do Pedro_, alias também fiz o mesmo tirei as rochas escovei-as e aspirei o maior do areão. Ja la vai uma semana e parece-me que esta a aparecer outra vez.

Olá Pedro,

Quer pelas fotos, quer pela descrição que fazes, eu diria que são dinoflagelados.

Já tive duas vezes, é um pincel acabar com eles e senão agires depressa, dão conta do aquário todo e começam a sufocar os corais.

Espalham-se facilmente porque as bolhas de O2 que produzem tendem a flutuar e a arrastá-los. A circulação faz o resto.

Podes tentar de tudo: resinas, membrana de osmose nova, métodos probióticos, TPAs, saco de partículas, etc. Nada resulta.

Há, inclusivé, alguns destes métodos que são até contra-indicados e potenciam o aparecimento deles.

Tratamento: escuridão total durante 4-5 dias. Quando digo total não é só manter a iluminação desligada. É cobrir o aquário com lençóis, mantas, cartolina, papel, cortinas, toalhas, o que tiveres à mão e que isole completamente o que está dentro do aquário da luz exterior.

Contra-indicações: não há se respeitares este período de tempo. Mais do que os 5 dias e os corais podem-se ressentir. Os peixes não se ressentem de certeza.

O que se espera que aconteça: Inibição da fotossíntese por parte dos dinoflagelados e enfraquecimento dos mesmos. Dependendo da quantidade que tens, seguramente mais do que 50% vai desaparecer e o remanescente vai ficar esbranquiçado, como que a desintegrar-se, podendo complementar com um segundo apagão de 2-3 dias, juntamente com aspiração.

Boa sorte!

André

André

Vou seguir o teu concelho, gostaria muito de fazer a escuridão total mas gostava de saber tua opinião sobre uma duvida que tenho em relação a duas anemonas que tenho :confused4:??? Posso fazer com elas?

Cump

Publicado:

rwcl, isto diz respeito apenas aos dinoflagelados. Será que é o que tu tens?

Em relação às anémonas, eu penso que terão um comportamento similar aos restantes corais no que toca à ausência de luz.

Estou a pensar que o que pode acontecer ou uma das coisas que pode acontecer é elas soltarem-se da zona onde estão e passearem um bocado. Se assim for, atenção às bombas, certo?

O que acho que podes fazer para colmatar a ausência de luz é alimentá-las. Sempre lhes dá uma fonte de energia enquanto não houver fotossíntese.

No entanto nunca tive anémonas e portanto todo este post são suposições. Pode ser que alguém tenha mais experiência com elas e dê o seu contributo.

De qualquer maneira, antes de tudo, certifica-te que são mesmo dinoflagelados. Este tratamento só faz sentido se assim for. Se forem algas, o tratamento passa por perceber a causa do seu aparecimento através do controlo de nutrientes.

Abr

Publicado:

Não conheço esse tipo de tratamento mas quanto as anémonas e apenas o cuidado com as bombas. De resto aguentarão de certeza...

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Publicado:

boas

já tive o mesmo problema e só consegui arrumar com elas com um apagão de 4 a 5 dias

pode nao resolver o problema de vez mas vai enfraquecelas em muito de certeza.

abraço

joao paulo

• 4 semanas depois...
Publicado:

Boas a todos, esse método do apagão também funciona com Cianobactérias?

Cumps.

• 2 meses depois...
Publicado:

pelas fotos que tenho visto, tambem estou com problemas de dinoflagelados :(

de manha as coisas ate parecem bem, ao fim do ciclo de luz, tenho o areao e alguma rocha coberto com aquela alga acastanhada.

PAra o tratamento do apagao alguem me sabe dizer se mantenho a alimentacao?

Publicado:

Boas

Eu já lidei com os dois infelizmente. Tudo devido a falta de paciência e experiência, no fim cheguei a conclusão que quanto menos mexer no aquário melhor as coisas ficam, mas na altura a principal causa era a água de reposição que era da torneira assim que mudei para osmose as coisas foram ganhando rumo.

Lembro-me de na altura ler em sites americanos sobre os dois temas. As cyanos apareciam quando há na agua nitratos e fosfatos, ja os dinoflagelados é devido a ter nitratos a zero e ter fosfatos altos. Nos dinoflagelados muitos combatiam com agua oxigenada mas se nao eliminar os fosfatos eles acabam por voltar quando paravam com a agua oxigenada.

No caso das diatomaceas elas aparecem devido a existência de silicatos.

O apagão a meu ver ajuda quando se combate realmente as verdadeiras causas, isto é, eliminado a fonte de nitratos/fosfatos. Lembro-m de ler que um na ausência de alimento utilizava a luz mas qual ja nao sei.

Cumprimentos

Publicado:

Boas!

No meu caso a origem esta em nitratos a tender para 0 e fosfatos também a 0 (demasiada escumacao e resina)

Julgo eu claro!!

Estes dinoflagelados como há pouco nutriente e pouco fosfato sao os 1ºs e praticamente únicos a alimentarem-se

Dai optar pelo apagão, para os enfraquecer e ao mesmo tempo reduzir escumacao e talvez aumentar a comida :)

Tenho um deltec mc600 para 125L (é sobresime sionado eu sei) mas já lá esta há quase 2 anos e até a data não tinha tido estes problemas, mas também acho q nunca andei com nitratos tão baixos como agora

Publicado:

Boa noite

PedroSoraes

E são dinoflagelados mesmo? as vezes são confundidos com outras coisas. Eu tive que confirmar ao microscópio.

http://www.reefkeeping.com/issues/2006-11/rhf/#11

Neste link tem como tratar.

Como eu disse e li em vários sítios o mal em geral está nos fosfatos, que no seu caso estão a dar zero mas o mais certo é estarem a ser rapidamente consumidos e nao aparecerem nos testes.

Pelo que me lembro, isto já vai a algum tempo, na altura eles li que o problema estava no racio entre fosfatos e nitratos. Isto é, pelo que dizem(isto são teorias que li na Internet) quando temos nitratos muito baixo e temos fosfatos altos temos condições favoráveis aos dinoflagelados.

Procure por redfield ratio.

Outra coisa que costumam fazer que me lembrei agora é aumentar o kh.

Eu tentaria baixar os fosfatos, digo isto porque acredito que tenha os nitratos a zero, mas mesmo estes podem estar a ser consumidos rapidamente e nao aparecerem nos testes. Não me acredito que apareçam em sistemas com poucos nitratos e fosfatos.

A quanto tempo tem a resina e a sua água é de osmose?

Na altura também li que apareciam em sistemas com falta de nutrientes mas fiquei de pé atrás e só melhorando o sistema de filtragem e comprando uma osmose é resolvi o problema