Estudo do comportamento do camarão Neocaridina heteropoda var. red em relação a diferentes substratos


Pedro Centena

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Como o saber nunca é demais, venho partilhar com a comunidade um estudo que encontrei na internet sobre o comportamento de Neocaridina heteropoda. Ainda não o li todo, mas pelo resumo parece ser muito interessante.

 

“Resumo: O recente crescimento da carcinicultura e utilização de camarões ornamentais a nível mundial, tem conduzido a um aumento da procura destas espécies, justificando a necessidade de estudos e de uma maior investigação sobre as suas condições de manutenção e proteção. A relevância do tema justifica a elaboração deste trabalho de investigação que tem como objetivo o estudo do comportamento de um dos camarões ornamentais mais utilizados em aquariofilia, o do camarão Neocaridina heteropoda var. red, em relação a diferentes substratos. Foram assim realizados dois estudos sobre diferentes substratos. Em cada estudo utilizaram-se 240 camarões Neocaridina heteropoda var. red em fase adulta, num período total de observações de 160 horas. No ensaio 1 estudou-se a preferência dos camarões por substratos com diferentes cores (preto, azul, amarelo e laranja), onde se verificou que preferem substratos de tonalidade escura atendendo a que estes minimizam o stress. No ensaio 2 estudou-se a preferência dos camarões por diferentes tipos de materiais de substrato. Observou-se uma escolha por madeira escura comprovando a preferência por tonalidades escuras e destacando a escolha deste camarão por materiais que disponibilizam e promovam o desenvolvimento de alimento.”

 

https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/4873/1/Estudo%20do%20comportamento%20do%20camarao%20Neocaridina%20heteropoda%20var%20red%20em%20rela%C3%A7ao%20a%20diferentes%20substratos.pdf

 

 

Cumprimentos,
Pedro Centena

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom! Devorei a tese em menos de uma hora e posso dizer que finalmente vejo alguém a comprovar cientificamente coisas que sabia na minha cabeça e que nem sequer sabia que existiam nomes científicos para isso.

 

Não veio acrescentar nada de novo, mas ficou cientificamente provado que eles preferem substratos escuros ;).

 

Obrigado pela partilha Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais