Recommended Posts

Publicado:
Boas

Isso é uma maternidade, isso não te dá pra nada pois é extremamente pequeno. Eu falava disto

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://i280.photobucket.com/albums/kk182/maurom11/sump1.jpg&imgrefurl=http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?f%3D2%26t%3D17082&h=400&w=662&sz=26&tbnid=8BRbCxzJv5YJQM:&tbnh=90&tbnw=149&prev=/search%3Fq%3Dsump%2Btraseira%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=sump+traseira&usg=__EfHgPKZ6oeeJEuCQyxuo5dlRKYk=&docid=c_XNP2SJXnCFMM&sa=X&ei=E8IHUeyqB82JhQfr5YCQCA&ved=0CD8Q9QEwAg&dur=2326.

Com isso não colocas la isso tudo que queres. E outra coisa como ias mandar agua do aquário pra isso e vice versa? Muito sinceramente não queiras gastar pouco dinheiro, nos salgados o barato sai caro acredita. Lê muito, pensa bem no que queres e mais não seja vais comprando o material ao poucos.

A ideia é fazer algo tipo isto: http://www.drsfostersmith.com/Product/Prod_Display.cfm?pcatid=3618&Nty=1&Ntx=mode+matchallpartial&Ntk=All&N=2004&Ntt=aquafuge&Np=1

Algum me sabe dizer onde comprar algo semelhante em portugal ou online?

Publicado:

Como ja te disseram leds ou das uma fortuna ou então esquece. Mas depende muito da marca. Por norma é uma mistura de brancos com royal blue, nos Estados Unidos usam muito meter os violeta. Mete as especificações certas dos leds e alguém que perceba mais que eu ajuda-te.

Publicado:

Não tenho conhecimento mas compra acrílico/vidro e faz tu. Eu fazia pelo menos com as mesma medidas do aquario, altura e cumprimentos, a profundidade ficaria a tua escolha, mas lembra-te quanto maior melhor.

Publicado:

mas não sabes a marca dos leds? se der manda um link com alguma parecida com as especificações. Se forem leds bons não precisas de tantos. Agora lá está tens que ver a marca deles.

Publicado:

a sump na parte interior e facil fazer... podes fazem em acrilico e depois furas ou pedes que te furem o aquario atras para que com uma bomba reponhas a agua da sump para o aquario e quando no aquario a agua sobe cai po esse mesmo furo para a sump e tens o problema resolvido com uma sump atras do aquario...

Publicado:

Ok surgiu uma nova oportunidade. Arranjei um aquário um bocado maior (100c x 40a x 30l), quais são os benefícios em comparação ao outro de 60 cm?

Publicado:

so vejo ai um problema nesse.. é muito estreito... para agua salgada quanto mais profundo melhor...

• 2 semanas depois...
Publicado: (editado)

É assim pessoal, neste momento já adquiri:

Aquário 120C * 30L * 40A = 120Litros

Sump aka refugio 45C * 17L * 45A = 30Litros

Odyssea 90CM T5 2*36w

Escumador tunze 9005

Bomba circulação Aquael = 2600L/H ?

Bomba Prodac magic pump 200 = 300L/H (elevar agua para a sump)

Osmose ?

Areia ?

Rocha viva e morta ?

(Com ? tenho algumas dúvidas)

Acham a bomba de circulação suficiente para 120L?

Osmose é necessário com NPS ou não?

Aconselham areia viva? Fine sand ou algo com mais milímetros? Que quantidade?

Que quantidade de rocha viva e morta para 120l? (Só tem 30cm de profundidade)

Aconselham mais algum equipamento?

Obrigado pela vossa ajuda até agora e espero que me consigam ajudar neste duvidas

Daniel Rodrigues

Editado por Slipknot_666
Publicado:

Boas

A bomba de circulação é suficiente, mas o ideal seria teres duas mais fracas, uma em cada ponta do aqua.

Já a bomba de retorno da sump para o aqua é fraca, dificilmente vais conseguir elevar a agua ate ao aqua com ela.

Filtro de osmose sempre, é uma mais valia.

Areia viva na minha opinião não se justifica, no meu tenho uma camada de +/-1cm de areao, o mais fino da tmc.

Em relação a rocha eu não me preocupava muito com o numero de kilos de rocha, mas sim com o layout que queres fazer no teu aquario.

Optava por fazer o layout com rocha morta, por ser muito mais facil de trabalhar e depois comprava 3 ou 4kg de viva so para ciclar o aqua.

Publicado:

Obrigado pela ajuda ffonseca.

A minha dúvida sobre a circulação era se eu comprasse outra igual não iria ser circulação a mais? Não queria uma maquina de lavar.

A bomba é para elevar agua para a sump , para voltar a agua ao aquário é por gravidade. Fiz a sump maior em altura (com furos na sump acima da altura do aquario) para tal efeito será que vai resultar?

Eu estou decidido a comprar a osmose apenas queria era saber se o nps era vital ou não?

O areão não ajuda a combater certas maleitas da agua? ou é só o dsb?

A rocha morta pode passar a ser viva? É que a rocha viva tem muito mais cor. Não sei se rocha morta combina com corais moles. Já agora com estes 120L e a luz que tenho, já posso ter mais corais sem ser moles?

Publicado:

NPS são corais não fotosinteticos, não sei se sabes isso?!! Apesar de parecerem faceis por não precisarem de luz, a veedade é que são complicados de manter, precisas de os alimentar a mão e muitas vezes o que vai criar uma grande carga organica no aqua e se não tiveres uma boa filtragem vais ficar com algas, muitas algas.

A osmose vai tirar tudo o que é fosfatos, nitratos e outros metais que vem na agua da torneira e nao queremos ter no aqua seja para moles, nps, sps lps.

A circulacao como te disse essa chega se meteres outra igual talvez seja demasiado, se poderes opta por duas mais fracas tipo a tunze 6015.

En relacao a sump nao percebi o que queres fazer.

A iluminacao é fraca para corais, ate mesmo para moles penso eu, no minimo 3 lampadas.

Em relacao a areia, podes por morta que depois com a rocha ela ira ficar com bacterias, da mesma forma que a rocha morta ira ganhar vida e cor tal como a vivaque tu ves nos aquarios.

Como te disse se fizeres com rocha morta o layout, depois metes uns kgs de viva par ajudar a colonizar a morta e o areao eficaras com a mesma cor da viva.

• 1 mês depois...
Publicado:

Se não tiveres nitritos podes adicionar a equipa de limpeza e diminui um pouco a iluminação, não tens corais ainda não precisas ter as luzes ligadas tanto tempo.

Boas,

Reduz as horas de iluminação a 6h por uma semana e compra um uv de 13w com circulação no máximo 200l/h 24h durante uma semana.

Cumprimentos

Miguel Pinho

Editado por miguelpinho

Ando a precisar de circulação na sump será que posso comprar um filtro com UV e matar dois coelhos com um tiro só? http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-internos/aquael-unifilter-500uv.html

Aqui vai o ultimo teste:

7/abril

PH - 7.6/7.8
KH - 11
NO3 - 10/20
NO2 - 0
NH3/NH4 - 0

Alguma coisa a mudar?

Editado por Slipknot_666
Publicado:

Boas,

Na água salgada não se utilizam filtros externos porque são acumuladores de Nitratos e Fosfatos, a não ser que os limpes totalmente todas as semanas.

As algas que tens devem ser naturais do ciclo. O aquário ainda é muito recente.

Podes comprar UV (eu próprio tenho) mas não é nada essencial neste momento. Vai limpando os vidros, fazendo TPA's certinhas e deixa as coisas rolar naturalmente. As algas acabam por desaparecer.

Coloca fotos para podermos ajudar melhor.

Abraço.

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas,

eremitas são canibais? É que tenho dois grandes e um deles parece-me que anda a matar os pequenos.

Olá boa noite,

São,são; isso é uma prática comum, para além de comerem nassários e outros caracóis.