Claire Publicado: Janeiro 5, 2013 Publicado: Janeiro 5, 2013 as tpa's não vão servir de nada, a não ser que tenhas nutrientes a mais pra fauna. tens de te concentrar numa fertilização mais rígida em conjunto com luz e c02 enquanto não teres um consenso entre estas vais sempre ter alguma alga. Citar __________________________________________________________________________________ CristalRio - plantado 300L - No Name - plantado 30L Rain florest
Claire Publicado: Janeiro 5, 2013 Publicado: Janeiro 5, 2013 se deres uma vista de olhos no meu tópico 300l vais perceber melhor. também tinha excesso de luz e c02 não correspondia. Citar __________________________________________________________________________________ CristalRio - plantado 300L - No Name - plantado 30L Rain florest
Emanuel Gomes Publicado: Janeiro 6, 2013 Autor Publicado: Janeiro 6, 2013 as tpa's não vão servir de nada, a não ser que tenhas nutrientes a mais pra fauna.tens de te concentrar numa fertilização mais rígida em conjunto com luz e c02 enquanto não teres um consenso entre estas vais sempre ter alguma alga. ok tou-te a entender obrigado ,olha no site da pet4you não havia lá o fertilizante da tropica mandei vir este http://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/plantas/fertilizantes-liquidos/jbl-ferropol.html o que axas? Citar
Claire Publicado: Janeiro 6, 2013 Publicado: Janeiro 6, 2013 mas não leste nada do que escrevi? Ferropol é um fertilizante a base de ferro como o próprio nome indica. tu devias procurar um fertilizante que inclui macros e micros. Citar __________________________________________________________________________________ CristalRio - plantado 300L - No Name - plantado 30L Rain florest
Claire Publicado: Janeiro 6, 2013 Publicado: Janeiro 6, 2013 é esse que te falei, http://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/plantas/fertilizantes-liquidos/tropica-plant-nutrition-liquid-plus.html Citar __________________________________________________________________________________ CristalRio - plantado 300L - No Name - plantado 30L Rain florest
Emanuel Gomes Publicado: Janeiro 6, 2013 Autor Publicado: Janeiro 6, 2013 desculpa e que eu ainda tou a tentar assimilar e entender algumas coisas que ainda não domino Citar
Claire Publicado: Janeiro 6, 2013 Publicado: Janeiro 6, 2013 não faças as coisas a pressa, lé e informa-te um pouco antes de te precipitares. Citar __________________________________________________________________________________ CristalRio - plantado 300L - No Name - plantado 30L Rain florest
Emanuel Gomes Publicado: Janeiro 6, 2013 Autor Publicado: Janeiro 6, 2013 ok então vou mandar vir antes esse.obrigado Citar
Emanuel Gomes Publicado: Janeiro 6, 2013 Autor Publicado: Janeiro 6, 2013 neste caso eu tenho cerca de 120litros tenho que por 10ml ou mais bem ok obrigadissimo as algas são mesmo um grande problema Citar
Emanuel Gomes Publicado: Janeiro 6, 2013 Autor Publicado: Janeiro 6, 2013 ok então que eu vou fazer e ligar aquelas 2 lampadas só 8 horas por dia e todas as semanas fertilizar com tropica cerca de 10ml já não meto mais protalon até já estou arrependido.obrigado Citar
Nuno M. Publicado: Janeiro 6, 2013 Publicado: Janeiro 6, 2013 (editado) Boas, Como a Claire te explicou e bem duas lampadas 8h por dia são mais que suficientes mesmo assim iras estar com luz forte no teu aquario. 8h por dia e não passes dai, pela experiência que eu e a Claire temos tido 6h com duas x 54w chegam perfeitamente o que te permitira daqui a algum tempo fazer um pico de luz com 4x 54w para brincar um pouco com os espectros de luz sendo que usamos lampadas de 4200k, 6500k, 8000k e 10000k tentando recriar assim o espectro completo de diferentes temperaturas... Serem lampadas de 54w ou de 39w pouca relevância tem aqui o mais imprtante é a penetração da luz no aquario o que com 2 lampadas t5 no nosso aquario com 50cm de altura e com a calha a quase 20 cm to topo do aquario no substrato temos uma intensidade de luz ainda forte que nos permite ter qualquer tipo de planta inclusive as mais exigentes como a cuba, glosso, etc... Sendo o teu aquario uma montagem recente tem calma é normal o aparecimento das algas mas se as tuas plantas tiverem saúde vão ganhar a luta pois não iram dar espaço de manobra para que as algas possam proliferar... Nós aprendemos da pior maneira que o excesso de luz pode fazer... Quanto a fertilização poderás ainda repartir a dose de 10ml por 6 dias da semana o que te dá 1.6ml diários arredondas para 2ml ou seja 2 bombadas de tropica todos os dias e fertilizas de domingo a sexta, sábado das um dia de descanso domingo TPA de 20% a 50% e retomas a fertilização, assim garantes que todos os dias as plantas tem alimento ... Aconselho te também como tens cO2 caseiro a dosear 2.5ml de Exell todos os dias para conseguires ter um nível de cO2 estável pois as irregularidades neste levam também ao aparecimento de algas e a que as plantas não consigam consumir por falta de cO2 que é um elemento limitador pois as plantas precisam dele para a fotossíntese, o equilíbrio entre luz, cO2 e fertilização é fundamental ... Creio que não iras ter grande necessidade de efectuar testes se levares a risca este método de fertilização acompanhado por TPA's regulares vais ver que vai dar um pulo enorme ... Boa sorte com a tua montagem como a Claire já te disse tá porreiro e faz as coisas com calma não vale a pena apressar as coisas, quando precisares de ajuda e se o nosso pouco conhecimento neste hobby te puder ajudar apita .... Cumprimentos, Nuno Matos Editado Janeiro 6, 2013 por Gordinni Citar Cumprimentos, Nuno Matos Os meus projetos: Crystal River Shore - AQUASCAPING Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS
Emanuel Gomes Publicado: Janeiro 6, 2013 Autor Publicado: Janeiro 6, 2013 obrigado nuno por todos os conselhos voces percebem bue disto Citar
Ganilhos Publicado: Janeiro 6, 2013 Publicado: Janeiro 6, 2013 (editado) obrigado nuno por todos os conselhos voces percebem bue disto Emanuel so um concelho para encaixares com algumas coisas.. dá uma pesquisa pelo forum e tenta compreender a fundo o que são Macro Nutrientes e Micro Nutrientes depois de perceberes isso facilita-te mais a vida..Tens um topico otimo que te eclareçe isso tudo. Cumprimentos Tiago Sousa from Ganilhos Editado Janeiro 6, 2013 por Ganilhos Citar Tiago Cadete Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L
Emanuel Gomes Publicado: Janeiro 6, 2013 Autor Publicado: Janeiro 6, 2013 Boas, Como a Claire te explicou e bem duas lampadas 8h por dia são mais que suficientes mesmo assim iras estar com luz forte no teu aquario. 8h por dia e não passes dai, pela experiência que eu e a Claire temos tido 6h com duas x 54w chegam perfeitamente o que te permitira daqui a algum tempo fazer um pico de luz com 4x 54w para brincar um pouco com os espectros de luz sendo que usamos lampadas de 4200k, 6500k, 8000k e 10000k tentando recriar assim o espectro completo de diferentes temperaturas... Serem lampadas de 54w ou de 39w pouca relevância tem aqui o mais imprtante é a penetração da luz no aquario o que com 2 lampadas t5 no nosso aquario com 50cm de altura e com a calha a quase 20 cm to topo do aquario no substrato temos uma intensidade de luz ainda forte que nos permite ter qualquer tipo de planta inclusive as mais exigentes como a cuba, glosso, etc... Sendo o teu aquario uma montagem recente tem calma é normal o aparecimento das algas mas se as tuas plantas tiverem saúde vão ganhar a luta pois não iram dar espaço de manobra para que as algas possam proliferar... Nós aprendemos da pior maneira que o excesso de luz pode fazer... Quanto a fertilização poderás ainda repartir a dose de 10ml por 6 dias da semana o que te dá 1.6ml diários arredondas para 2ml ou seja 2 bombadas de tropica todos os dias e fertilizas de domingo a sexta, sábado das um dia de descanso domingo TPA de 20% a 50% e retomas a fertilização, assim garantes que todos os dias as plantas tem alimento ... Aconselho te também como tens cO2 caseiro a dosear 2.5ml de Exell todos os dias para conseguires ter um nível de cO2 estável pois as irregularidades neste levam também ao aparecimento de algas e a que as plantas não consigam consumir por falta de cO2 que é um elemento limitador pois as plantas precisam dele para a fotossíntese, o equilíbrio entre luz, cO2 e fertilização é fundamental ... Creio que não iras ter grande necessidade de efectuar testes se levares a risca este método de fertilização acompanhado por TPA's regulares vais ver que vai dar um pulo enorme ... Boa sorte com a tua montagem como a Claire já te disse tá porreiro e faz as coisas com calma não vale a pena apressar as coisas, quando precisares de ajuda e se o nosso pouco conhecimento neste hobby te puder ajudar apita .... Cumprimentos, Nuno Matos só mais uma coisa eu tenho a calha com as 4 lampadas t5 de 39w mas só ligo 2 o que dá 78w es da opinião que mantenha as 2 ligadas ou só ligue 1?e o indicador de co2 esta mesmo verde isto indica que o co2 caseiro tem sido suficiente,co2 a mais mata os peixes certo pk o indicador tem 3 cores azul verde e amarelo,passou do azul para o verde assim que mergulhei o tubo do filtro dentro de agua. Citar
Nuno M. Publicado: Janeiro 6, 2013 Publicado: Janeiro 6, 2013 Boas, Na minha opinião usava 2x39w no máximo 8h por dia... Eu no meu caso uso 6h com 2x54w no aquario de 300L e 2x39w no aquario de 84L... Iras continuar com luz forte usando 2 lâmpadas, não te descuides com as fertilizações e com o Co2 ... Quanto ao Co2 ser toxico sim pode ser a partir dos 50ppm os invertebrados são os primeiros animais a serem afectados e notas no comportamento dos peixes se o teste está verde ou verde claro tudo bem a partir do amarelo é que tens de ter cuidado... Como calibras o drop-checker ? Se for uma solução para misturar com agua tens de ter atenção pois se a agua que misturas não tiver dkH4 a leitura que tens não te serve de nada Abraço, Nuno Matos Citar Cumprimentos, Nuno Matos Os meus projetos: Crystal River Shore - AQUASCAPING Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS
Emanuel Gomes Publicado: Janeiro 6, 2013 Autor Publicado: Janeiro 6, 2013 Boas, Na minha opinião usava 2x39w no máximo 8h por dia... Eu no meu caso uso 6h com 2x54w no aquario de 300L e 2x39w no aquario de 84L... Iras continuar com luz forte usando 2 lâmpadas, não te descuides com as fertilizações e com o Co2 ... Quanto ao Co2 ser toxico sim pode ser a partir dos 50ppm os invertebrados são os primeiros animais a serem afectados e notas no comportamento dos peixes se o teste está verde ou verde claro tudo bem a partir do amarelo é que tens de ter cuidado... Como calibras o drop-checker ? Se for uma solução para misturar com agua tens de ter atenção pois se a agua que misturas não tiver dkH4 a leitura que tens não te serve de nada Abraço, Nuno Matos nuno aquilo já traz um liquido azul que vem tipo em gotas para introduzir no indicador http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/testes/co2-dioxido-de-carbono/teste-co2-multi%C3%A2ngulo.html e esse ai que eu uso Citar
Emanuel Gomes Publicado: Janeiro 6, 2013 Autor Publicado: Janeiro 6, 2013 ok bons concelhos que voxes me dão Citar
Emanuel Gomes Publicado: Janeiro 12, 2013 Autor Publicado: Janeiro 12, 2013 não faças as coisas a pressa, lé e informa-te um pouco antes de te precipitares. oi claire diz-me o que axas deste conjunto co2 pressurizado quanto tempo e que esta botija deve durar e já que não tem valvula solenoide posso desligar a noite,a noite as plantas não precisam de co2 o que axas http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/sistemas-co2/garrafas-co2/tmc-v2co2.html,http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/sistemas-co2/redutores-de-pressao/tmc-v2pressure.html se poderes dáme a tua opinião Citar
Emanuel Gomes Publicado: Janeiro 12, 2013 Autor Publicado: Janeiro 12, 2013 http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/sistemas-co2/redutores-de-pressao/tmc-v2pressure.html http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/sistemas-co2/garrafas-co2/tmc-v2co2.html Citar
Ganilhos Publicado: Janeiro 12, 2013 Publicado: Janeiro 12, 2013 Esse tipo de botija dá-te para perto de 4 ou 5 meses talvez.. Cumprimentos Tiago Sousa from Ganilhos Citar Tiago Cadete Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L
Emanuel Gomes Publicado: Janeiro 12, 2013 Autor Publicado: Janeiro 12, 2013 Esse tipo de botija dá-te para perto de 4 ou 5 meses talvez.. Cumprimentos Tiago Sousa from Ganilhos boas e o regulador como não tem valvula solenoide e melhor desligar a noite o co2 ou reduzir a pressão para sairem menos bolhas ? Citar
Ganilhos Publicado: Janeiro 12, 2013 Publicado: Janeiro 12, 2013 boas e o regulador como não tem valvula solenoide e melhor desligar a noite o co2 ou reduzir a pressão para sairem menos bolhas ? Eu desligava por completo ! so devias dar Co2 durante o fotoperiodo, e evitar andares a alterar o nivel de co2 constantemente.. Cumprimentos Tiago Sousa from Ganilhos Citar Tiago Cadete Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L
onofre Publicado: Janeiro 12, 2013 Publicado: Janeiro 12, 2013 11horas de luz ligada é muito. Citar Hugo Onofre A sua opinião do negocio: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212375
Emanuel Gomes Publicado: Janeiro 12, 2013 Autor Publicado: Janeiro 12, 2013 Eu desligava por completo ! so devias dar Co2 durante o fotoperiodo, e evitar andares a alterar o nivel de co2 constantemente.. Cumprimentos Tiago Sousa from Ganilhos queres dizer que só devia ligar o co2 quando ligo as luzes e quando as desligo desligar o co2 tambem.não ira haver alterações do ph? Citar
Emanuel Gomes Publicado: Janeiro 12, 2013 Autor Publicado: Janeiro 12, 2013 bem já estou a fertilizar a 3 dias com o tropica plant care reduzi para 7 a 8h de luz só as cabombas e que ainda se estão a desfazer,espero que elas recuperem,e agora por o co2 caseiro de lado e começar com o pressurizado,e tenho feito trocas de 40% de agua ao fim de semana,voltando a historia das cabombas elas ao principio de eu montar o aquario em 2 semanas duplicaram de tamanho e de repente pararam de crescer e começaram a ficar mais fininhas e a desfazerem-se medi o ferro,e estava a 0 ,agora como estou a fertilizar espero que elas recuperem o mais rapido possivel. Citar
Recommended Posts