Recommended Posts

Publicado

boas tenho um aqua com 120 litros esta com 4semanas de ciclagem e com peixes com uma armadura de 4lampadas de 39w das quais só ligo 2,o que está á acontecer e que está-me a aparecer no tronco e nas plantas umas manchinhas castanhas se passar o dedo elas saiem mas parece que estão dentro delas o que será isto?antes que eu começe a espetar quimicos lá para dentro

• Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

não apanha luz directa so sol e uma as plantas em algumas zonas onde teem essas manchinhas castanhas ficaram com buracos.fotos não tenho,tenho que tirar e postar

Publicado:
dsc00558de.jpg

dsc00563gb.jpg

aqui estão as fotos penso que por falta de nutrientes penso que não seja pk tenho jbl aquabasis plus fertil e inerte jbl manado para alem que já fertilizei com liquido tambem a minha iluminação penso que seja suficiente tenho 4 t5 de 39 watts mas só uso 2, tenho o aqua a ciclar a 4 semanas e li num topico que nas primeiras semanas a um excesso de nutrientes e tenho essas manchas nos troncos tambem,eu tenho protalon acham que deva usar não irá afectar o ph nem os peixes?
Publicado:

pessoal ajudem lá eu tenho uma calha de 4lampadas t5 de 39w ao qual só ligo 2, mas deves em quando ligava as 4 durante 2 ou 3 horas e agora está-me a aparece umas algas castanhas nas plantas e troncos será que é da iluminação o que me aconselham a fazer?eu já adicionei protalon para ver se me desaparecem as algas e a calha tem 2 botoes para acender as luzes de tras e as da frente eu tirei 2 lampadas e meti-as outras 2 no meio da armadura dividir a luz para o meio do aquario pk dantes acendia só as 2 detras.será que devia por uma tampa de vidro no aquario para o aquario não estar tão exposto a iluminação?se poderem deem uma ajuda

Publicado:

Boas,

antes de mais não tens elementos descritos o suficiente neste tópico para te poder ajudar,

acho que devias ter colocado no seguimento do teu tópico, ou na respectiva areá das plantas.

faltam aqui especificações do aqua da fertilização que efetuas, quando/como

uma foto do aquário tipo panorâmica para perceber a massa vegetal

e uma foto pormenorizada das algas

pra já, pelo o que dizes parece-me que estas com luz a mais para a relação c02 (se é que tens, falta essa info acima) e fertilização.

a meu ver deves estar com deficiências de macros, posso estar enganada pois não explicas qual é o teu método de fertilização.

se poderes atualiza o tópico pra te conseguir ajudar ;)

__________________________________________________________________________________

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Publicado:

aquario 120 litros 1,00m

substrato fertil aquabasis plus e inerte jbl manado

fauna

cabombas carolinianas

higrophyla polysperma

echinodorus argentina

althernanthera lilacina

limnophila heterophila

Filtragem

Filtro eheim ex 2222 500lh já a trabalhar a oito anos bom filtro já levo umas peças novas orings e etc

Filtro Ex 600lh Tetratec materias de um de outro,ceramica substrato biologico,bioballs,lã de vidro esponjas da eheim.

iluminação

Jebo calha com 4 lampadas t5 de 39 wats cada.

Co2 caseiro com conta gotas e valvula anti retorno

Peixes

4 danios zebra

7neons azuis

1botica palhaço

1molly preta

1 betta splenders

3 neons negros

2 neons chineses

3limpa vidros

Publicado:
Boas,

antes de mais não tens elementos descritos o suficiente neste tópico para te poder ajudar,

acho que devias ter colocado no seguimento do teu tópico, ou na respectiva areá das plantas.

pra já, pelo o que dizes parece-me que estas com luz a mais para a relação c02 (se é que tens, falta essa info acima) e fertilização.

a meu ver deves estar com deficiências de macros, posso estar enganada pois não explicas qual é o teu método de fertilização.

Publicado:
Boas,

para alem do substrato da jbl fertil já fertilizei com fertilizante liquido xamado aquili ,tenho co2 caseiro e o indicador do co2 esta positivo esta verde,já mandei vir pela net o teste do ferro para saber se estão com ferro a mais as plantas e já mandei vir o do potássio por causa das algas,ph esta a 7.2,agua cristalina,a minha duvida e na iluminação 2lampadas de 39w t5 é mais que suficiente ou não?e isto só pode ser algas marrons pk o indicador do co2 e troncos tambem estão assim

Publicado:

antes de mais eu não usaria químicos, mas sou eu

depois precisava de saber quantas horas de luz tens? na minha opinião e experiencia entre 6 a 8h 2x39w é mais que suficiente

pelo aquilo que descreveste as algas que te estão a aparecer são diatomos, é normal aparecerem nos inícios de montagens.

já vi que tens fauna, podes adicionar uns otos como equipa de limpeza.

agora ao meu ver, as tuas plantas estão com carências de nutrientes. que fertilização usas e como?

atenção, não pares de fertilizar, é um convite a algas ;)

Ah e tens de equacionar bem como estas a injetar c02, pois com essa quantidade de luz e c02 caseiro não me parece que consigas atingir uma boa relação entre os dois.

usas carbono liquido?

__________________________________________________________________________________

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Publicado:

e normal estas algas castanhas acabarem por deixar as folhas com 1 outro buraco?outra coisa tenho o aquario montado a cerca de 4semanas serão algas passageiras?começou-me a aparecer as algas depois de estar 3 ou 4 dias seguidos a dar comida aos peixes,as cabombas pararam de crescer e estão um pouco para o castanhas,se bem que tenho uma planta ao qual não tem nada disto que esquisito

Publicado:

a mim parece-me falta de potássio, devido aos buracos que as tuas plantas apresentam. vê no nos ingredientes do teu fertilizante se tem potássio.

eu fertilizo por EI, mistura caseira.

se queres fertilizar com linhas comerciais eu aconselho tropica TPN+ pois tem micros e macros, já utilizei com sucesso mas para 384l fica fora do meu orçamento lol

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Publicado:
antes de mais eu não usaria químicos, mas sou eu

depois precisava de saber quantas horas de luz tens? na minha opinião e experiencia entre 6 a 8h 2x39w é mais que suficiente

pelo aquilo que descreveste as algas que te estão a aparecer são diatomos, é normal aparecerem nos inícios de montagens.

já vi que tens fauna, podes adicionar uns otos como equipa de limpeza.

agora ao meu ver, as tuas plantas estão com carências de nutrientes. que fertilização usas e como?

atenção, não pares de fertilizar, é um convite a algas ;)

Ah e tens de equacionar bem como estas a injetar c02, pois com essa quantidade de luz e c02 caseiro não me parece que consigas atingir uma boa relação entre os dois.

usas carbono liquido?

pois eu abusei um bocado xegavam a esta ligadas 11h e as vezes ligava as 4 lampadas ao mesmo tempo se eu mergulhar o tubo do filtro na agua o co2 dentro de agua vai aumentar certo pk á menos oxigenação da agua,pois eu já tinha ouvido falar desses diatomos,quais são os elementos principais que as plantas devem ter para sobrevivere e quais são aqueles em k não se deve exagerar.

Publicado:

sim, assim consegues menos oxigenação, mas com c02 caseiro para o volume de agua que tens não me parece que tenhas sucesso.

excell é carbono liquido, não é fertilizante

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Publicado:
então mas no inicio de uma montagem não existe excesso de nutrientes?mas penso que os eliminei rapidamente com as tpas certo

pareces-me um bocado confuso quanto ao ciclo,

nutrientes em demasia não causam algas, e tem que estar presentes. por casa da fauna tem de estar controlados abaixo dos 50pmm (dependendo da fauna que tens

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Publicado:
sim, assim consegues menos oxigenação, mas com c02 caseiro para o volume de agua que tens não me parece que tenhas sucesso.

excell é carbono liquido, não é fertilizante

pois então aconselhas-me a fertilizar com qual e de quanto em quanto tempo?

mas e que o co2 caseiro está no verde?

penso que só terei mais certezas quando tiver cá o teste do potássio e do ferro?

mas axas que deva comprar o excell a mesma?

o que axas que eu deva fazer sem prejudicar muito os peixes?

Publicado:

axo que já estou arrependido de ter posto protalon agora tenho o aquario um pouco verde,http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=208496 este é o meu aqua só a uma mudança higrophila que esta a frente das cabombas está agora ao lado da althernanthera lilacina,isso foi na semana passada ainda não me tinha aparecido estas algas,que testes devo fazer para saber se está tudo bem com as plantas

Publicado:

na minha opinião tens andado a brincar com a luz, e desregulas a alimentação das plantas com isso, essas ficam baralhadas lol e dão lugar a algas.

aluz devia acender e apagar todos os dias as mesmas horas, um período de 8h no máximo.

quanto mais luz mais alimentação as plantas vão precisar. tens de arranjar um equilíbrio entre os 3 factores principais, luz c02 e fertilização.

já te aconselhei quanto ao fertilizante comercial que acho bom, tropical TPN+, dose recomendada 1x por semana (5ml para 50l)

o exell ira ajudar-te a disponibilizar carbono liquido as plantas enquanto não pensares num sistema pressurizado.

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Publicado:
testes? nitratos, fosfatos e ferro.

ta bonito ate o teu aquário, cuida melhor dele.

obrigado claire achas que deva fazer tpas a fim de acabar com estas algas?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!