duvida filtro de esponja


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

tenho uma duvida à cerca do funcionamento de um filtro de esponja.

 

como é feita a filtragem ? pelo que percebi a bomba de ar apenas faz entrar ar dentro da esponja, como é que este processo filtra a água ?

http://www.forumamordepeixe.com.br/images/filtroespaonjadesnho001.jpg

 

desde já obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O ar sobe para a superficie e "arrasta" a água no mesmo sentido, forçando assim a água a circular através da esponja, realizando-se assim filtragem.

 

Contudo, alerto-te que este processo é muito mais eficaz sobre o ponto de vista de filtragem biológica do que mecanica, devido ao facto dos caudais gerados serem bastante reduzidos.

 

No entanto, na minha opinião, é o método mais adequado para ser utilizado num aquario hospital ou de reprodução.

 

Abraço

 

J.Rosado

Editado por J_Rosado

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O ar sobe para a superficie e "arrasta" a água no mesmo sentido, forçando assim a água a circular através da esponja, realizando-se assim filtragem.

 

Contudo, alerto-te que este processo é muito mais eficaz sobre o ponto de vista de filtragem biológica do que mecanica, devido ao facto dos caudais gerados serem bastante reduzidos.

 

No entanto, na minha opinião, é o método mais adequado para ser utilizado num aquario hospital ou de reprodução.

 

Abraço

 

J.Rosado

Obrigado :) não estava a entender bem as coisas.

 

Então e mais uma questão, em vez de usar uma bomba de ar, posso usar uma bomba de ciclar água ? o efeito não será melhor ? porque, sendo assim a quantidade de água que passa nas esponjas é superior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.