p3tr0s Publicado Dezembro 31, 2012 Publicado Dezembro 31, 2012 Olá, A uns meses (cerca de 2/3 meses) atrás comprei o seguinte betta: penso que seja um CT. E coloquei-o no seguinte aqua: um Fluval Edge de 20L. Tenho lá apenas o betta e uma corydora. A minha dúvida é a seguinte: ele costuma fazer um ninho de bolhas todas as semanas (poi sfaço uma TPA semanalmente e destruo o ninho). Este comportamento é normal? Ele está "pronto" para acasalar? PS: Desculpem a qualidade das fotos Obrigado, Cumprimentos, Pedro Abreu
dg12 Publicado: Dezembro 31, 2012 Publicado: Dezembro 31, 2012 Boas, É um crowntail sim senhor, mas com algum 'arraçamento' de outra estirpe por o que me parece. E bem bonito que é É num canto do aquário que ele faz o ninho certo? Isso é normal, quer dizer que já está na maturidade, e pronto para 'chatear' uma fêmea Agora esse aquário não é adequado para criação de bettas, se esse vier a ser o teu plano. cumps ,David
p3tr0s Publicado: Janeiro 1, 2013 Autor Publicado: Janeiro 1, 2013 Boas, Obrigda pela resposta dg12. Já agora, porque é que o aquario não é adequado para criação de bettas? Obrigado, Cumprimentos, Pedro
dg12 Publicado: Janeiro 1, 2013 Publicado: Janeiro 1, 2013 Boas, Vários motivos: - excesso de decoração e plantas (quando é só necessário uma meia-dose de musgo java para a fêmea poder esconder-se de vez em quando do macho; - teres outra fauna no mesmo aqua; - existe areão no fundo, quando havia de ser apenas o vidro, ou então uma folha escura própria (não sei qual o nome do material); Também não sei se esse filtro cria muita corrente na água do aquário, pelo que isso não ajuda na criação. Normalmente utiliza-se uma bomba de água. Tens iluminação? Não dá para ver na foto cumps ,David
p3tr0s Publicado: Janeiro 1, 2013 Autor Publicado: Janeiro 1, 2013 Boas, Sim, tenho iluminação no aqua: duas lampadas que já vinham com o aqua, penso que seja suficiente. E eu a pensar que se calhar tinha pouca decoração e precisava de ter mais esconderijos para a femea se esconder :S Em relação ao substrato inerte é areia e não areao. O filtro está no minimo pelo que não cria muita corrente. Mas, de acordo com a tua informação, se deixar alguma decoração (talvez uns 2 pes de anubias?) e tirar o substrato deixando so vidro posso já pensar em ter criação? retirando também a restante fauna. Obrigado, Pedro
dg12 Publicado: Janeiro 1, 2013 Publicado: Janeiro 1, 2013 Boas, A iluminação convém tanto para o macho quando estiver a tomar conta dos ovos, como para os alevins quando nascerem. Não convém ter o areão, pois quando os ovos caem após os abraços, é preciso o macho ver os que cheguem ao fundo, senão ficam lá e ganham fungos, podendo até contaminar a água... Anúbias não, mas sim algum musgo (java, x-mass, etc...). É muito mais fácil de manusear para criar os esconderijos Se quiseres posso-te deixar um link meu, que fala da minha experiência com 2 ou 3 tentativas de criação de bettas (macho CT e fêmea HMPK). Não te deixo aqui porque o link pertence a outro site de aquariofilia e não tenho a certeza se vai contra as regras, ou então pelo menos não é muito 'ético'... cumps ,David
Recommended Posts