Legaleyes Publicado: Dezembro 30, 2012 Autor Publicado: Dezembro 30, 2012 Boa noite a todos.Obrigado Manuel Tavares Por acaso também gosto muito da pedra maior mas acontece que não tinha bem noção do aquario quando as fui procurar e fica um bocado grande lá dentro... Não sei ainda muito bem como a colocar mas hei-de arranjar uma maneira David as pedras já estão lavadinhas e fervidas. Fervi cada uma delas cerca de 3 horas :D:D:D.Só a grande se desfez um bocadinho no inicio mas porque também andei a forçar as esquinas a ver se elas não estavam frágeis. As pequenas estão impecs! Tenho no entanto umas questões a colocar e gostava que alguém me ajudasse 1- Posso ir montando o aquário (sem água) ou convém fazer tudo no mesmo dia? 2- Em relação à água vou usar de garrafão e deixar repousar abertos durante 24h. Acham que é pouco?3- Assim que concluir a montagem do aquário e começar o ciclo, quais as principais preocupações a ter?4- Quando sei que o ciclo acabou?Obrigado mais uma vez pelas respostas. Estou a começar a ganhar aqueles nervos de iniciante mas vai correr tudo bem Cumprimentos, Alexandre Marques Citar
dg12 Publicado: Dezembro 30, 2012 Publicado: Dezembro 30, 2012 Boas! 1 - Quanto a montar o aquário 'aos bocados' penso que não há problema... Mas espera outras respostas, porque não tenho a certeza se haverá algum problema em deixar o substrato ao ar livre. 2 - Que água vais usar? não irá ficar cara? Vais precisar de cerca de uns 10 garrafões de 5lt... 3 - NOs, são os mais importantes a ter em atenção. O pH não se deve alterar muito, e caso seja preciso, e ela suba um pouco, colocas umas pinhas de amieiro 4 - O ciclo normalmente estará completo em 4-6 semanas. Tudo depende... cumps, David Citar
Manuel Tavares Publicado: Janeiro 2, 2013 Publicado: Janeiro 2, 2013 Olá Alexandre, Vou tentar responder aos teus pontos, com base na minha pouca experiência e pelo processo e os problemas que já ultrapassei, fica a ressalva 1- Não vejo nenhum problema em ires montado o aqua sem água. No meu caso foi o que fiz, altura que fui ensaiando a disposição dos troncos e pedras do meu aqua. Só avancei para a colocação da água quando decidi a disposição dos elementos. Primeiro enchi metade com o intuito de colocar as primeiras plantas ( dá jeito quando precisares de colocar plantas de tapete), e acabei enchendo o aqua. Se não o fizeste ainda, já li que é importante encher o aqua vazio para testar se verte ou não. Eu arrisquei No inicio quando encheres o aqua com o substrato e tudo o resto, a água ficará turva meio esbranquiçada, que depois passará. 2- A água de torneira é aconselhada a ficar de repouso pelo menos 24horas pelo que sei por causa da presença de cloro. Ao fim desse tempo desaparece. Eu por norma tenho a água em repouso pelo menos 48horas. Se vais usar água de garrafão de compra, se é o que percebi, não precisas desse repouso, por não apresentar cloro. Mas como o David também referiu no post acima, não é a melhor solução económica. Se é por questões de Ph existem melhores soluções compatíveis com a água da torneira ( turfa, por exemplo). 3- Para iniciares o ciclo podes proceder de várias formas. Existe um post muito bom neste forum que podes e deves ler já que te responde às tuas dúvidas > http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 4- O ciclo termina quando não tens valores nem de Amónia nem de Nitritos, e apenas encontras valores de nitratos. Mas segundo li é apenas uma fase ainda ligeira do ciclo, pois este só ao fim de vários meses a maturar é que chega a um equilíbrio e eficácia estável. O meu ciclo foi iniciado com colocação de bactérias que vinham no Kit do aqua e comida. Fui testando a água sempre tendo valores de zero nos três parametros principais, apesar de ter algas e caracóis com fartura. Fui esperando mas como nunca mais via resultados decidi avançar com a colocação de dois peixes ( 2 corydoras), e atenção, coloquei dois com base na litragem de cerca de 200 l do meu aqua. Para um aqua pequeno só colocaria um. A colocação de peixes deverá ser progressiva para que haja uma adaptação biológica à matéria orgânica produzida ( restos de comida e dejectos). Atenção ao excesso de comida = algas + caracóis com fartura :D O nervoso e ansiedade é normal, mas é muitas vezes culpado de alguns erros. Eu cometi alguns devido a isso ( flutuação dos troncos, algas a mais, etc). A pedra triangular é grande demais? Experimenta primeiro mas existe sempre a possibilidade, depois de o "bichinho" crescer, de arranjares um aqua maior, sobretudo quando esse te parecer muito pequeno. Se quiseres espreita o meu aqua, coloquei fotos do meu processo. Boa sorte, calma e bom trabalho. Citar Manuel Tavares Amazonicus 211L _ http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=208524
Recommended Posts