reprodução de plantas


Lucky strike

Recommended Posts

Boas a todos.

procurei bastante em vários tópicos no fórum e na net em geral, sobre um tema que interessa muitos aquariofilistas: a reprodução de plantas.

 

Vou dar um exemplo: tenho áqua de 80cm de comprimento e digamos que para plantar a parte de tráz do áqua com egérias densas e alternanthera pink, gastaria talvez uns 40-50€, na medida em que uma egeria custa 6€ (digamos 3 para o aquário são 18€) e 1 alternanthera (custa 7.5€, x 3 são 22.5€) por isso andamos por volta dos 40€ por 6 plantas.

 

Por isso... a grande questão é: como se faz a reprodução das plantas????

É que isto permitiria poupar muito dinheiro, até para a montagem de outros aquários plantados.

 

Li no fórum que a egeria densa, basta podar-se um dos ramos do tronco principal, acima de um nó, e replantar.

E no caso da alternanthera pink? alguém sabe como se faz? e no caso dos musgos usados nos tapetes?

 

Se alguém tiver noções sobre esta matéria, que partilhe.

Acho isto muito importante e pelo que vi, não é um assunto muito explorado no fórum.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas não são reproduzidas em aquários nem coisa parecida. são reproduzidas fora de água mas num sistema onde a humidade seja muito grande. Assim as plantas podem captar da atmosfera aquilo que custa muito a introduzir dentro do aquário como é o caso do co2.

Outra vantagem é que fora de água não há algas.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

repara cman... eu refiro-me à propagação das plantas.

Como referi no tópico de abertura... por exemplo, se podares uma egeria densa e replantares o pequeno pé... obténs uma nova planta.

 

No caso dos musgos, pode-se fazer algo semelhante?

Acho estranho dizeres que as plantas se reproduzem foram de água, quando li alguns tópicos de pessoal que vendia as podas que fazia, porque elas iriam originar novas plantas.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obviamente que o pessoal que vende no fórum reproduz as plantas no seu aquário mas estou a falar em em massa, como os grandes produtodes fazem como a trópica. As podas em si já são novas plantas por isso dizeres que as podas originam novas plantas é errado.

 

os musgos é exatamente igual.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as plantas de caule é só cortar e replantar.

 

Os musgos todos é só cortar, separar, triturar, etc... é de todas as maneiras que quiseres que ele cresce sempre.

 

As plantas com rizomas (fetos anubias) é cortando o rizoma.

 

Plantas de roseta (Cryptocorines Echinodorus). Separação na base (ao nível das raízes) mantendo algumas folhas com cada. Algumas dão estolhos e plantas bebés.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais