Lucky strike Publicado Dezembro 23, 2012 Share Publicado Dezembro 23, 2012 Os reflectores são importantes para aumentar a quantidade de luz que penetra no aquário, e que, na sua ausência, seria absorvida pela calha preta sem ser reflectida (digamos assim). No site da Juwel, afirmam que os reflectores duplicam a potência da lâmpada, isto é, uma lâmpada de 24W, equipada de um reflector "debitaria" 48W. Isto é verdade??? Ou na realidade, estamos a falar de ganhos bastante mais baixos de 40-50%. ATENÇÃO!!! ganhos de 50% já são excelentes, na medida em que um reflector custa 10€ aproximadamente. Se alguém me puder desmistificar isto, agradecia. É que sendo o preço dos reflectores baixo, muito poucos aquários vêm equipados de série com este utensílio. Citar www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jacjac Publicado: Dezembro 23, 2012 Share Publicado: Dezembro 23, 2012 Se a lampada é de 24W não vai passar a 48W, não se cria energia. Intensidade luminosa não se mede em W's. Isso é o que se usa cá nos aquários por ser mais fácil de entender. O importante é os lumens e eventualmente o espectro de luz. Eu posso usar 2W Led e ter 10W em flurescente T5 e ter a mesma luz, mas menos consumo. Quanto aos reflectores compensa sempre, agora não criam potência, quanto muito vai na direcção que queres. Citar Afonso Cunha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tmiravent Publicado: Dezembro 24, 2012 Share Publicado: Dezembro 24, 2012 Duplicar a potência da lâmpada acho que não, duplicar a sua eficiência sim (eu sei que era isto que querias dizer) O que acontece com bons reflectores aproveita-se melhor a luz, direccionando quase a totalidade da 'força luminosa' para o aquário. Com este recurso pode-se usar outras lâmpadas com menos potência para ter o mesmo resultado. Dependo do material usado /índice de reflexão), da forma do reflector (mais ou menos eficiente) e da superfície a iluminar. A ganho de eficiência pode chegar aos 50% ou mais! - depende dos factores de construção. Um reflector plano dificilmente terá essa eficiência, em forma de U arredondado poderá ter! Isto pode facilmente ser testado com um Luximetro A olho nu também é visível a diferença de uma iluminaria com e sem reflector. Usamos reflectores nos carros, lanternas, etc. Não é mito é verdade, os reflectores melhoram a rendimento luminoso. Citar Malanbuce | Migalhas | Bucephalandra Desobediência civil | CovaMoura | EHEIM 200 | PARALELO39N | LED GU10 Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alfapa Publicado: Dezembro 24, 2012 Share Publicado: Dezembro 24, 2012 Uma Lampada florescente radia para todos os lados. Desses 24W que menciona uma boa parte é iradiada na parte (180º ou mais um bocadinho...)que não está "apontada" ao aquario. Um refletor que direccione essa luminosidade "perdida" no sentido certo ajuda a que o aqua fique melhor iluminado. Tal como diz o Tmira, qualquer lampada usada hoje em dia em aplicações comerciais tem reflectores. Nos LEDs faz pouco sentido usar reflectores uma vez que não iradiam em 360º, mas em todas as lampadas, das PLL às T8, T5, etc, que iradiem em 360º já o faz. PauloA Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tat Publicado: Dezembro 24, 2012 Share Publicado: Dezembro 24, 2012 Sem duvida que o uso de reflectores faz toda a diferença. Acrescento ainda que nem todos os reflectores são iguais.... Como podem ver pelo grafico abaixo, a diferença de intensidade da luz (medida em PARs), pode facilmente duplicar entre um bom reflector e um reflectorde má qualidade. Citar Aquario Tematico Amazonas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Lucky strike Publicado: Dezembro 24, 2012 Autor Share Publicado: Dezembro 24, 2012 Óbrigado pelas respostas. estou á espera do material elétrico para montar uma calha. Tenho um aquário de 96L e estava a pensar em 4x24W o que me daria 96W, ou seja exactamente 1W/L, que segundo tenho lido aqui é o rácio de base para uma iluminação para a generalidade das plantas. Obviamente que acredito (tal como diz a trópica), que algumas plantas necessitam até de mais de 1W/L, mas na generalidade, 1W/L já é suficiente para manter muitas plantas. A questão é: Se eu meter 4x24W e um reflector em cada lámpada, parece-me que vou ficar com um aquário equipado com holofotes de estádio... o que não é de todo o objectivo. Procuro uma iluminação que me permita ter plantas de exigência média e média-alta... apesar de outros factores muito importantes que não a luz, definirem também isso. Mas por agora, concentro-me neste problema da luz. Os reflectores que estou a pensar colocar são os ja juwel, em forma de U. Parecem-me razoáveis. sendo que os W's pouco dizem ás plantas, eles são eventualmente a forma mais fácil de perceber se a luz é suficiente. Luximetros e outras ferramentas não estão ao meu alcance. Por isso... meto 4x24W mais 4 reflectores, ou 3x24W e 3 reflectores? Que acham? A curto prazo, o objectivo será de montar um biótopo apenas com plantas sul mericanas como Vesicularia dubyana, Myriophyllum mattogrossense 'Red' e uma ou outra de origem global, do tipo Shinnersia rivularis entre outras, mas com incidência em plantas sul mericanas. Obrigado a todos pela ajuda. Citar www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Prada Publicado: Dezembro 24, 2012 Share Publicado: Dezembro 24, 2012 Óbrigado pelas respostas. estou á espera do material elétrico para montar uma calha. Tenho um aquário de 96L e estava a pensar em 4x24W o que me daria 96W, ou seja exactamente 1W/L, que segundo tenho lido aqui é o rácio de base para uma iluminação para a generalidade das plantas. Obviamente que acredito (tal como diz a trópica), que algumas plantas necessitam até de mais de 1W/L, mas na generalidade, 1W/L já é suficiente para manter muitas plantas. A questão é: Se eu meter 4x24W e um reflector em cada lámpada, parece-me que vou ficar com um aquário equipado com holofotes de estádio... o que não é de todo o objectivo. Procuro uma iluminação que me permita ter plantas de exigência média e média-alta... apesar de outros factores muito importantes que não a luz, definirem também isso. Mas por agora, concentro-me neste problema da luz. Os reflectores que estou a pensar colocar são os ja juwel, em forma de U. Parecem-me razoáveis. sendo que os W's pouco dizem ás plantas, eles são eventualmente a forma mais fácil de perceber se a luz é suficiente. Luximetros e outras ferramentas não estão ao meu alcance. Por isso... meto 4x24W mais 4 reflectores, ou 3x24W e 3 reflectores? Que acham? A curto prazo, o objectivo será de montar um biótopo apenas com plantas sul mericanas como Vesicularia dubyana, Myriophyllum mattogrossense 'Red' e uma ou outra de origem global, do tipo Shinnersia rivularis entre outras, mas com incidência em plantas sul mericanas. Obrigado a todos pela ajuda. Quer me parecer que a "regra" 1w/l é uma média... o que quer dizer uma lampada de média eficiência com um reflector médio num aquário de um tamanho médio. A eficiência luminosa varia de reflector para reflector e de lampada para lampada (as t5 são mais eficientes que as t8, por exemplo). Também me quer parecer que a regra de 1w/l já é para plantas exigentes. E que é preciso ter bastante experiência para controlar essa luz toda... ou poderá correr um bocado mal. Eu aconselhava-te a começar com 2x24w ou no máximo 3x24w, sempre com reflectores. Podes pensar na calha já para as 4 lampadas, mas funcionar apenas com 2, pelo menos no inicio. Cumps. Citar Cumps. José Prada aka Micro-Chip Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts