Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

Há aficionadas das plantas na Margem Sul, para troca de opiniões e partilhas de informação?

Saudações aquariófilas.

Pedro Cruz

Publicado:

Amigos João e Ana,

Obrigado pela vossa prontidão e vontade em partilhar informação.

Devíamos fazer um raid-aquariófilo para colher boas ideias uns dos outros.

Vou-vos mandar o meu link do FB.

Entretanto e apenas para situar: Tenho um cubo (quase) de 150Lts, com LEDs, plantas e alguns camarões.

Vou iniciar agora as mudas de água.

Pretendo fazer um aquário com alguns design / lay-out apelativo e avançar mais a fundo nos camarões, coloridos de preferência.

Ana, como se chama a planta de folhas largas que está nas fotos dos teu aqua?

João, percebo que já andas nos camarões .... onde se conseguem coloridos a preço aceitável (confesso que pagar 10€ por UM camarão, me causa algum mau estar - isso é o preço de 1Kg, já no prato).

Tu não és dos que anda a colectar ciclídeos do Parque da Cidade, não? Há mto aderentes aos plantados na Margem Sul?

Ando mesmo por fora.

Saudações aquariófilas.

Pedro Cruz

Publicado:

Hum .... ou anda tudo a comer doces de Natal, ou a Margem Sul está com pouca agitação.

Não há por aí aquariofilos interessados em partilha de informação?

O João já me passou um contacto Facebokkiano bastante interessante, para quem gosta de invertebrados.

Como diriam os britanicos Venom: Stand up and be counted !!!

Cumprimentos aquariófilos

Pedro Cruz

Publicado:

Amigos João e Ana,

Obrigado pela vossa prontidão e vontade em partilhar informação.

Devíamos fazer um raid-aquariófilo para colher boas ideias uns dos outros.

Vou-vos mandar o meu link do FB.

Entretanto e apenas para situar: Tenho um cubo (quase) de 150Lts, com LEDs, plantas e alguns camarões.

Vou iniciar agora as mudas de água.

Pretendo fazer um aquário com alguns design / lay-out apelativo e avançar mais a fundo nos camarões, coloridos de preferência.

Ana, como se chama a planta de folhas largas que está nas fotos dos teu aqua?

João, percebo que já andas nos camarões .... onde se conseguem coloridos a preço aceitável (confesso que pagar 10€ por UM camarão, me causa algum mau estar - isso é o preço de 1Kg, já no prato).

Tu não és dos que anda a colectar ciclídeos do Parque da Cidade, não? Há mto aderentes aos plantados na Margem Sul?

Ando mesmo por fora.

Saudações aquariófilas.

Pedro Cruz

Olá Pedro,

a planta de folhas mais largas que temos é a Echinodorus ozelot green - não sei se esta é aquela a que te referes...

Aquariofilistas na margem sul com plantados julgo que haja bastantes - já conheci uns quantos...

Um bom ano!

Publicado:

Obrigado Ana. Sim, essa mesmo.

PC

Publicado:

Também me tenho dedicado um pouco à "jardinagem aquaria" aqui para os lados da margem sul... :naughty:

Tenho um aqua 80x50x50...aberto

Iluminação: 4pllx36w...6500k cada

substrato manado da JBL

interte - areao pequeno na parte da frente separado do manado

rochas vulcanicas

co2 extintor 2kg

dois filtros exteriores

A experiencia vai agora fazer 1 ano em Janeiro...o Co2 foi introduzido à 3 meses...e até agora tenho mantido apenas plantas de facil manutençao...estando a começar a introduzir plantas mais exigentes. Até agora tudo tem corrido bem...nada de doenças e ou problemas com algas...

Publicado:

Olá Rui,

Vejo que afinal há alguns seguidores deste lado do rio.

Estava a tentar actualizar o perfil, para colocar as especificações do meu aqua, mas acho que não dá.

Então, aqui vai:

Tenho actualmente um cubo (quase) com cerca de 150lts.

Destapado, obviamente.

O aquário tem 2 meses e meio e não tive algas.

Optei por um projector de LEDs, um quadrado com as 'garras' laterais.

Na semana passada iniciei a injecção de CO2, com garrafa de 2kgs

Tenho 5 neons e alguns camarões pequenos.

Filtros, só tenho um copo na bomba interna, para retirar partículas da água, as plantas fazem o resto.

Comecei agora a adicionar fertilizante liquido.

Vou começar agora a 'atacar' no lay-out do aquário, decido ir reformulando o aquário ao longo do tempo, para não ser sempre o 'mesmo' aquário.

Descobri uma loja na Margem Sul com uma oferta bastante variada no que respeita a camarões (Shrimp Dream), mas não consigo perceber onde eles têm a show-room e este tipo de coisas gosto de comprar directamente (em mão).

Ainda é hábito dos aquamaniacos encontrarem-se ao fds para ver os aquas uns dos outros e ver as funcionalidades dos aquários de cada um?

E fazer uma aquisição de camarões ou plantas em grupo, para reduzir preços?

Abc

Pedro Cruz

Publicado:

Boas noites,

Já tenho alguns camarões no aquário, fruto de várias aquisições.

As mudas de água tb já estão a dar frutos: as plantas agradecem.

Há Shrimp Farmers ou Plant Farmers na Margem Sul?

Tenho uma outra questão que gostaria de aprofundar:

As plantas absorvem amónia, nitritos e nitratos ou apenas os nitratos?

Há imensos aquários exclusivamente plantados, sem quaisquer filtros e sem a presença desses elementos, no entanto, o próprio areão acumula bactérias.

Venham as vossas opiniões (se houver base cientifica, melhor).

PC