Sparus Publicado Março 23, 2005 Publicado Março 23, 2005 Boas, Li algures que os tubos de silicone, habitualmente utilizados na difusão de co2, com o tempo começam a secar, endurecer e acabam por se deteriorar ao ponto de se romperem. Assim, e como estou a montar um sistema pressurizado, gostava de saber qual o tipo de tubo mais aconselhado para este fim. Obrigado. Citar
Just_me Publicado: Março 23, 2005 Publicado: Março 23, 2005 Penso que os tubos de silicone nao teem esse problema...teem é o problema de deixarem algum do CO2 difundir pela parede...há tubos proprios para CO2.especialmente pressurizado. Mas como a grande pressão é apenas dentro da garrafa (pelo menos devia ser) ja que o manometro e redutor de pressão devem ser acoplados com rosca metálica á garrafa e sem tubagens pelo meio, o trabalhar a baixa pressão pode ser perfeitamente feito com tubo de silicone. claro que o outro é sempre melhor, mas no troço debaixo de agua o silicone é sem duvida imbativel. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Luís Fortunato Publicado: Março 23, 2005 Publicado: Março 23, 2005 Viva. Faço minhas as palavras do Just_me. Já agora, nos laboratórios os tubos usados para fazer circular gases inócuos, a baixas pressões são sempre os de silicone ou de borracha. Estes últimos têm o problema de ao longo do tempo começarem a ficar secos e a abrir rachas. Para conduzir gases a grandes pressões, por exemplo, em cromatógrafos usam-se uns tubos feitos em aço. Mas como neste caso a grande pressão apenas se situa dentro da botija, creio que se podem usar tubos em silicone à vontade. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts