flecha Publicado Março 23, 2005 Publicado Março 23, 2005 Com todos os sistemas de Co2 que já li, cheguei à conclusão que todos só falam na maneira como se faz , e poucos explicam como regula-lo. Li que devemos regular a freqüência com que sai o gás carbônico para que se atinja um nível entre 20 e 40 mg/l, suficiente para um um ótimo crescimento das plantas e seguro para os peixes que habitam o aquário, mas as minhas perguntas são só 3? 1.Num sistema caseiro, como calcular a qtd de 20/40mg/l? atraves de torneirinhas que podemos aplicar? 2. è realmente necessario ter Co2 ou pode evitar? 3. Qd é necesssario ter o Co2 ON? Certamente este tema já está muito batido, mas como estou a dar os 1º passos......... Citar Se não aprendes a confiar nos demais, dificilmente conseguirás que eles confiem em ti. Cumps, Flecha
Shallow_man Publicado: Março 23, 2005 Publicado: Março 23, 2005 Boas Podes regula-lo com uma torneira ou uma mola a fazer pressão no tubo, quanto mais apertado o tubo tiver menos bolhas saem, logo a concentração de co2 é menor, ou atravez da altura a que deixas a pedra difusora da superficie, quanto mais em cima esta tiver menos dissolução de co2 há na agua; se tens um grande plantado verás que com o CO2 as plantas ficam muito melhor; presizas de o ter "ON" de dia que é quando as plantas reteem o co2 existente na agua e libertam O2, há noite não é recomendado pois as plantas fazem a respiração ao contrario (ontem li neste mesmo forum como se chamava a isso mas esquecime :D ), mas é como tudo, eu deixo o meu CO2 dentro de agua á noite e ainda não obtive problemas cumps... Citar Procuro pessoal do Sotavento algarvio para troca de material de aquariofilia
flecha Publicado: Março 23, 2005 Autor Publicado: Março 23, 2005 (ontem li neste mesmo forum como se chamava a isso mas esquecime :D ), cumps... fotossintese inversa ou qlq coisa assim parecida! Citar Se não aprendes a confiar nos demais, dificilmente conseguirás que eles confiem em ti. Cumps, Flecha
Shallow_man Publicado: Março 23, 2005 Publicado: Março 23, 2005 não isso foi o nome que eu lhe dei e acabei por levar nas orelhas por dizer essa bacourada :D Citar Procuro pessoal do Sotavento algarvio para troca de material de aquariofilia
Shallow_man Publicado: Março 23, 2005 Publicado: Março 23, 2005 ...As plantas de noite fazem respiração celular... aqui está o termo cientifico, mais uma vez peço desculpas mas já não vejo materia de ciencias á mais de 7 anos, eu é mais fisicas e matematicas Citar Procuro pessoal do Sotavento algarvio para troca de material de aquariofilia
Just_me Publicado: Março 23, 2005 Publicado: Março 23, 2005 No Co2 caseiro de fermentação a unica maneira que tens de controlar o CO2 na agua é controlar a sua difusão ja que a produção é um processo biologico que segue o seu ritmo. Dependendo da maneira como fazes a difusão do CO2 na agua podes controla-la. Para calcular a dissolução de CO2 na agua tens as tabelas de PH/KH que te dizem isso, mas atenção que troncos nao curados ou turfa ou qualquer outra fonte acida modificam os resultados dos testes. DEsde que nao tenhas uma injecção exagerada podes sem problemas deixar o CO2 de noite tambem, mas podes colocar um timer a ligar qualquer coisa que agite a agua de noite....mas a isso leva a flutuações de pH. As plantas respiram....simplesmente e não respiram só de noite! respiram durante todo o dia, so que durante o dia e com boas condições, o consumo de CO2 para a fotossintese é maior do que o que elas libertam ao respirar. Quanto ao restringir a saida de cO2 de uma garrafa de fermentação....ou usas uma valvula de agulha ou nao há molinhas e torneirinhas que te safem...ja que o CO2 é um gás. Por meios artesanais provavelmente só vais conseguir fechar ou abir a garrafa. e o processo de fermentação é dificil de parar! A garrafa provavelmente nao estoura, a nao ser que estejas a usar uma garrafa de agua normal e nao uma de refrigerantes/aguas com gás. Neste caso o sistema vai ceder pelo ponto mais fraco que provavelmente vai ser a colagem do tubo á garrafa! Pedro Alves Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
TAZ Publicado: Março 23, 2005 Publicado: Março 23, 2005 Ola a todos. No meu caso controlo a quantidade de co2 baixando ou subindo a pedra difusora que deixo ao de cima durante a noite.Tenho tambem um teste permanente de co2 que fica dentro do aquario e que me ajuda quando devo subir ou descer a pedra difusora,já que acusa atraves de cores a quantidade de co2 dissolvida na agua. Espero ter ajudado em alguma coisa. Cumprimentos Citar "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
pdrmoura Publicado: Março 23, 2005 Publicado: Março 23, 2005 já agora... alguem me sabe dizer se é uma boa ideia deixar o co2 sempre on e ligar a bomba de ar apenas de noite? ou é um disparate? Citar
Just_me Publicado: Março 23, 2005 Publicado: Março 23, 2005 DEsde que não (palavra corrigida) tenhas uma injecção exagerada podes sem problemas deixar o CO2 de noite tambem, mas podes colocar um timer a ligar qualquer coisa que agite a agua de noite....mas a isso leva a flutuações de pH. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Jodu Publicado: Março 23, 2005 Publicado: Março 23, 2005 ...Tenho tambem um teste permanente de co2 que fica dentro do aquario e que me ajuda quando devo subir ou descer a pedra difusora,já que acusa atraves de cores a quantidade de co2 dissolvida na agua. Cumprimentos Boas, Qual é o teste? Onde posso compra-lo? Cumps Citar
Recommended Posts