Recommended Posts

Publicado

Boas

Tenho um aquário com a capacidade de 46l com comprimento de 59cm que tem como habitantes :

2 kuhli

2 corydoras paleatus

1 synodontis eupterus (atenção, está cá temporariamente e ainda não atingiu o tamanho adulto)

3 neons negros

3 rasboras arlequim

1 guppy macho

1 guppy femêa

1 espada

2 platie

1 peixe vidro ou peixe gato transparente

1 limpa vidros ( não é um pleco, digo isto porque é o que lhes costumam chamar)

1 SAE

e vários red cherry

E estou interessado em adquirir neons cardinais, mas não sei quantos devo comprar. Qual acham o número apropriado de neons a comprar?

Com os Melhores Cumprimentos!

André Ribeiro

Publicado:

Boas,

1º de tudo, 46lt com tanta fauna?? E ainda queres por neons?

E depois tens apenas 1 casal de guppys (normalmente havia de ser 2-3 fêmeas para um macho), apenas um espada...

Ou arranjas um aquário maior, ou então o melhor é devolveres alguns peixitos, que eles não têm condições. Tens que pensar que 1lt dá para 1cm de peixe em adulto... Se pensarmos que os neons têm uns 3-4cm, as corys uns 5-6, etc... Vais ver que arrebentas com a escala! :/

Isto é uma crítica construtiva, atenção! Eu também quando também não era atinado com a aquariofilia... :)

cumps ,David

Publicado:

Boas André,

http://www.aqadvisor.com/AqAdvisor.php?AqVolUnit=L&AqTempUnit=C&AqLengthUnit=cm

Usa esta ferramente web para colocares os dados do teu aqua, do filtro, mais os vários habitantes e o seu número e terás a tua resposta, pelo menos como referência.

Está é em inglês. Espero que te orientes.

Aproveito para te esclarecer que neons e cardinais são espécies distintas.

> Neon tetra - Paracheirodon innesi

> Tetra cardinal - Paracheirodon axelrodi

M.

Publicado:

Boas

Estive a pensar em relação ás respostas que deram e acho que vou ter que retirar alguns peixes, acham que se tirar os neons negros e os red cherry já fica melhor?

Abraço

André Ribeiro

Publicado:

olha hoje descobri um site bacano, pode te ajudar a perceber melhor o peixes que tens

vai buscar factores de ph compatibilidades etc tens de por o setup do aqua e diz-te basicamente se o filtro ta render e tudo ;)

http://www.aqadvisor.com/AqAdvisor.php

__________________________________________________________________________________

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Publicado:

Bom dia são muitos peixes para a dimensão do teu aquario.... Que filtro tens? Já tive o meu aqua assim nos primeiros tempos mas ao longo do tempo percebi que é melhor apostar em poucas especies e compativeis.... Tens plantas?

Publicado:

Os red cherry não ocupam espaço praticamente, portanto ai não é o problema... Os neons têm que andar em grupos de 5-6 mínimos como já referiram, independente da estirpe...

O Synodontis é o mais crítico, mas como dizes que é temporário, passo à frente...

Os guppies, platys , mollys e espadas gostam de e são mesmo engraçados quando são alguns (tipo comunitário), não apenas 1... Portanto o teu espada solitário não está bem aí... E os guppies e platys só estão bem se forem casais :)

Mas uma proposta que poderia fazer era ficares com:

2 kuhli

4-5 corydoras paleatus

1 synodontis eupterus (atenção, está cá temporariamente e ainda não atingiu o tamanho adulto) - TEMPORáRIO

5-6 neons

3 rasboras arlequim

Mesmo assim é ainda muito peixe...

cumps ,David

Publicado:

huuummm....não sei não...mas acho que ainda poderias colocar aí uns escalares...talvez tambem uns discus...e com um pouco de jeito um oscar...

agora mais a sério...um aquario densamente povoado fica feio...o teu deverá parecer aquelas cidades em hora de ponta. Consegues ter mais peixes nesse aquario de 46l do que eu no meu de 200l (e mesmo assim já acho que tenho muitos).

O aquario não é para ir fazendo colecção de peixes... :tapfoot:

Publicado: (editado)

Boas

Acham que se tiver esta fauna já deixa de estar tão densamente povoado? :

1 kuhli

2 corydoras paleatus

5 rasboras arlequins

1 SAE (preciso dele para a limpeza do aqua)

1 limpa vidros (preciso dele para a limpeza do aqua)

Quanto ás plantas que tenho:

limnophila sessiflora

rotala rotundifolia

musgo de java

e uma outra planta que não sei o seu nome

A propóso o filtro que tenho é um SERA fil 60.

Eu agora quando vi a antiga lista de vivos que tinha parecem MUITOS mas olhando para o aqua, parece tão vazio...

Editado por André7474

André Ribeiro

Publicado:

Antes tinham perguntado porque apenas tinha um espada macho e 2 platies femêas, tenho-os assim porque quero criar hibridos...

E o facto de só ter 1 guppy femêa para 1 só macho é porque quero ter crias todas das mesmas cores.

André Ribeiro

Publicado:

Apenas 1 kuhli? E as corys são de andar em cardume... não 2 apenas... :/

Quanto aos guppies, se forem de estirpe pura, faz sentido. Mas se forem 'comuns', eles vão sair de todos os geitos e feitios, e assim sendo a tua lógica poderá não estar muito bem. E um guppy macho para uma fêmea é muito stressante e chato...

cumps

Publicado:

Boas

Que acham de pôr esta fauna? :

2 kuhli

5 rasboras arlequins

3 corydoras paleatus

1 SAE

1 limpa vidros

1 guppy macho e 3 femêas

André Ribeiro

Publicado:

Boas, voltamos ao problema inicial... 46lt...

Por estimativa:

2 kuhli -> 2x6cm = 12cm

5 rásboras -> 5x4cm = 20cm

3 corys paleatus -> 3x5cm = 15cm ( e haviam de ser um cardume de 4 mínimo)...

1 SAE - 6cm

1 limpa vidros (???) - 5cm

4 guppies -> 4x4cm = 16cm

Somando dá um total de 74cm de peixe... Tens que estudar isso melhor, ou mais fácil, adquires um aqua maior.

Boas

Depois de pensar um bocado achei que o melhor era:

1 comedor de algas siamês - 8 cm

1 comedor de algas chinês - 5 cm

5 rásboras arlequins - 20 cm

2 kuhli - 14 cm

Acham que assim dá?, eu sei que tudo somado dá 47 cm e o aqua é de 46, mas acham que faz assim tão grande diferença?

A propósito o resto dos peixes está nos classificados.

Abraço

Editado por André7474

André Ribeiro

Publicado:

Boas,

Assim está melhor. Apesar de teres 47cm de peixe para 46lt, como tens 2 algae-eaters (fundo), esses não têm o mesmo peso nas contas.

Só não sei é se o aquário não se vai tornar pequeno demais para eles quando chegarem a adultos. Nunca tive Algae-eaters, nem kuhlis... Mas espera por outras respostas...

cums ,David

Publicado:

Boas

Tenho 2 algae-eaters porque cada um para cada tipo de alga isto é :

Comedor de algas siamês- elemina as algas do solo.

Comedor de algas chinês- elemina as algas que estão agarradas aos vidros, porque tem boca de ventosa.

Tenho também outra questão... posso continuar com os red cherry e adquirir uns tiger e uns sakura?

Abraço

André Ribeiro

Publicado:

Boas, penso que estás a querer colocar muita coisa dentro do mesmo aquário ainda...

Os reds e sakuras são da mesma espécie, portanto podem cruzar...

Publicado:

Boas

Achas melhor se puser apenas os tiger com red cherry?

Como tu ( dg12) próprio o disseste - Os red cherry não ocupam espaço praticamente, portanto ai não é o problema...

Abraço

André Ribeiro

Publicado:

Sim, não é problema do ponto de vista de ocupar espaço quando os colocares. Quando começarem a reproduzir serão às centenas num cubículo a partilhar com mais fauna que não eles... Isto é a minha opinião apenas

E ainda por cima queres 2 espécies de inverts...

Eu tenho um aqua de 40lt dedicado a RCs e 4 ottos affinis ... E andam lá todos contentes :)

cumps, David

Publicado:

Boas

Sabes se os tiger podem estar em água fria?, dizias que seria apertado para eles quando começarem a reproduzir-se, mas como os red cherry suportam baixas temperaturas não é um problema, visto que tenho vários aquários que servem perfeitamente....

André Ribeiro

Publicado:

Penso que não... Mas se tens vários aquários, porque não distribuis a tua fauna de forma equilibrada por todos os aquas? Em vez de colocares todos dentro de um? :/

Boas

Quando disse que tinha vários aquários estava a referir-me a cubos vodafone, tem filtro e termostato, mas são pequenos, e ainda não aprendi a unir 2 ou mais.

Eu também antes tinha 5 bettas femêa neste, e agora estão em dois cubos.Eu sei que continua a ser pequeno para elas mas os bettas não precisam de grande espaço por isso...

Abraço

Editado por André7474

André Ribeiro

Publicado:

Pois, isso é o equivalente a eu dizer que podes aguentar viver numa casa de banho de apartamento. Até consegues, tens lá espaço para te deitares ao comprido... Mas não é vida para se ter... Portanto 5 bettas fêmea para 2 cubos é a mesma coisa...

cumps

Publicado:

Boas

Acho que em vez de sakuras vou pôr apenas os tiger com super tigers orange tail. Quanto aos bettas femêa será melhor 3 cubos para as 5 ?

André Ribeiro

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!