Flavio12786 Publicado Dezembro 18, 2012 Publicado Dezembro 18, 2012 Boa tarde o meu aquário já está montado à uns três anos e recentemente fiz uma poda maior e umas alterações nas plantas e assim! No fim de semana passado fiz uma tpa e reparei que andava um guppie com as barbatanas roidas e fui medir o ph e fiquei espantado pois ele sempre andou perto de 7 e estava a 8! Pensei que com a tpa baixasse para o valor de sempre mas hoje voltei a medir e está na mesma por volta de 8 e decidi fazer os outros testes e obtive os seguintes resultados: PH - 8 GH - 7º KH - 2º No2 - 0,05mg/l No3 - 75mg/l Onde obtia praticamente sempre: PH - 7 GH - 5º KH - 4º No2 - omg/l No3 - 25mg/l Agora as questões que coloco são: Porque terá alterado tanto o KH? O valor do ph deve ter subido devido a essa alteração certo?! Como posso aumentar o KH para tamponar o ph nos 7 novamente? O No3 é possivel que tenha subido para esses valores devido ao facto de ter andado a mecher nas plantas e se ter libertado fertilizante do subsolo para a coluna de água?! Agradeço que quem me possa ajudar diga algo. Cumps Flávio Lopes Citar
dg12 Publicado: Dezembro 18, 2012 Publicado: Dezembro 18, 2012 Que plantas trocaste, e que alterações fizeste? Que substrato tinhas no fundo do areão? É que podias ter remexido com as raízes das plantas no fundo e tudo o que estava no substrato subiu para a coluna de água... Colocaste alguma pedra calcária? Para já faz umas TPAs e vê se arranjas umas pinhas de amieiro para reduir um pouco o pH... cumps Citar
Flavio12786 Publicado: Dezembro 18, 2012 Autor Publicado: Dezembro 18, 2012 Tenho Heterantera Zorestifólia que me ocupava mais de metade do aquário podei e ficou bastante mais pequena tinha umas anubias que arranquei pois no sitio onde estavam não estavam bem arranquei tambem uns pés de vallisnéria o substrato foi apenas por esperiencia e na altura comprei do mais barato é o sera floredepot que até me arrependi pk na altura li que não era grande coisa mas a mim surpreendeu-me pk pela primeira vez consegui manter plantas saudáveis mas continuando penso que foi de arrancar essas plantas que fez subir os nitratos mas isso não faz mexer o ph ou faz? Pedras não coloquei nenhuma. Vou fazer as tpas e as pinhas até cá tenho mas pensava que fossem só para os camarões! Citar
rui.c Publicado: Dezembro 18, 2012 Publicado: Dezembro 18, 2012 que agua pusestes' viste o ph dela? Citar
dg12 Publicado: Dezembro 18, 2012 Publicado: Dezembro 18, 2012 As pinhas e troncos ajudam a baixar o pH... Tu ao soltares as raizes, concerteza levantaste algum substrato... Dai os parametros da água terem disparado. Mas o pH estar assim é esquisito... Eu também tenho um aqua com seraflordepot, e nunca tive valores desses! :/ Citar
Flavio12786 Publicado: Dezembro 19, 2012 Autor Publicado: Dezembro 19, 2012 Pois é esquisito ter o ph alto e o kh baixo agora para subir o Kh para tentar tamponar o ph este tambem vai subir!Entretanto alêm de das pinhas de amieiro vou colocar umas folhas de carvalho que pelo que lí tambem ajudam a baixar o ph e visto ter camarões estes vão aproveitar para comer delas tambem! Citar
dg12 Publicado: Dezembro 19, 2012 Publicado: Dezembro 19, 2012 Tens camarões ai?? Quais? Já havias de os ter tirado... pH a 8 para inverts no geral é má ideia! A água da tua torneira tem que parâmetros? Se forem bons, toca a fazer TPAs (20-30%) cumps ,David Citar
Flavio12786 Publicado: Dezembro 19, 2012 Autor Publicado: Dezembro 19, 2012 Pois já descobri a origem dos Nitratos! Já vêm na água que sempre utilizei que é proveniente de uma fonte que fica aqui perto de casa mas só agora é que vem com estes parametros malucos porque o ph estava sempre perto de 7 o Kh era de 4º os nitratos tambem baixos! Talvez devido aos temporais que vieram os parametros da agua alteraram! A agua da torneira tem os seguintes parametros: Ph - 6 Gh - 4 Kh - 2 No2 - 0 No3 - 5mg/l Os camarões são Neocaridinas wild e tenho reds numa maternidade para colocar num aquário mais pequeno que está a maturar! Citar
dg12 Publicado: Dezembro 19, 2012 Publicado: Dezembro 19, 2012 Pois, mas esses parâmetros nem estão mal, e o teu problema era o pH e nitritos alto certo? Esse está bem baixo lol Essa água apenas é um pouco ácida a mais... cumps Citar
Flavio12786 Publicado: Dezembro 19, 2012 Autor Publicado: Dezembro 19, 2012 É o ph que está um bocado baixo e o KH que possivelmente não consegue tamponar o mesmo logo se o ph tiver que subir sobe na mesma! Citar
dg12 Publicado: Dezembro 19, 2012 Publicado: Dezembro 19, 2012 Pois, também é verdade. Não tens acesso a uma água com melhores parâmetros? Temporariamente podes usar água de compra, mas sai um pouco caro :/ Citar
Flavio12786 Publicado: Dezembro 19, 2012 Autor Publicado: Dezembro 19, 2012 Vou experimentar com o bicarbonato de sódio que segundo lí este aumenta o KH e vou tentar por nos 4 graus e o ph a 7! Enchi dois garrafões de 5 litros e deitei uma grama de bicarbonato de sodio em cada um e deixei abertos para evaporar o cloro amanhã já vejo como estão os parametros e se estiverem bons faço uma tpa! Depois se der resultado preparo mais para depois fazer outra tpa para a semana para os valores não alterarem muito repentinamente! Citar
dg12 Publicado: Dezembro 19, 2012 Publicado: Dezembro 19, 2012 Nunca fiz esse processo, mas já ouvi falar dele. Se resulta ou não, já não sei... Boa sorte! Citar
Hugo Moura Publicado: Dezembro 19, 2012 Publicado: Dezembro 19, 2012 Boa noite Flavio, vê este link, pode ser que sirva para cálculares as quantidades de B.Sódio a aplicares: http://dataguru.org/misc/aquarium/CalKH.asp?Gallons=65&KH=4&measure=0&Baking+Soda+%28Teaspoons%29=5.00&SKH=2&EKH=6&pHChange=0.00 Espero ter ajudado. Citar
Flavio12786 Publicado: Dezembro 20, 2012 Autor Publicado: Dezembro 20, 2012 Obrigadão Hugo Moura as pesquisas que fiz e não encontrei isso nem sabia que existia!O que encontrei era tudo muito teorico e como eu não percebo muito de química fiquei praticamente na mesma mas como sou teimoso fui fazer a experiência com água da torneira nos garrafões mas isso vai ajudar-me bastante!O meu muito obrigado e só mais um reparo aqui no forum podia existir um sítio onde as pessoas pudessem por estas calculadoras ou até programas que ajudassem aqueles que por vezes tem dificuldade em perceber como certas coisas funcionam!Agora sem mais nada mais uma vez agradeço um abraço e cumprimentos Flávio Lopes Citar
Hugo Moura Publicado: Dezembro 20, 2012 Publicado: Dezembro 20, 2012 Flávio, ainda bem que ajudou ai no teu problema e nas tuas experiências. Depois conta ai se funcionou e já que estás a experimentar, ideal seria apontares os vários valores que obtens para tentarmos chegar a uma média de quantidade por litro. Um abraço e boa sorte! Citar
Recommended Posts