Recommended Posts

Publicado

boas malta.

tenho um filtro sunsun 1000L/h mas com o passar dos tempos os 3 cestos foram-se partindo.

a junçao dos 3 cestos criava um canal por onde passava a agua para o fundo do filtro para depois ser filtrada isso tambem se partiu...

esse problema ja resolvi comprei um tubo de pvc cortei á medida e ta feito.

o problema esta mesmo nos cestos os 2 ultimos ja nem sai do filtro de estar tao preso e a ultima esponja nao consigo limpa-la.

Como aquilo é marca chinesa nem sei onde encontrar esses cestos mas pensei numa coisa.... tipo o filtro eihem 2211 nao tem cestos quer a esponja grossa as ceramicas e a lã filtrante estao todas subrepostas umas nas outras sera que posso fazer isso tambem neste filtro externo? tirar os cestos e por por camadas as materias filtrantes? nao perderá poder de filtraçao?

Publicado: (editado)

Penso que já vi numa loja esse teu filtro... fica no topo do aquário, na horizontal certo? Nunca espreitei com atenção para o interior, nem vi bem como são esses cestos que fazem a divisão, mas tenho um 2211, e sim é verdade que está tudo ao molho e fé em Deus :smile2:

Em termos de caudal acho que não afecta, em termos de filtração no Eheim também não deve ser preocupante, senão aquele modelo não tinha sido sequer desenhado assim. Agora, no Eheim, o filtro é em copo na vertical, despejas o interior e sai tudo lá de dentro, no teu caso sinceramente acho que em termos depois de manutenção será mais complicado. Como é que pensas tirar o conteúdo? Cerâmica a cerâmica? Lol... acho que não vais ter uma maneira de retirar o "filtro" e despejar tudo para um balde e poderes limpar...

Achas que não consegues "inventar" umas divisões/cestos de um outro material qualquer? Eu por exemplo ainda quero tentar colocar (inventar) cestos no meu, precisamente por causa da facilidade na limpeza. Quero ver se encontro algumas garrafas de plástico que tenham +/- o diâmetro do copo e vou fazer uns buracos no fundo de maneira a tentar recriar os cestos.

Editado por elorga

Cump,

ELorga

Publicado:

limpar nao ha problema o filtro tem abertura por cima como todos os outros se abrir a parte de cima posso despejar tudo e limpar a minha questao é se aquilo nao trará problemas ao filtro ou se este perde a capacidade de filtrar.

deves estar a fazer uma pequena confusao o filtro é externo fica no chao e se lhe tirares a cabeça ficas com pleno acesso ao "balde".

eu no meu ver em prencipio nao deve haver problemas os cestos apenas acondicionam mais as materias filtrantes e é mais facil de limpar agora se tiver o balde completamente vazio e colocar a esponja grossa depois as ceramicas e em cima a lã de vidro acho que nao ha problema mas quero certeficar-me antes de partir os cestos todos para os tirar

Publicado:

Tens razão quando dizes que estou a fazer confusão... ou melhor, não esse o teu caso.

Há uns Aquários SunSun que têm o filtro no topo, ao longo do aquário... o meu erro foi não ter visto que te referias apenas à marca SunSun na questão do filtro, e pensei que fosse o aquário todo. De qualquer forma, aqui fica uma foto que encontrei na net do que me referia:

156161341_o.jpg

Como podes reparar, a água é puxada para cima, corre pela calha no topo onde estão as matérias filtrantes dentro de cestos e no final volta a "cair" para dentro do aquário já filtrada.

Agora mais elucidado sobre o teu problema, penso que deverias tentar esforçar-te por conseguir tirar os cestos sem os partires... tentar colcoar algum produto que faça aquilo sair de depois laves tudo bem.

Em última análise, é como dizes, arriscas e "partes os cestos todos" :smile2:

Espero ter ajudado em alguma coisa!

Cump,

ELorga

Publicado:

acredita que nao consigo as pegas partiram e aquilo esta tao assispado que so mesmo partindo das duas uma ou arranjo outros cestos que deve ser dificil ou entao faço aquilo k estou a pensar mas haver se alguem mais da uma opniao ou saber se alguem ja teve o mesmo problema k eu

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!