Lucky strike Publicado Dezembro 16, 2012 Publicado Dezembro 16, 2012 Comprei recentemente um aquário de dimensões 80 comprimento 30 largura e 40 altura. Tem actualmente uma tampa, na qual está incorporado um tubo fluorescente T5 de 24W. Ou seja, para mais de 90L, tenho apenas 24W, o que é manifestamente insuficiente. Visto que queria acrescentar mais plantas, o meu objectivo seria ter 50-60W no total. ESTOU DESANIMADO PORQUE NÃO ENCONTRO SOLUÇÃO PARA ESTE PROBLEMA. Vi as rampas de iluminação da aquaeden T5 mas o problema é que acho que depois a tampa não iria fechar. Tenho o problema da evaporação que seria enorme (aquário a 26ªC e temperatura da sala 24-25ªC) e tenho 2 gatas que de certo iam saltar lá para dentro e afogarem-se sem antes me matarem os peixes (que ainda não tenho, pois tá a ciclar ainda). Vi um projecto DIY com uma calha em madeira, mas a nível de instalações eléctricas NÃO PERCEBO NADA! Alguém me pode ajudar com uma solução? um sitio onde comprar calhas/tampas com as mesmas dimensões, mas com possibilidade de incorporar várias lâmpadas. Deixo aqui a foto para tentar dar uma ideia do problema. http://imageshack.us/photo/my-images/855/dscn0559i.jpg/ Agradeço toda e qualquer sugestão possível, desde lojas onde possa comprar calhas (tenho orçamento até 150€) até uma solução mais do tipo DIY, sabendo que em instalações eléctricas sou uma nulidade. Citar www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525
almartin Publicado: Dezembro 16, 2012 Publicado: Dezembro 16, 2012 Boas, acho que a solução mais facil e tirar essa tampa e mandar fazer uma regua. Na Aquaeden fazem isso. Cumps Citar
Henrique Claudino Publicado: Dezembro 16, 2012 Publicado: Dezembro 16, 2012 O problema são as gatas e a evaporação... Para ai só conheço soluções DIY... eu tenho um problema parecido, mas o meu aquário é pequeno, o que complica ainda mais... :D Citar Cumps, Henrique Claudino
Jorge N. Ferreira Publicado: Dezembro 16, 2012 Publicado: Dezembro 16, 2012 Peguem num bocado de madeira e façam uma tampa nova Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
ko33bc Publicado: Dezembro 16, 2012 Publicado: Dezembro 16, 2012 Pode colocar 2 fitas de Led 5050 e chega. Eu tenho 1 warm white e 1 cool white e as plantas estão a crescer muito bem. Cumps Citar
joaoreis00 Publicado: Dezembro 16, 2012 Publicado: Dezembro 16, 2012 O problema são as gatas e a evaporação... Para ai só conheço soluções DIY... eu tenho um problema parecido, mas o meu aquário é pequeno, o que complica ainda mais... :D supostamente tens a temp da sala quase á mesma temp do aquario! a evaporação ñ seria assim tanta! Citar Feedback
Tiago Martins Publicado: Dezembro 16, 2012 Publicado: Dezembro 16, 2012 eu tenho aquario de 54L e tenho o mesmo problema. tenho apenas 11w. já pensei em colar daquela fita que pareçe aluminio, sempre refletia mais a luz, será que ajudava? em termos de leds, quais os leds que podemos usar no aquario? Citar
Lucky strike Publicado: Dezembro 16, 2012 Autor Publicado: Dezembro 16, 2012 Obrigado a todos pela ajuda. a solução dos leds não é solução, porque não dá para os plantados que quero fazer (nomeadamente tapete de musgos) e efectivamente as soluções das rampas impossibilitam-me de tapar o aquário. É pena esta situação, porque começo mal no hobby da aquáriofilia. Mas enfim... vou pegar no meu tempo livre a tentar fazer uma tampa em madeira. Se não conseguir, há que juntar € para um áqua novo. Citar www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525
DanielSan19 Publicado: Dezembro 16, 2012 Publicado: Dezembro 16, 2012 Boas, o teu aquário é da mesma dimensão do meu, e durante algum tempo tive-o apenas com 18w T8 e para certas plantas era suficiente. Podes comprar uma régua T5 com a mesma potência, estanque e adaptar ai, existem umas estreitas que dão de certeza para o espaço que ai tens, e já vêm montadas é só ligares á electricidade por isso a nivel eléctrico não tens de te preocupar, arranja é uma forma de a prender á tampa e está feito. A tampa do meu só dava para uma, e era pouco prática pois era integral, acabei por fazer uma e meti 2 T8 de 18w e as plantas estão excelentes. Cumps. Citar
Tiago Martins Publicado: Dezembro 16, 2012 Publicado: Dezembro 16, 2012 ainda agora andava aqui a pesquisar uma soluçao para mim. e num dos posts vi um membro que utilizou uma regua t5 (comprada na aquaden,acho eu) e colou-a na tampa. e fui ver e eles tem varias medidas é só veres se tem para ti. Citar
Henrique Claudino Publicado: Dezembro 16, 2012 Publicado: Dezembro 16, 2012 ainda agora andava aqui a pesquisar uma soluçao para mim. e num dos posts vi um membro que utilizou uma regua t5 (comprada na aquaden,acho eu) e colou-a na tampa. e fui ver e eles tem varias medidas é só veres se tem para ti. Boas, Tiago isso interessa-me. Será que pode colocar o link desse post? Obrigado Citar Cumps, Henrique Claudino
Tiago Martins Publicado: Dezembro 17, 2012 Publicado: Dezembro 17, 2012 http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=205094 boas acho que é este, Citar
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 17, 2012 Publicado: Dezembro 17, 2012 (editado) Comprei recentemente um aquário de dimensões 80 comprimento 30 largura e 40 altura. Tem actualmente uma tampa, na qual está incorporado um tubo fluorescente T5 de 24W. Ou seja, para mais de 90L, tenho apenas 24W, o que é manifestamente insuficiente. Visto que queria acrescentar mais plantas, o meu objectivo seria ter 50-60W no total. ESTOU DESANIMADO PORQUE NÃO ENCONTRO SOLUÇÃO PARA ESTE PROBLEMA. Vi as rampas de iluminação da aquaeden T5 mas o problema é que acho que depois a tampa não iria fechar. Tenho o problema da evaporação que seria enorme (aquário a 26ªC e temperatura da sala 24-25ªC) e tenho 2 gatas que de certo iam saltar lá para dentro e afogarem-se sem antes me matarem os peixes (que ainda não tenho, pois tá a ciclar ainda). Vi um projecto DIY com uma calha em madeira, mas a nível de instalações eléctricas NÃO PERCEBO NADA! Alguém me pode ajudar com uma solução? um sitio onde comprar calhas/tampas com as mesmas dimensões, mas com possibilidade de incorporar várias lâmpadas. Deixo aqui a foto para tentar dar uma ideia do problema. http://imageshack.us.../dscn0559i.jpg/ Agradeço toda e qualquer sugestão possível, desde lojas onde possa comprar calhas (tenho orçamento até 150€) até uma solução mais do tipo DIY, sabendo que em instalações eléctricas sou uma nulidade. O aquário tem 30 cm de largura. Ao colocares um calha por cima ela vai ocupar grande parte do espaço superior, vão sobrar 7/8 cm de cada lado, não passa nenhum gato por ai. Além do que duvido um pouco que o gato se metesse dentro de água, logo os gatos. Qt à evaporação, é alguma, mas olha que não é grande problema e nem nunca tive humidade nas pareces por causa disso. A minha opinião é que esse receios tem pouca razão de o ser! A sério! Editado Dezembro 17, 2012 por Ptuga Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
pedronb Publicado: Dezembro 18, 2012 Publicado: Dezembro 18, 2012 (editado) Lucky strike"nomeadamente tapete de musgos" Ultimamente devem estar na moda os tapete de musgos...Deve ser para aí a 20ª vez que vou escrever isto: Os "tapetes" requerem 1W por litro de iluminação, CO2, fertilização intensa, etc . Esta luz é dificil de controlar mesmo por quem já tem experiência com plantas e 0.5W / litro. O mais provável de acontecer é acabar com o aquário todo cheio de algas e chateado porque não correu bem. Se quer colocar plantas na frente do aquário a Sagittaria subulata é a mais indicada para começar. A tampa parece ter pouco espaço mas na foto não é perceptivel uma calha T5 parece-me uma boa solução se não sabe nada de electricidade, eventualmente deitada (horizontal) se o espaço até à água for pouco.Com ajuda: 2 suportes estanques, um balastro (colocado por fora na parte de trás da tampa) e uma lampada T5 são a solução mais "fina" dentro da tampa, foi assim que fiz a transformação do meu 2ª aqua de 60 cm.Tiago Martins"eu tenho aquario de 54L e tenho o mesmo problema. tenho apenas 11w. já pensei em colar daquela fita que pareçe aluminio, sempre refletia mais a luz, será que ajudava?" "Fita de aluminio para exaustão de esquentadores" Claro que ajuda e é a melhor solução, escurece em algumas zonas com o tempo mas aumenta bastante a eficiência das lampadas, já esperimentei pintar mas o resultado é inferior: Ao fim de uns tempos a tinta fica verde com a acumulação de humidade e os pingos que caiem da tampa não me parecem ser água muito "limpa" embora não criem problemas por ser pouca quantidade fico na dúvida...porque é que formam uma pelicula na superficie. A fita não chega se queres ter plantas vou recomendar-te a colocação de uma 2ª lampada Editado Dezembro 18, 2012 por pedronb Citar
Tiago Martins Publicado: Dezembro 18, 2012 Publicado: Dezembro 18, 2012 Obrigado pela resposta. Ja tinha pensado em colocar uma calha por baixo da lampada. Mas entretanto andei a ver se encontrava alguma coisa de leds, sempre se poupa e ocupam menos espaço, que me aconselhas? Citar
rgccvieira Publicado: Dezembro 21, 2012 Publicado: Dezembro 21, 2012 (editado) Boa noite a todos, Não tenho muita experiencia mas vou dar a minha colherada e a minha sugestão na mesma e peço que me corrijam se estou enganado. Porque não colocar (substituir essa lampada) por PLLs, talvez 2 de 36w seja muito para o espaço , mas penso que pelo menos uma de 36w. Mas reparei que o aqua tem 80 cms logo tambem poderá colocar uma PLL de 55W assim já nao seria nada mau. Não sei se será boa ideia mas é uma opiniao que pode ser trabalhada em conjjunto com todos para ajudarmos. cumprimentos Editado Dezembro 21, 2012 por rgccvieira Citar
-OLIVEIRA- Publicado: Dezembro 21, 2012 Publicado: Dezembro 21, 2012 Fala com o ramirezi da aquaeden Vai a area dele nos psyrocinios e procura na iluminção ele tem lampadas t5 de 39w Ja la comprei .preço em conta. Citar Me &Mr Wayne em Hong Kong - Discus Wayne Center
Recommended Posts