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Boas,

 

montei, à um mês e meio um pequeno plantado com menos de 50 lt úteis e continuo sem conseguir combater eficientemente as algas.

 

Como reutilizei o substrato fértil e inerte da anterior montagem e apenas coloquei novo inerte por cima da antiga mistura, comecei a fertilização liquida duas semanas depois. E despejei tampas NPK e Micros (de Seachem que sinceramente para plantados não é o mais indicado).

Mantive sempre 3bps+ de CO2.

 

Mas acho que o problema pode ter avançado mais rapidamente porque também tinha 60w pll com 6h de periodicidade.

 

À uma semana, aumentei a distancia da calha em poucos centímetros, e diminuí a intensidade para 36w por 7h.

Também resolvi começar a fertilizar com Bright K e Bright Lights juntamente com o flourisch e Excel.

 

Mesmo assim as algas continuam a desenvolver-se na "Cuba" e na Lilaeopsis brasiliensis e estão as duas num tom amarelado. A Cyperus Helferi parece apresentar carências de potássio mas como ter a certeza??

 

A Rotala Wallichii foi a mais afectada. Fiz-lhe uma poda bastante agressiva na esperança que crescesse mais saudavel.

 

Aparentemente não vejo melhoras até a data. Isto não tá fácil...

 

Cumps

 

 

 

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Ao reduzires a luz fizeste o que era correcto, mas tens que dar tempo ao tempo. As coisas não acontecem do dia para a noite e não é numa semana que vais ficar sem algas.

 

Não sabemos também que tipo de algas são, o que nos poderia indicar qual o problema. De qualquer dos modos, estás a agir da forma correcta. Certifica-te que o CO2 está a chegar a todo o lado (a cuba pode estar amarela por ter pouco CO2 - agora provavelmente está bem porque tens menos luz). Tenta retirar o máximo que conseguires e faz 2-3 TPAs semanais. E claro, fertiliza normalmente. Vais ver que daqui a 2-3 semanas já vais ver diferenças...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

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Boas,

 

 

 

Boas

 

 

Podes colocar umas fotos, para que se possa ver qual a alga que te ataca as plantas?

 

 

 

 

Abraço

Tive agora a limpar o vidro e a podar a Cuba. Depois da TPA tento tirar uma foto com telemóvel... :confused4:

Mas são as tipicas algas iniciais: Green dust com fartura (acastanhada) e BBA´s no musgo e nas Cyperus e Lilaeopsis.

 

Ao reduzires a luz fizeste o que era correcto, mas tens que dar tempo ao tempo. As coisas não acontecem do dia para a noite e não é numa semana que vais ficar sem algas.

 

Não sabemos também que tipo de algas são, o que nos poderia indicar qual o problema. De qualquer dos modos, estás a agir da forma correcta. Certifica-te que o CO2 está a chegar a todo o lado (a cuba pode estar amarela por ter pouco CO2 - agora provavelmente está bem porque tens menos luz). Tenta retirar o máximo que conseguires e faz 2-3 TPAs semanais. E claro, fertiliza normalmente. Vais ver que daqui a 2-3 semanas já vais ver diferenças...

 

Abraço

 

GM

Muito obrigado GM,

 

Bem sei que sou pessoa muito impaciente mas também sei que, infelizmente tenho que me sujeitar às leis da física. lol

Mas achei que nestas duas semanas houvesse um abrandamento do desenvolvimento das algas... O que não aconteceu.

 

Não mencionei mas a filtragem é feita por um Cristalprofi 701, acho suficiente para uma boa circulação de água.

 

Continuo a achar que pode mesmo ser problemas de fertilização. Cheguei a adicionar 5ml diarios de fosfatos (leia-se seachem P) e no final de cada semana tinha 20ppm de NO3 e 0,25ppm de PO4.

 

Será que a presença de nitratos altos obriga as plantas a consumir todo o fosfato disponível? 20~30 ppm é assim tão alto?

 

Já agora, Ph entre 6,6 e 7; GH 4~5; DC está verde lima.

 

Cumps.

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Boas,

 

Aqui estão algumas fotos que podem ajudar a identificar os problemas

 

A Cuba amarelada:

cubaa.jpg

 

A Cyperus

cyperusa.jpg

 

mauestado.jpg

As plantas

plantasamarelas.jpg

 

 

Só por termo de comparação fica uma foto de 17/11:

 

aqua8000k.jpg

 

Embora as plantas cresçam significativamente, não aparentam lá grande saúde...

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Quanto mais luz tens, maior necessidades de grandes quantidades de CO2 e também de nutrientes. Ao reduzires a luz, tudo vai abrandar: crescimento e consumos. Mas por outro lado, ficas com maior espaço de manobra para eventuais erros. É a minha filosofia.

 

A cuba costuma ficar amarelada quando se poda. Isto acontece porque as folhas que estão por baixo não apanham praticamente luz nenhuma. Não sei se é a esta situação que te referes. De qualquer das maneiras, com CO2 abundante e fertilização ela volta a ficar verde no espaço de 2 semanas (ou menos).

 

Eu acho sinceramente é que tu ainda tens o aquário a estabilizar. Por isso é só uma questão de manter a manutenção do mesmo e as coisas acabam por endireitar.

 

20 ppm de nitratos não é muito alto. É o valor adicionado por semana de acordo com o estimative index. O que acho esquisito é as plantas estarem a consumir 5 ppm de fosfato pois deveriam consumir no máximo 1-2 ppm por semana. Que substrato estás a usar? Se aquasoil ou akadama (ou seja, argila), esta tende a captar iões da água e pode ser por aqui que estão a "desaparecer". Se for isto não há problema pois continuam disponíveis para as plantas no substrato. A outra opção é os testes não te estarem a dar valores certos... É por esta e por outras que eu não faço testes. Fertilizo sempre em abundância e assim sei que qualquer que seja o problema que tenha, o mesmo não está relacionado com a falta de nutrientes.

 

Nunca usei os fertilizantes da Seachem (à excepção do excel) e por isso não te sei dizer. Mas sei que há muita gente que usa e com bons resultados. Agora como quase todas as marcas, devem ser muito diluídos pelo que normalmente se usa 2-3 x a dose recomendada pelo fabricante. Mas realmente 5 ppm de fosfato é mais do que suficiente. Era preciso era ter a certeza de que isto está correcto.

 

Uma pergunta: o teu DC é daqueles que já traz a mistura feita ou tu é que estás a fazer? Ou estás a usar água do aquário? Não sei se sabes, mas no caso da última opção, a cor do DC pode induzir em erro. Tem que ser uma solução calibrada com 4 dKH. Podes fazer um teste. Tira um pouco de água do aquário e deixa em repouso durante 24H de modo a equilibrar as pressões relativas de pCO2. No dia seguinte, a meio do fotoperíodo mede o pH dessa água e logo a seguir mede o pH do aquário. Se tiveres uma variação de 0.8-1 deves ter CO2 suficiente. Este método não é muito rigoroso mas dá para ter uma noção.

 

As green dust são relativamente normais agora as BBA indicam que ou tens pouco CO2, ou então andaste a brincar com a quantidade de CO2. Vê isso do DC e certifica-te de que tens CO2 em abundância. Podes usar excel directamente em cima das BBA. Aproveitas uma TPA e páras os filtros e pões-lhe em cima. Atenção que se meteres em cima das plantas desta forma, estas também desta para melhor

 

Paciência é uma virtude na aquariofilia :)

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

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Boas,

 

GM, um grande obrigado pela disponibilidade de ajudar e partilhar conhecimento. Como sempre!

 

mas já agora duas ou três questões

 

- A cuba mantém-se amarela a 3 semanas mesmo as folhas novas. é certo que não consigo distinguir se são algas ou as folhas propriamente.

 

- Em relação aos fosfatos, eu disse que punha 5ml e não 5ppm. Teoricamente para atingir os 1.30ppm de P, teria que adicionar 26ml = 5 tampas, e só para ~50 litros de agua!(http://calc.petalphile.com/en/)

 

- Bem gostava mas o substrato não é akadama. É jbl manado. Por baixo é jbl fértil e inerte misturado. Mas aqui também há um problema, este substrato nutriu echinodorus e staurogynes durante alguns meses. Ainda pus Terra Uno que arranjei baratucho. Pode ser que ajude a revitalizar o subtrato.

 

- O meu DC já trazia a solução. Mesmo assim, será que podia usar a agua do aquário, tendo a agua com 4 dKH?

O Problema ´que não tenho essa variação de 0.8-1 nunca! Agua sem CO2 com Ph de 7, com CO2 fica pelos 6.5. O meu teste é de largo espectro, o que não ajuda. Tenho que tirar isso a limpo então.

 

Também já injectei 15ml de paciência nas veias! Vamos ver como correm agora as coisas.

 

Cumps.

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Viva,

 

se continuam amareladas pode ser falta de nutrientes então. Experimenta arranjar um fertilizante mais concentrado (Tipo Elos). Ou porque não tentas usas os sais e fazes tu próprio. Com um pequeno investimento inicial de 30-40€ ficas com fertilizante para 3 anos.

 

JBK Manado, como o Aquasoil ou o da Elos são todos argilas como o Akadama. Uns são impregnados com nutrientes (e.g. Amazonia), outros não (e.g. Manado) ;)

 

Não não podes usar água do aquário mesmo que esta tenha um dKH de 4. Porque o valor de pH dentro do aquário é afectado por uma série de coisas pelo que continuarias a não ter a certeza se a leitura estaria correcta. Experimenta injectar mais um pouco, SEMPRE com atenção à fauna para não teres dissabores.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus