Raysofhope Publicado Dezembro 13, 2012 Publicado Dezembro 13, 2012 Tenho um botia palhaço com ictio e então resolvi aumentar a temperatura para 28 graus. Queria saber se isto fará mal à restante fauna que tenho no aquário, tenho-os notado pouco activos. Tenho escalares, bocas de fogo, peixe papagaio, botias, etc. Obg Citar
José Prada Publicado: Dezembro 13, 2012 Publicado: Dezembro 13, 2012 Boas, 28º é quase a minha temperatura normal! Para o ictio, tenho uma vaga ideia que tens de aumentar para os 30 (a maioria dos peixes aguenta essa temperatura sem problemas)... ou então usar um produto próprio. Eu costumo usar o esha exit com bastante sucesso. Cumps. Citar Cumps. José Prada aka Micro-Chip
gmmartins Publicado: Dezembro 13, 2012 Publicado: Dezembro 13, 2012 Viva, é preferível aumentar a temperatura (que resulta bem) do que estar a usar antibióticos que depois acabam por entrar no ecossistema com as consequências que já sabemos... Respondendo à pergunta: Penso que a grande maioria da fauna prefere temperaturas entre os 22 e 24, mas não há problemas em estar assim alta durante algum tempo. GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
Paul Publicado: Dezembro 14, 2012 Publicado: Dezembro 14, 2012 Para tratar o ictio deves aumentar a temperatura para os 30º e mante-la assim durante 20 dias. Junta 1 colher de sopa de sal por cada 40 L de água. Deverá ser o suficiente para conseguires tratar o peixe. Citar Tanpanama -
José Prada Publicado: Dezembro 16, 2012 Publicado: Dezembro 16, 2012 (editado) é preferível aumentar a temperatura (que resulta bem) do que estar a usar antibióticos que depois acabam por entrar no ecossistema com as consequências que já sabemos... Isso é discutível... já perdi peixes com essa técnica. Também não sou muito a favor de produtos quimicos na água, mesmo que sejam medicamentos. Mas com o ictio, não volto a arriscar. Cumps. Editado Dezembro 16, 2012 por Micro-Chip Citar Cumps. José Prada aka Micro-Chip
gmmartins Publicado: Dezembro 16, 2012 Publicado: Dezembro 16, 2012 Isso é discutível... já perdi peixes com essa técnica. Também não sou muito a favor de produtos quimicos na água, mesmo que sejam medicamentos. Mas com o ictio, não volto a arriscar. Cumps. pois mas o problema é que sempre que usas antibióticos no aquário é mais um bocadinho que tomas quando comes uma couve, um peixe, etc... GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
Ricardo.Fonseca Publicado: Dezembro 17, 2012 Publicado: Dezembro 17, 2012 SAL?!!!! Com um peixe sem escamas como o bótia?? Nao morre da doença mas sim da "cura". Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
José Prada Publicado: Dezembro 17, 2012 Publicado: Dezembro 17, 2012 (editado) pois mas o problema é que sempre que usas antibióticos no aquário é mais um bocadinho que tomas quando comes uma couve, um peixe, etc... GM O esha exit não é antibiótico. É um composto à base de azul de metileno que é biodegradável... nem sequer precisa de TPA's para remover do aquário. Cumps. Editado Dezembro 17, 2012 por Micro-Chip Citar Cumps. José Prada aka Micro-Chip
gmmartins Publicado: Dezembro 17, 2012 Publicado: Dezembro 17, 2012 O esha exit não é antibiótico. É um composto à base de azul de metileno que é biodegradável... nem sequer precisa de TPA's para remover do aquário. Cumps. Se fosse só azul metileno os peixes só ficam azuis. o ictio continuava lá. Composição de Esha Exit: Diaminoacridine 6.3 mg (Acridina) Veride Malachitum 0.31 mg (Malaquite) Methylrosanilinii chloridum 0.79 mg (Metil Violeta) Methylthioninii chloridum 3.98 mg (Metil Azul) ad Aqua. Ora o primeiro, conhecido no nome comum por acridina é antibiótico e, para além disso, é cancerígeno. Abraço GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
José Prada Publicado: Dezembro 17, 2012 Publicado: Dezembro 17, 2012 Se fosse só azul metileno os peixes só ficam azuis. o ictio continuava lá. Composição de Esha Exit: Diaminoacridine 6.3 mg (Acridina) Veride Malachitum 0.31 mg (Malaquite) Methylrosanilinii chloridum 0.79 mg (Metil Violeta) Methylthioninii chloridum 3.98 mg (Metil Azul) ad Aqua. Ora o primeiro, conhecido no nome comum por acridina é antibiótico e, para além disso, é cancerígeno. Abraço GM Ok... estás a entrar por um campo demasiado técnico, até porque o artigo que foste buscar é sobre quimioterapia ainda por cima experimental. Não tenho conhecimentos, nem este é o local para este tipo de debate. O produto não é o tipo antibiótico comum, que não se deve exagerar na utilização para não provocar resistências nas bactérias. É um produto comercial, biodegradável, não necessita TPA's (pelo que não se vai espalhar facilmente pela natureza) e é mais eficaz do que o método tradicional de elevar a temperatura. Não vais encontrar medicamentos eficazes muito mais seguros que isto. Não digo que se deva exagerar, mas não é preciso diabolizar a sua utilização. Eu continuo a dizer, se por algum azar voltar a ter ictio, prefiro utilizar o medicamento a correr o risco de perder o peixe. Já agora, nunca disse que era só azul de metileno, mas se fosse não servia só para pôr os peixes azuis... O azul de metileno é vendido em lojas de aquariofilia como desinfectante contra fungus e parasita externos, muito usado quando se retira os ovos dos pais. Cumps. Citar Cumps. José Prada aka Micro-Chip
Recommended Posts