Projecto Novo Aqua 140l


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Estou actualmente numa fase de aprendizagem, com um Nano de 22L, onde tenho andado em experiências, ainda sem Fauna... mas já estou a pensar num novo aquário, mais ou menos digno desse nome..

Estou a pensar num aquário feito por medida com as seguintes dimensões 100x35x40.

 

Mas agora chegam as muitas dúvidas...

 

  1. Iluminação: segundo li, recomendam uma iluminação de 1W/Litro. O que para este caso daria 140W. Mas os Kits aquário que vendem normalmente tem uma iluminação de 0,25W/ Litro... No meu caso pretendia ter um aquário Low tec. à partida 2x 18W serão suficientes?
  2. Filtragem: Para um aquário com filtro externo, estava a pensar num filtro com 600l/hora. Podem-me recomendar algum filtro com termostato incorporado? Com ou sem UV? Quais as vantagens do UV.
  3. Co2: Tanto quanto percebi, o Co2 é bastante benéfico no rápido crescimento da Flora, mas será essencial? Para um aquário com esta dimensão, as soluções de Co2 caseiro serão suficientes?
  4. Aquário: Estava a pensar em algo com este aspecto: 67a8683241f978010c561b2b02b19703.jpg

Quanto aos tubos do Filtro, Co2, e outros, por onde passam estes? Entram directamente na zona da tampa? Ou o vidro do aquário teria de ter algum orifício para passarem os tubos? Se sim, como se veda?

 

Qual o espaço interior do armário que seria necessário para comportar todos os equipamentos?

 

Já agora... recomendam alguma loja/pessoa para mandar fazer o aqua por medida?

 

Desculpem-me as dúvidas tão básicas, mas antes de comprar o que quer que seja queria fazer uma estimativa de custos e um plano de "ataque".

Obrigado a todos pela vossa paciência... :)

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou tentar ajudar no que sei.

 

iluminação- ignora a regra dos watts por litro, é mesmo hórrivel essa regra. Mais fiável do que isso são os lumens por litro, para 140l 2 lâmpadas de 39w t5 chegam e sobram. se quiseres poe 3 24w t5 que até acho melhor.

Se quiseres ir por outra solução mais rentável aposta nos leds que duram mais e nem sai assim tão caro.

 

filtragem: não compres filtros com uv incorporado porque normalmente não resulta. só compras o uv se começares a ter os peixes doentes muitas vezes ou se tiveres água verde, até lá não acho necessário. o melhor sitio para comprar filtros é www.zooplus.es

lá os filtros são mais baratos e os portes gratis a partir de 50 euros. Para o teu aquario aconselho o tetratec ex 700 ou o fluval 206. se quiseres gastar mais um bocadinho tens o jbl e 901. qualquer um destes filtros são muito bons e não te vais arrepender.

filtros com termostato incorporado são mais caros e não aconselho porque se algum dia acontecer alguma coisa ao filtro e precisares de mandar arranjar ficas também sem o termostato.

 

Co2 não é essencial e só algumas plantas é que o requerem. depende muita da flora que vais colocar. O co2 caseiro funciona sempre mas é trabalhoso. co2 pressurizado é muito mais comodo e nem fica ssim tão caro, é só preciso saber comprar.

 

Quanto aos tubos, não vale a pena complicar e põe tudo a passar pela tampa.

 

O armário tem as dimensões que quiseres. O meu tem 1m de altura mas eu acho muito alto, primeiro porque só tenho 1,68cm e o aqua em cima do móvel fica com 1,50cm e torna-se dificil chegar ao substrato. de resto é só acompanhar as medidas do móvel á profundidade do aquário.

 

Mandei fazer o meu aquário numa vidraria. Não conheço as lojas habituais por isso não te posso ajudar.

 

 

não sei se me fiz entender. alguma dúvida cá estamos para ajudar.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.

A minha ideia é aproveitar um móvel que tenho com menos de 1m de altura e eventualmente reforçar as travessas se for necessário. Julgo que não, porque este é bastante robusto..

 

Quanto ao filtro com termostato a ideia era apenas não ver lá o termostato no interior.. Mas o que dizes faz sentido... se avariar, vai tudo à vida..

 

Os filtros que indicam fazem todos perto de 800-900 litros/ hora. Não será suficiente um que faça apenas 4 renovações?

 

Quando ao Co2, é algo que depois terei de ver, consoante a flora que venha a colocar... Só queria confirmar se tinha espaço no interior do armário para as botijas..

Quanto aos tubos, acho que vou fazer na tampa e fica resolvido... mais fácil e barato..

 

Qualquer vidraria faz isso sem dificuldade? Alguém conhece alguma na zona de Lisboa?

Obrigado de novo

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta ver isto: http://aquaticscaper.wordpress.com/category/artigos/iluminacao/

 

Acho que em casa tenho uma tabela em português. Se assim for depois mando-ta.

Eu nunca tive 1w por litro (nem perto) e o Skinny tem 60 cm de altura.

Viste os estado das plantas? E sem CO2.

Cada um com a sua ideia e a minha experiência vale o que vale (ou seja, NADA!), e como tal acho que há muita gente a gastar dinheiro mal gasto.

Editado por Jorge N. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.