Recommended Posts

Publicado

Boas, hoje reparei que 3 neons tinham umas bolhas brancas perto da boca, e outros estão com manchas brancas, já pesquisei um pouco e provavelmente é a doença dos neons, vou fazer uns testes para ver como estão os parâmetros da água.

Não sei se isto se propaga aos outros peixes, o que aconselham?

Cumps.

Publicado:

Boas, ninguem aconselha nada?

Acham que devo retirar os neons para outro aquário ou deixo estar no comunitário?

Ontem medi os parâmetros da água e não notei nada de diferente, nenhuma mudança significativa em qualquer dos parâmetros.

Li que a doença dos neons está relacionada com mudanças bruscas dos parâmetros, mas como tenho ph de 6 no aquário e a água da minha torneira sai com um ph de 7,5 faço as TPA's por fazes, metade num dia e metade no outro, mesmo para não haver grandes alterações.

Ontem medi após abrir o tópico e estava com os seguintes valores:

PH - 6 (estável, não houve alterações)

KH- 0 (sem alteração)

GH- 5 ( sem alteração)

NO2 - 0 (sem alteração)

A temperatura está nos 26º e fiz uma TPA em 2 vezes como expliquei no domingo á noite e segunda-feira.

Cumps.

Publicado:

Boas, preciso de alguma ajuda, já fiz o tratamento com Esha2000 como me aconselharam na loja, acabei por isolar os peixes num aquário que estava a montar para camarões, mas não noto grande diferença no aspecto dos neons.

O que devo fazer agora, mantenho os neons isolados ou mudo-os para os comunitário?

Cumps.

Publicado:

Vá lá pessoal, umas dicas, como disse no post anterior já fiz o tratamento, mas não noto nada de diferente nos neons, ainda estão no aquário á parte que tem estado com carvão ativado no filtro para retirar o medicamento da água.

Será que fiz bem ou deveria ter deixado o medicamento na água visto estarem apenas os neons no aquário.

Será que já os posso passar para o comunitário.

Dêm ai umas dicas, provavelmente já alguem utilizou este produto e sabe o que fazer.

Cumps.

Publicado:

Boas,

vou apenas relatar o que me aconteceu, sendo que do que li nos teus posts não deve ser o mesmo. Eu na sexta-feira passada notei uns pontos brancos nos meus Neons e Cardinais. Atenção que não eram bolhas nem manchas como o teu caso. Penso que seria ICTIO, vulgarmente chamada de a doenca dos pontos brancos.

Aumentei a temperatura para os 30º e fui comprar um produto da API para tratar esta doença, API SUPER ICK CURE. Não tive possibilidade de separar apenas os peixes que notei afectados, e coloquei o produto no aquário comunitário. Ao fim de 3 dias posso dizer que já não noto nada nos peixes afectados e os restantes continuam de boa saúde. Já estou a reduzir 1 grau por dia no termostato até voltar à temperatura habitual e estou a pensar colocar carvão activado durante 2 dias para retirar potenciais vestígios do tratamento.

No teu caso, penso que poderá ser outra coisa mais grave, mas fica aqui o meu testemunho...

Cump,

ELorga

Publicado:

Obrigado desde já, realmente não sei o que se passará com os neons, fiz o tratamento conforme me disseram na loja e vem descrito na bula e não noto nada de diferente nos peixes, continuam com as bolhas e as manchas mas comem e têm um comportamento normal.

Não se se será aconselhado outra dose com esha2000 para ver se melhoram ou se deixo estar e espero mais uns dias para ver se ficam com melhor aspecto.

Cumps.

Daniel

Publicado:

Bem, sem querer ser arrogante continuo sem perceber o porquê de tão poucas respostas a este tópico, tirando o membro Elorga que pelo menos deixou um testemunho do que lhe sucedeu, mais ninguém se dignou a responder, por vezes fico um pouco decepcionado com esta situação, afinal não me importo que não comentem a minha ultima montagem ou outro post qualquer que tenha aqui no forum, mas neste caso trata-se de assuntos mais delicados em que para alguém como eu, inexperiente, todas as opiniões contam.

Infelizmente desde o inicio já me morreram 2 neons, restam 4 e ainda ninguém foi capaz de dar algum tipo de conselho, isto em 16 dias.

De momento os 4 neons que tenho eram os que apresentavam melhor estado de saúde, ontem morreu um que estava completamente débil, mal nadava, tinha um aspecto escamado e pálido e uma bolha enorme na boca, não consegui mais ver o sofrimento dele e acabei por o retirar e meter num recipiente á parte onde fui metendo água do aquário de forma a manter a temperatura, mas passado um pouco acabou por morrer.

De momento estou a seguir os conselhos do membro Elorga e de outro com o qual troquei recentemente algumas plantas e tenho o aquário a 30º e adicionei um pouco de sal. O carvão ativado vou retirar hoje e fazer uma boa TPA, de seguida baixo progressivamente a temperatura para os 26º e espero mais uns dias, se as coisas não melhorarem não sei mais o que fazer, se algum melhorar retiro-o para o aquário comunitário e espero que os outros vão pelo mesmo caminho.

Cumps.

Publicado:

Olá, Daniel.

A "doença do neon" leva a áreas de descoloração, não à formação de bolhas/cistos macroscópicos. Não acho que seja a doença que seus peixes têm.

Uma condição mais rara, mas relativamente comum em Neons é a de vermes nematóides Philometra. Formam bolhas abaixo da pele onde fica o próprio verme adulto, que é branco. Veja aqui:

http://www.fnzas.org.nz/fishroom/viewtopic.php?f=25&t=40813

Fotos ajudariam na identificação. Você tem como postar alguma imagem dos seus peixes?

Boa sorte!

Grande abraço!

Posted Image
  • 4 semanas depois...
Publicado:

boa tarde Daniel tudo o teu tlm esta bom estou a tentar falar contigo e não consigo falar contigo tens mp cheio