potav Publicado Dezembro 12, 2012 Publicado Dezembro 12, 2012 Amigos, Tenho um aquário de 240 litros, gostaria de saber o método mais simples para fazer uma grande TPA. Pensei em usar uma mangueira do aquário até à banheira: - Para pôr água no aquário, ligar a mangueira à torneira. - O inverso, usar uma bomba de água. Que vos parece? Usam bombas? E qual a melhor marca e modelo? Citar
joaoreis00 Publicado: Dezembro 12, 2012 Publicado: Dezembro 12, 2012 o meu aquario ñ se compara com o teu (só tem 45l) mas eu constumo usar o sifão pq dá sempre jeito sifonar a areia de detritos q se acumulam. Citar Feedback
Ric@rdo Publicado: Dezembro 13, 2012 Publicado: Dezembro 13, 2012 Amigos, Tenho um aquário de 240 litros, gostaria de saber o método mais simples para fazer uma grande TPA. Pensei em usar uma mangueira do aquário até à banheira: - Para pôr água no aquário, ligar a mangueira à torneira. - O inverso, usar uma bomba de água. Que vos parece? Usam bombas? E qual a melhor marca e modelo? A mim parece-me que não é a melhor estratégia... 1º porque não se deve usar água directamente da torneira, deves de deixar repousar cerca de 48h!! Quanto à metodologia... Acaba por ser indiferente!! Como o colega disse anteriormente o sifão acaba por ser 1 boa estratégia!! Não acho que seja necessário bombas... Só com 1 mangueira resolves o problema na boa.. Citar 1º Nano Reef New World
João Abóbora Publicado: Dezembro 13, 2012 Publicado: Dezembro 13, 2012 Eu sempre usei àgua directamente da torneira e nunca tive problema nenhum... A questão está na quantidade e rapidez com que a colocas. Nos meus aquários sempre usei uma mangueira para tirar àgua directamente para a sanita e depois ligo a mangueira à torneira e vou enchendo devagar. Convém também colocar para uma zona em que haja uma grande agitação de àgua, de forma a que o cloro se dissipe mais rapidamente. O cloro não é o que geralmente mata os peixes, mas sim as diferenças de temperatura e parametros da àgua da torneira em relação à do aquário. Se encheres um balde com o chuveiro, vais sentir o caracteristico "cheiro a piscina" da libertação do cloro. Não precisas de 48h... Convém é usar anticloro se a muda for mais do que 15-20% Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
potav Publicado: Dezembro 13, 2012 Autor Publicado: Dezembro 13, 2012 Obrigado pelas dicas. Mas eu tenho o aquário a cerca de 15 metros do local de esgoto. Penso que é impossível "chupar" a água na mangueira para a esgotar para a sanita. Julgo que só com bomba. Isto tudo para evitar a tarefa inglória de fazer "1 milhão" de viagens para esvaziar os baldes e de andar sempre com esfregona para limpar os pingos no soalho. Citar
tat Publicado: Dezembro 13, 2012 Publicado: Dezembro 13, 2012 Obrigado pelas dicas. Mas eu tenho o aquário a cerca de 15 metros do local de esgoto. Penso que é impossível "chupar" a água na mangueira para a esgotar para a sanita. Julgo que só com bomba. Isto tudo para evitar a tarefa inglória de fazer "1 milhão" de viagens para esvaziar os baldes e de andar sempre com esfregona para limpar os pingos no soalho. Eu tenho mais ou menos essa distancia, e garanto-te que a chupadela resulta, hehehehe. Dá uma vista de olhos neste topico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=207753 Citar Aquario Tematico Amazonas
Henrique Claudino Publicado: Dezembro 14, 2012 Publicado: Dezembro 14, 2012 Bom dia, Hoje ao passar os olhos pelas geringonça do Lidl descobri isto que poderá dar jeito... http://www.lidl.pt/cps/rde/xchg/lidl_pt/hs.xsl/index_30609.htm Acho que vou comprar um... não para o aquário que tenho, mas para o próximo que penso comprar.. Citar Cumps, Henrique Claudino
potav Publicado: Dezembro 18, 2012 Autor Publicado: Dezembro 18, 2012 Amigos, Encontrei uma coisa muito melhor (para mim, claro). Vejam isto: JBL AQUA IN OUT Sem cair uma gota.... Espero ter contribuído para melhores TPA's Abraços, Paulo Citar
tat Publicado: Dezembro 18, 2012 Publicado: Dezembro 18, 2012 Já experimentei essa tecnica. É um desperdicio brutal, ter de manter a torneira ligada para sifonar a agua para fora do aquario. Além de que tenho duvidas que consigas aspirar o fundo do tanque, com a mesma pressão que é mostrado no video, especialmente se tiveres bastantes metros de mangueira. Citar Aquario Tematico Amazonas
Henrique Claudino Publicado: Dezembro 18, 2012 Publicado: Dezembro 18, 2012 pois.. água directamente da torneira para o tanque?.. e sem aproveitar nenhuma água da antiga para lavagem de filtros e companhia... Não percebo muito do assunto, mas segundo tenho lido não sei se será a melhor ideia. Citar Cumps, Henrique Claudino
Recommended Posts