nunomatias Publicado Março 22, 2005 Publicado Março 22, 2005 Olá a todos Desde há algum tempo que já venho acompanhando este excelente forum... A minha ideia era lançar um tópico daqui a 7 ou 8 meses quando começar a projectar de raiz e enquadrado na construção da minha casa um belo e enorme aquário. Quem quizer vai poder participar activamente. Todavia, tantas fotos e leituras acordaram o bichinho já que há alguns anos e por razões estranhas ao hobby tinha deixado. Toca então de ir à garagem ver o que por lá andava, descobri o aquário de 50 cm partido :D , mas continua lá o de 80x30x35 com um filtro externo Genius de 450 l/h. Eu sei que vou ter dissabores quando for a hora de mudar este de localização, mas ainda assim vou arriscar. O objectivo a atingir: aquário moderadamente a bastante plantado e eventualmente fauna mono-espécie; como as experiências anteriores foram um bocado "vamos lá ver o que isto dá" quero agora começar de uma forma mais cuidada. Já li mil e um tópicos, tenho algumas ideias, mas acho que me vão perdoar estar a colocar aqui questões já muito debatidas . Vamos lá então a ver se acerto e não se acanhem a apontar as falhas: Com grande densidade de plantas, o substrato é essencial; camada de areão, substrato, nova camada... quantidades ideais? Pode ser obtida do rio ou praia desde que devidamente lavada. Xistos na decoração não têm inconvenientes; Basta a sua lavagem. Fauna: inclino-me para uma destas espécies - rasbora arlequim, tetra cardinal, neon ou barbo tigre; 15 espécimes será um bom objectivo (talvez demais no barbo)? Ainda assim, sendo um aquário mono espécie, não haverá utilidade na introdução de peixes de fundo? em que proporção? Quanto à flora ainda estou a leste... aceitam-se sugestões e vou estar atento às ofertas no forum, que me parecem bem mais variadas e em conta do que nas lojas. Iluminação (confesso que é onde me sinto menos à vontade e preciso de mais ajuda). O aquário tem uma dessas tampas em plástico com uma armadura, material que vou retirar; vou mandar cortar vidros para fazer o tampo e bricolar uma bateria de luz de raiz para acentar em cima do aquário. Filtragem: filtro externo de 450l/hora com cerâmicas e esponjas. CO2: parece óbvia a construção de um sistema caseiro, mas uma dúvida assalta-me - e de noite fica a injectar na mesma? Como já me alonguei demasiado, vou ficar por aqui. Fico à espera das vossas sugestões e críticas. Um abraço Nuno Matias Citar
Shallow_man Publicado: Março 22, 2005 Publicado: Março 22, 2005 Boas... O substrato é essencial para um bom plantado, mas podes tambem substitui-lo por liquidos e/ou pastilhas que se colocam no areão ou na agua e que aportam ás plantas a maioria dos nutrientes que estas necessitam. Por experiencia propria não te sei dizer bem que quantidades de substracto usar, pois ando nisto dos plantados á pouquissimo tempo e as minhas plantas apenas estão em 7cm de areão/piroclastos vulcanicos que já lhes dão muitos dos minerais que estas presizam e quando faço TPA's adiciono um fertilizante em liquido á agua e até agora as plantas estão vivinhas da silva. As pedras terás de ver a acidez destas, pois poderão alterar alguns parametros á agua, nomeadamente as rochas calcarias, um bom teste para fazeres isso é deitares uns pingos de sumo de limão puro na rocha, se esta fizer muita efervescencia é alcalina, se fizer pouca é neutra, e se não fizer é acida, isso agora comvem veres quais os tipos de peixes que queres por para saberes que tipo de rocha deves de por para variar ou não os parametros da agua. Quanto ao tratamento, escovas-as muito bem com uma escova rija, e depois ferves-a varias vezes. Os peixes, pessoalmente gosto muito dos tetra cardinais num grande cardume destes ficam muito giros, segundo as contas que fiz, o aquario tem cerca de 70litros o que dá para 70cm de peixe (pela regra de 1cm=1litro) agora é veres qual o tamanho dos expecimes que queres por e calculares a quantidade, aconselho-te tambem a pores umas coryddoras e uns otoclinclus para ajudarem na materia de limpeza de fundo, estes são peixes pacificos que te ajudarão em muito na "lida da casa" CO2: Sim, de noite é aconselhavel retira-lo, pois as plantas de noite fazer a fotossintese inversa, absorvem o oxigenio existente na agua e expelem CO2, o que aliado ao sistema de CO2 que tenhas vais dar em maiores quantidades deste dissoluto na agua, mas eu pessoalmente mantenho-o dentro de agua e os peixes não se queixam A iluminação deverá de ser +/- em 40W O filtro deve de chegar e as materias filtrantes são as ideais. Cumps e vai dando noticias do projecto Citar Procuro pessoal do Sotavento algarvio para troca de material de aquariofilia
Aviur Publicado: Março 22, 2005 Publicado: Março 22, 2005 Desculpem estar a meter-me, mas tenho que fazer uma correcção: CO2: Sim, de noite é aconselhavel retira-lo, pois as plantas de noite fazer a fotossintese inversa, absorvem o oxigenio existente na agua e expelem CO2, o que aliado ao sistema de CO2 que tenhas vais dar em maiores quantidades deste dissoluto na agua, mas eu pessoalmente mantenho-o dentro de agua e os peixes não se queixam Onde se lê as plantas de noite fazem fotossintese inversa, não é este o termo que se utiliza, mas sim... As plantas de noite fazem respiração celular... Citar
Shallow_man Publicado: Março 22, 2005 Publicado: Março 22, 2005 pah, para quem não fala de plantas, gineceus e pedunculos á mais de 7 anos a materia até nem tá mt esquecida mas agora os nomes é que vão voando pelas orelhas fora cumps... Citar Procuro pessoal do Sotavento algarvio para troca de material de aquariofilia
Luís Fortunato Publicado: Março 22, 2005 Publicado: Março 22, 2005 Oi. Onde se lê as plantas de noite fazem fotossintese inversa, não é este o termo que se utiliza, mas sim... As plantas de noite fazem respiração celular...E de dia também... Por experiencia propria não te sei dizer bem que quantidades de substracto usar, pois ando nisto dos plantados á pouquissimo tempo e as minhas plantas apenas estão em 7cm de areão/piroclastos vulcanicos que já lhes dão muitos dos minerais que estas presizam e quando faço TPA's adiciono um fertilizante em liquido á agua e até agora as plantas estão vivinhas da silva Dizes que as tuas plantas vão buscar os minerais às rochas do teu areão??? Os minerais captados pelas plantas têm de se encontrar numa forma química que possa ser absorvida por estas. Não podem estar na forma de minério (mineral não é o mesmo que minério). As pedras terás de ver a acidez destas, pois poderão alterar alguns parametros á agua, nomeadamente as rochas calcarias, um bom teste para fazeres isso é deitares uns pingos de sumo de limão puro na rocha, se esta fizer muita efervescencia é alcalina, se fizer pouca é neutra, e se não fizer é acida, isso agora comvem veres quais os tipos de peixes que queres por para saberes que tipo de rocha deves de por para variar ou não os parametros da agua. Quanto ao tratamento, escovas-as muito bem com uma escova rija, e depois ferves-a varias vezes.Eu percebi o que queres dizer, mas as pedras não são ácidas nem neutras nem básicas, quanto muito quando em contacto com a água originam soluções ácidas, neutras ou básicas. Já agora, esse teste é muito relativo, primeiro porque não sabemos qual a acidez do sumo do limão, apenas que é ácida; segundo porque apesar de uma pedra ser calcária (que faz subir o pH) pode ter à superfície camadas de outras substâncias que "mascaram" a sua verdadeira natureza (tipo o alumínio metálico que conhecemos, à sua superfície é composto por óxidos de alumínio que o protegem da corrosão). CO2: Sim, de noite é aconselhavel retira-lo, pois as plantas de noite fazer a fotossintese inversa, absorvem o oxigenio existente na agua e expelem CO2, o que aliado ao sistema de CO2 que tenhas vais dar em maiores quantidades deste dissoluto na agua, mas eu pessoalmente mantenho-o dentro de agua e os peixes não se queixam Aqui concordo contigo, mas cada caso é um caso. É questão de experimentarem, comecem por pôr a pedra difusora perto da superfície e vão baixando gradualmente até atingirem o efeito desejado. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Shallow_man Publicado: Março 22, 2005 Publicado: Março 22, 2005 é sempre bom ter um perito em quimica a rondar por perto A rocha vulcanica é rica em varios minerais que as plantas usam para se alimentar como o ferro e outros afins, pelo menos é das poucas coisas que sei sobre agricultura é que os terrenos agricolas existentes em solos vulcanicos as plantas crescem bem vivas e verdejantes, graças a esses minerais, no aquario deve de ser a mesma coisa, os minerais passam para a agua e as plantas regojizam-se com o banquete O limão deve de ser acido não? acido citrico, sei que o teste é muito vago, mas é como disse, só uso rocha vulcanica praticamente nos meus aquarios. cumps.... Citar Procuro pessoal do Sotavento algarvio para troca de material de aquariofilia
Luís Fortunato Publicado: Março 22, 2005 Publicado: Março 22, 2005 Viva novamente. A rocha vulcanica é rica em varios minerais que as plantas usam para se alimentar como o ferro e outros afins, pelo menos é das poucas coisas que sei sobre agricultura é que os terrenos agricolas existentes em solos vulcanicos as plantas crescem bem vivas e verdejantes, graças a esses minerais, no aquario deve de ser a mesma coisa, os minerais passam para a agua e as plantas regojizam-se com o banquete Tens toda a razão face aos solos vulcânicos, mas uma coisa é minério de origem vulcânica, e outra coisa é o solo após uma erupção vulcânica e afins. O minério vulcânico geralmente só contém compostos inorgânicos, mas os minerais são geralmente, complexos organometálicos. Ou seja, os minerais não se soltam da rocha. Os minerais têm de ser sintetizados por enzimas, etc... os biólogos ou bioquímicos que se acusem. Por exemplo a Vitamina B12 é um complexo de cobalto, mais concretamente, uma cobalamina. Se ingerires directamente Cobalto metálico, ou outro sal inorgânico de Cobalto, de certeza que os níveis de Vitamina B12 no teu corpo não vão aumentar. Outro caso semelhante a este, é o do Ferro. Às vezes dizem que ter pregos enferrujados, ou não, dentro do aquário que é bom para as plantas... errado. As plantas não conseguem captar o Ferro dessa maneira. O Ferro têm de estar na forma de quelato (complexo organometálico), e isso só é conseguido se certas e determinadas enzimas existirem no aquário de forma a sintetizar esses quelatos. Por isso, e mais uma vez, se não tiveres enzimas capazes de passar de minério a sal mineral, dentro do teu aquário, teres lá o que quer que seja de rochas e afins não te vai ajudar em nada. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
nunomatias Publicado: Março 24, 2005 Autor Publicado: Março 24, 2005 Olá a todos Bem... parece que afinal a ideia inicial não estava muito desadequada. Pelo menos parece que uma das minhas ideias era um disparate, já que tinha lido algures que uns pregos no meio do areão davam jeito . Ainda assim, ficam algumas dúvidas em suspenso. 40W de iluminação não será pouco? Estava com ideia de calcular cerca de 1W/litro - e qualquer coisa como 2 T5 e uma Aqua Gro mais moonlight. Haverá uma distância ideal das luzes à coluna de água? Quanto às plantas, a sua introdução deve ser faseada tal como nos peixes ou pode-se plantar "todo" no início e pôr a ciclar? Li também algures que, tratando-se de aquário bem plantado, a regra de 1 litro = 1 cm de peixe pode ser "esticada". Confirma-se essa teoria? Um abraço Nuno Matias Citar
[_SkAzI_] Publicado: Março 25, 2005 Publicado: Março 25, 2005 boas Nuno! :D Em relação á iluminação, eu acho que está bom... eu tenho um aqua de 80L reais com 40W de iluminação (uma "aqua-glo" e uma "flora-glo") e as plantinhas estão verdejantes... até o musgo de java que tem uma cor mais escura está quase todo verde clarinho de tantos rebentos novos! :D quanto as distancias eu tenho a minha iluminação a 5cm da superficie! tambem não sei se estou a fazer bem ou mal mas nunca tive problemas de ordem luminosa ou gasosa :D (uma vez que as trocas gasosas ocorrem á superficie) Quanto ás plantinhas também não sou nenhum "expert" mas julgo que podes por tudo ao mesmo tempo! se eu estiver errado, por favor, dêm-me nas orelhas Quanto á regra... não sei! :D Abraço Citar Gonçalo Foto geral do Aqua -> http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg
Recommended Posts