Recommended Posts

Publicado

Boas,

Eu queria saber como se distingue o sexo dos Pseudotropeus Zebra.

CumpZ.

1 peixinho...2 peixinhos.....3 peixinhos a nadar.....um é meu outro é teu outro é de quem o apanhar......

Publicado:

Esta não percebi????!!!!

M. estherae?...... então mas não era Metriaclima zebra!!!!!

_Dominic_,..... geralmente as femeas nos mbunas têm cores menos vistosas, que os os machos, salvo nas variedades (O), e (OB), as barbatanas dorsal/anal, são tambem mais pontiagudas, como em maior parte dos ciclidios, e observar o comportamento dos peixes, é também uma grande ajuda.

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Publicado:

a forma mais eficas e mesmo pegar nos peixinhos e viralos de barriga para cima.

se for maxo tem dois pontinhos ..

se for femea tera o.

mesmo assim e preciso que ja tenham desovado.

e muito enganoso especialmente nas variedades Orange

Publicado:

É isso mesmo................femea = o. / macho = .. :D

Mas nem sempre é tão linear, infelizmente.

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Publicado:

Boas,

Vai pr' aqui uma grande confusão :D os chamados pseudotropheus zebra xpto foram quase todos reclassificados, senão todos, em que saiu o nome zebra devido a haver muitos p. zebra qualquer coisa, inclusive a maior parte foi reclassificada em maylandia e mais tarde em metriaclima, os p. que se mantêm ainda como pseudotropheus são os eleongatus e pouco mais.

Estas confusões são provocadas pelos sites "manhosos" que não actualizam a informação ou que andam desfazados da evolução ou ainda que "tratam" os CAs por nomes que não lembra ao diabo :lol: Se pegarem num livro mais ou menos actualizado verão que poucos "zebras existem" e os que existem são quase todos sp. (não descritos). Sendo assim quando se fala num pseudotropheus zebra podemos estar a falar, erradamente, numa grande variedade de espécies que hoje em dia nada têm a ver com a descrição antiga ( no qual está incluido o estherae).

Para quem tem dúvidas de identificação de espécies aconselho a comprar o livro da Aqualog que tem quase todas as espécies descritas com fotos dos machos e das fêmeas. A net tem muita informação mas nem sempre é de confiança, existe boa e má informação por isso devemos ter o cuidado de não consultar só um site, mas sim vários e depois saber seleccionar os que estarão menos mal.

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Mas se se sabe do que se está a falar, porque não ajudar??? Eu também não sabia desse facto, da alteração para Metriaclima! Mas sei bem o que é, ou seja, era, um Pseudotropheus Zebra. Ou será que estou enganado?

O que é certo é que seja ele Metriaclima ou Pseudotropheus Zebra, a pergunta era como se distingue o macho da fêmea, e ambos :shock: se distinguirão da mesma forma, ou não?

Desculpem-me, mas há respostas que não lembram a ninguém!!!

_Dominic_, deixando-os crescer verás bem a diferença, o macho é muito mais bonito e colorido que a fêmea, além disso, terá mais Egg-Spots, isto se a fêmea tiver alguma. A Fêmea também é muito mais submissa e o macho muito territorial. Quando adultos, não há nada que enganar, é só olhar para eles e a diferença é abismal.

Publicado:

Nop, acho que não houve confusão, apenas não tinha percebido a mudança do restritivo especifico, zebra, para estherae.

Estou completamente de acordo, quando se diz que é dificilimo encontrar M. estherae, ou M. zebra, geneticamente intactos, e puros, principalmente por cá, vai por aí uma grande mexordia :shock:

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Publicado:
Mas se se sabe do que se está a falar, porque não ajudar??? Eu também não sabia desse facto, da alteração para Metriaclima! Mas sei bem o que é, ou seja, era, um Pseudotropheus Zebra. Ou será que estou enganado?

O que é certo é que seja ele Metriaclima ou Pseudotropheus Zebra, a pergunta era como se distingue o macho da fêmea, e ambos  :shock:  se distinguirão da mesma forma, ou não?

Desculpem-me, mas há respostas que não lembram a ninguém!!!

_Dominic_, deixando-os crescer verás bem a diferença, o macho é muito mais bonito e colorido que a fêmea, além disso, terá mais Egg-Spots, isto se a fêmea tiver alguma. A Fêmea também é muito mais submissa e o macho muito territorial. Quando adultos, não há nada que enganar, é só olhar para eles e a diferença é abismal.

Boas Regal,

1º parágrafo: estás enganado :?

2º parágrafo: já vi que não fui suficientemente explicito :( peço desculpa se não me fiz entender :lol:

3º parágrafo: as respostas são consoante se interpretam :wink:

4º Não sei a que te referes, o p. zebra não existe logo não é possível distinguir o que não existe, ou há :?:

cumps

João Magalhães APC #45

Publicado:

Granda salganhada...

O Género Metriaclima descrito em 1997 não foi taxonómicamente aceite, pois bate com as descrições anteriormente feitas por Meyer & Foerster em 1984 para o sub-género Maylandia.

Metriaclima é considerado sinónimo de Maylandia.

A ultima informação que tenho sobre isto é de 2002.

Se estiver errado, e alguém tiver documentação actual... fico agradecido pela correcção.

Quanto á distinção entre macho e femea... penso que ja de disse o essencial.

Tudo se torma mais complicado, quando o mercado aparecem sobretudo variedades de aquario, frutos de uma mistura de varios fenotipos.

Publicado:

heyz,

Eu escrevi este topico em casa do Dominic (meu primo), eu vou dar um site onde esta lá esta especie,http://joaocb.planetaclix.pt/,vão a peixes, e procurem nessa lista pseudotropheus zebra.O meu é azul e com riscas pretas de resto aquelas caracteristicas são igualzinhas ao peixe que eu tenho aqui.Eu penso que dentro do pseudotropheus zebra existe muitas especies, o red-red,o blue-blue,etc;será que está certo?

Vou tentar postar aqui uma foto dele(maq. emprestada :lol: )para ser mais facil.

CumpZ.

biggrin>-)))))'> gh0st biggrin
Publicado:
heyz,

Eu escrevi este topico em casa do Dominic (meu primo), eu vou dar um site onde esta lá esta especie,http://joaocb.planetaclix.pt/,vão a peixes, e procurem nessa lista pseudotropheus zebra.O meu é azul e com riscas pretas de resto aquelas caracteristicas são igualzinhas ao peixe que eu tenho aqui.Eu penso que dentro do pseudotropheus zebra existe muitas especies, o red-red,o blue-blue,etc;será que está certo?

Só se for noutro planeta, neste não é de certeza :lol::lol:

cumps

João Magalhães APC #45

Publicado:

ha ai coisas nesse link que por sinal muito incompleto, que me parecem pouco correctas como por exemplo a parte que diz que eles gostam permanecer em grutas. Eles nao gostam de permanecer uzam-nas para se esconderem dos outros maxos mas nao e por gosto.

Penso eu de que...

corrijam se estiver errado