Ines Rhodes Publicado Dezembro 11, 2012 Share Publicado Dezembro 11, 2012 Boas pessoal! Ía eu a chegar a casa ao fim da tarde quando derrepente olho para o aquário e vejo o meu casal de escalares a pôr a sua primeira postura e a guardarem aquela área. Estava tudo a correr bem até que a fêmea começou a comer uns quantos ovos (provavelmente porque estava em stress de toda a minha família estar em volta do aquário a ver o acontecimento). Entrei em pânico e pensei em retirar alguns ovos, o problema é que ele os colocaram na face frontal do filtro, mas ainda assim o fiz, com cuidado, coloquei alguns numa maternidade noutro aqua (40L): o aqua dos meus alevins de viviparos. De seguida a fêmea regressou ao local e comeu freneticamente os restantes ovos que ainda estavam no filtro. Os ovos parecem fecundados pois estam transparentes, mas ainda tenho de ir comprar o azul de metileno :s Quanto à alimentação, tenho uns quantos sacos de ovos de artémia, mas gostava de experimentar um alimento líquido que comprei que diz que é próprio para peixes ovíparos e que contém 10% de artémia (da JBL). Será que devo? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ines Rhodes Publicado: Dezembro 11, 2012 Autor Share Publicado: Dezembro 11, 2012 Mais uma pergunta: qual é o período de uma postura a outra? Para que da próxima vez tente com o método do "dossier verde" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Prada Publicado: Dezembro 11, 2012 Share Publicado: Dezembro 11, 2012 (editado) Estava tudo a correr bem até que a fêmea começou a comer uns quantos ovos (provavelmente porque estava em stress de toda a minha família estar em volta do aquário a ver o acontecimento). Entrei em pânico e pensei em retirar alguns ovos, o problema é que ele os colocaram na face frontal do filtro, mas ainda assim o fiz, com cuidado, coloquei alguns numa maternidade noutro aqua (40L): o aqua dos meus alevins de viviparos. De seguida a fêmea regressou ao local e comeu freneticamente os restantes ovos que ainda estavam no filtro. É natural que eles "comam" os ovos que não ficam no sitio pretendido... Na realidade eles não os comem, apenas o apanham com a boca e posteriormente costem-os para o sitio certo. Será que não foi isso que aconteceu com a tua fêmea? Já o ir mexer nos ovos pode stressar mesmo os peixes e fazer com que os comam (a ideia é colocá-los todos na boca para os preteger... mas como são muitos acabam por os engolir). Os ovos parecem fecundados pois estam transparentes, mas ainda tenho de ir comprar o azul de metileno :s O azul de metileno não é essencial. É só para evitar que os ovos ganhem fungos. Uma boa areação do local e a retirada dos ovos brancos também funciona. Quanto à alimentação, tenho uns quantos sacos de ovos de artémia, mas gostava de experimentar um alimento líquido que comprei que diz que é próprio para peixes ovíparos e que contém 10% de artémia (da JBL). Será que devo? Nunca tive sucesso com a artémia liquida. Não mexe, não comem. Aconselho-te a eclodir artémia porque desperta o instinto de predador dos bichos e é muito nutritiva. Mais uma pergunta: qual é o período de uma postura a outra? Para que da próxima vez tente com o método do "dossier verde" Isso varia muito com os próprios peixes e com as condições da água. Se as condições forem boas, 2 ou 3 semanas e têns uma nova postura. Boa sorte, Cumps. Editado Dezembro 11, 2012 por Micro-Chip Cumps. José Prada aka Micro-Chip Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pterois Volitans Publicado: Dezembro 11, 2012 Share Publicado: Dezembro 11, 2012 http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=206024&hl= the 2nd best way to free stress in a natural way.... ...LOOK at the Aquarium... O Echinodorus Gigante ** O Mangal ** ** Duboisi & Frontosa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Prada Publicado: Dezembro 13, 2012 Share Publicado: Dezembro 13, 2012 com cuidado, coloquei alguns numa maternidade noutro aqua (40L): o aqua dos meus alevins de viviparos. Novidades sobre esses ovos? Cumps. Cumps. José Prada aka Micro-Chip Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ines Rhodes Publicado: Janeiro 2, 2013 Autor Share Publicado: Janeiro 2, 2013 As novidades são que os ovos não deram em nada, até parece que houve uma espécie de aborto porque começaram a deitar o conteúdo todo e era branco embora os ovos continuassem escuros... Mas irei fazer mais tentativas quando o verao começar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sircat Publicado: Janeiro 4, 2013 Share Publicado: Janeiro 4, 2013 Boa noite. A postura foi feita no comunitário? Tenho 10 escalares num aquário de 250 l e ainda nada.... Cumps Jorge Catarino Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Prada Publicado: Janeiro 4, 2013 Share Publicado: Janeiro 4, 2013 Tenho 10 escalares num aquário de 250 l e ainda nada.... Com 10 escalares em 250l estás à espera de criação?! Eu diria no máximo 5 até formarem casal e depois ficar só com o casal, caso contrário dificilmente terás criação. Cumps. Cumps. José Prada aka Micro-Chip Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sircat Publicado: Janeiro 4, 2013 Share Publicado: Janeiro 4, 2013 essa era a minha intencao, identificar o casal, e depois separar... Cumps Jorge Catarino Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Prada Publicado: Janeiro 4, 2013 Share Publicado: Janeiro 4, 2013 Mas 10 escalares em 250l são muitos para formarem casais. Acho que terias mais hipóteses só com 5! Cumps. Cumps. José Prada aka Micro-Chip Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
sircat Publicado: Janeiro 7, 2013 Share Publicado: Janeiro 7, 2013 Bom dia, Foi com grande surpresa minha que ontem quando cheguei a casa, me deparei com uma postura de um casal, numa planta (anubia) e os pais a protegerem a area.... Solicitava agora a vossa ajuda no seguinte: Tenho 2 aquarios "livres" - 1 com ampulárias e outro com 3 barbos tigre. O problema é que ambos se encontram com a luz danificada.... posso colocar os barbos junto das ampulárias e mudar o casal juntamente com a planta para o outro aquario (+- 70litros)?? O meu receio é que devido a falta de luz, os pais comam os ovos... Agradeco desde já toda a ajuda Cumps Jorge Catarino Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts