Recommended Posts

Publicado

Boas!

Mantenho já a algum tempo num aquário uma colónia de CRS que ao final de alguns meses, decidiram ter uma postura sem eu me conseguir aperceber disso.. Tudo isso coincidiu com o upgrade que estava a preparar..

Neste momento conto com dois aquários, um que esta todo montado com uma colónia de CRS, a pequenada e uma colónia de red cherry e outro aquário maior ainda por montar..

Neste momento estou com algumas dúvidas..

Construí uma estrutura para apoiar três aquários, um nano salgado e os dois nanos dos camarões..

Vou montar os dois nanos para os camarões mas nao sei como deixar a sua população..

Devo separar os CRS adultos das crias? De maneira a apurar a grade? Ou devo mante.los com os pais e só tentar apurar com a próxima postura?

Os aquários tem 45x28x30 e 40x25x20 (em funcionamento com as duas colónias)

Digam.me o que fazer pois estou com algumas dúvidas em relação ao que será melhor..

Mais tarde irei postar algumas fotos para ilustrar melhor o que estou a tentar dizer...

Cumprimentos,

Tomás Santos

Publicado:

Bem, visto que ninguem me ajuda, vou começando a apresentar algumas coisas que já tenho aqui pela cabeça..

Em relação a setup para o aquário de 45*28*30 fica:

Iluminação: 1x PL 18W

Filtro: Cascata de 120 l/h

Termostato: Jagger 50W

Agora estou com pequenas duvidas em relação a flora..

Tenho algumas doses de musgo de Java, fissidens e riccardia, isso vou por de certeza..

Mas queria adicionar algumas plantas de tapete..

As minhas opções seriam:

-Glossostigma elatinoides

-Hemianthus callitrichoides ''cuba''

-Pogostemon Helferi

A minha duvida é: Tendo um bom substrato fertil aliado ao new amazonia, consigo manter estas plantas sem adição de CO2?

O hardscape será apenas com uma pedra dragon stone que ca tenho e possivelmente um tronco mangrove

Publicado:

Ora sem perceber muito da coisa acho que será difícil pelo menos as plantas fazerem um bom tapete, primeiro porque a iluminação é escassa embora possa ser suficiente para "manter" as plantas e segundo porque a cuba pelo menos acho que é mais ou menos exigente mas nunca mantive nenhuma das duas (glosso e cuba) espera que mais alguém opine xD

Quanto aos invertebrados penso que o ideal é teres um aqua só para o apuramento dos CRS e no outro juntares CRS low grade e Red's daí que vais mantendo os adultos de melhor grade e substituindo os "piores" pela descendência que vá surgindo com melhor qualidade, acho que não estou a dizer nenhuma asneira mas mais uma vez se calhar não é pior esperares por alguém mais expert na coisa ;)

Cumps

Publicado:

não vais conseguir manter nenhua das plantas de tapete que indicaste sem co2, a luz até que nem é o teu maior problema, mas se tivesses outra igual mais co2 já conseguias fazer qualquer coisa.

Carlos Marques

Publicado:

Boas,

sim, mas visto que e um aquario so para manutencao e reproducao de crs, queria evitar meter co2, nao va o diabo tece.las..

Visto isto, que opcoes e que tenho para plantas de tapete e medio plano?

Publicado:

boas.

nao percebo porque é que queres separar os crs que nasceram dos adultos. nao estas a apurar nada assim ...

deixa a colonia crescer ... deixa os juvenis crescerem ... depois disso tudo é que podes separar os camaroes de melhor grade para outro aquario ( ou tirar os piores ... tanto faz ).

so com uma duas desovas nao vais ter grande coisa para separar.

se fosse eu , deixava estar rcs num e crs noutro. com o tempo e varias desovas, é que separava os melhores dos piores. isto tanto com os rcs como os crs.

eu fiz isso com os meus rcs e é o que vou fazer com os crs. mas primeiro deixa-los criar á fartazana.

atençao aos parametros dos aquas ... 2 aquas tendem a ter 2 parametros diferentes.

os red cherry nao se chateiam muito ... ja os crystal red ...

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Publicado:

Boas,

por isso e que coloquei aqui essa duvida em relacao ao apuramento..

Sim, é essa a minha ideia principal, crs num aqua e rcs noutro..

Mais logo vou a minha fishroom e vou tirar fotos para mostrar o andamento da coisa.. O movel ja esta montado, apenas falta pintar, isso ainda me vai ocupar o resto da semana, queria ver se este domingo ja conseguia por o aquario a ciclar, mas como tenho o de 1,5m para montar, nao sei se consigo..

Cumprimentos