joaocoito Publicado Março 22, 2005 Share Publicado Março 22, 2005 Boas Á 1 mes e 2 semanas comecei a montar um aqua de 100l, mas como a guita é pouca e tem de sair do proprio bolso as coisas tem de ser com calma, e então ao fim de 1 mes e 2 semanas o aqua ainda está so com água e areão. O aqua já tinha estado montado mas tmb devido a um grande problema com algas verdes tive de o desmontar, nessa altura lavei e fervi todo o areão, e laveio melhor que pude o aqua, pois apesar de ter feito akele programa das mudas de água e de todos os dias remover parte das algas manualmente no dia seguinte ja estava tudo tomado. na altura o aqua tinha um tronco plantado, muitas plantas uma delas de crescimento rápido, possuia tambem 8 neons, 3 ottos e 2 limpa fundos.As algas que existiam eram verdes muito escuras e cobriram as plantas todas e o areão, as algas deram um cheiro pantanal ao aqua. No entanto á cerca de duas semanas liguei as luzes e comecei a deixar com o horario diário, actualmente tenho o aqua repleto de algas castanhas e algumas verdes, sendo a zona mais afectada o areão mas tambem existem nos vidros. Aqua 100l 100/30/40 filtro eheim 2213 com turfa aquecedor iluminação 3x30w (flora-glo, aqua-glo e gro-lux) Areão misturado cabeça motora aquaclear 3c1 ph 7 nitritos, nitratos e fosfatos em niveis minimos amonia 1mgl o ph da água da minha torneira é de 7,6 Possuo um deposito onde mantenho a água com turfa, bomba para circulação e termometro para poder usar essa água nas mudas. Gostaria que me dissessem algumas ideias para conseguir resolver este problema, problema este que me vem atormentando desde o inicio, e apesar de saber que algas existem em todos os aquas acho que com esta amplitude é um pouco exagerado. O estado actual do aqua. Penso que o problema possa ser a existência de algum nutriente em excesso, ou do areão... sinseramente já não sei. peço a vossa ajuda. Citar Cumprimentos, João Gustavo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
2alverca2 Publicado: Março 22, 2005 Share Publicado: Março 22, 2005 Ola, parece-me que tens um aqua dedicado às algas. Se tens condições para crescimento de platas e não tens plantas, é normal que as algas aproveitem. Para solucionares isso, talves seja indicado colocar Plantas. Boa sorte. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Smaug Publicado: Março 22, 2005 Share Publicado: Março 22, 2005 bem, a tua água está o sonho de qualquer salamandra:)) ora bem,primeiro tens de por o aqua num sitio mais escuro onde receba apenas e só (ou quase) a luz da lampada, depois o ideal é comprares um temporizador para pores precisamente 12h de luz (compras isso no continente e até é barato). Issõ em principio chega, agora mudar o aqua de sitio é que vai ser má onda... Que água estás a usar? experimenta usar água da torneira e retira-lhe o cloro com um produto próprio. tb podes usar um anti algas para limpar isso compras essa cena em qq loja de aquarios mesmo assim talvez seja bom fazeres um controlo "biologico" das algas, metendo peixes que comam algas e/ou caracois. plecos, "limpa vidros" e caracois maça Citar "Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!" Sim é verdade, eu leio a mente via internet: http://odeiooze.blogspot.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joaocoito Publicado: Março 22, 2005 Autor Share Publicado: Março 22, 2005 boas obrigado pelas respostas. o aqua está num canto n recebe nenhuma luz solar apenas a da lampada tem paredes dos lados e por detras, temporizador ja tem as luzes estão ligadas 12h, a água que tou a utilizar no aqua tmb vem da torneira mas está no deposito por causa do ph e tambem por causa do cloro, porque sai da torneira a 7,6 e no aqua está a 7 que é o objectivo. Citar Cumprimentos, João Gustavo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Shallow_man Publicado: Março 22, 2005 Share Publicado: Março 22, 2005 Bem tens ai um belo ponto para solucionar... Tudo deve-se a teres a agua já no aquario e com as lampadas a funcionarem. Se não tens nem plantas nem peixes porque teres as lampadas ligadas? para veres bem o areão? loool Com as luzes ligadas estás a criar as condições ideais para que as plantas e as algas crescam, como ainda não tens plantas as algas fazem dai um paraiso. O que tens de fazer é desligares as luzes todas durante algumas semanas, e ires fazendo TPA's todos os dias, de forma a que as algas percam o seu monopolio e quando vires que as algas já estão a sofrer para se manterem adquires umas plantitas e um batalhão de limpadores, otoclinclus e corrydoras vão fazer disso um banquete, não te esquecas que quando puseres as plantas já podes ligar as luzes. Espero ter ajudado Cumps... Citar Procuro pessoal do Sotavento algarvio para troca de material de aquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Brunnix Publicado: Março 23, 2005 Share Publicado: Março 23, 2005 Boas joaocoito,o Shallow_man já disse o porquê das algas,para quê as luzes ligadas???? E o filtro tem só turfa???E porquê turfa???Precisas de descer o PH ou é para discus? É importante também saber estas coisas para dar uma maior ajuda. Desliga as luzes e quando tiveres plantas ou peixes liga-as 8 horas é o suficiente. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
caotropheus Publicado: Março 23, 2005 Share Publicado: Março 23, 2005 Parece que a solução para o teu problema já foi indicado. Apenas acrescento que se tens algas verdes muito escuras, são as chamadas algas azuis e só se desenvolvem em intensidades luminosas muito elevadas. Portanto, deves ter uma água muito rica em alimento para estas criaturas + luz, já sabes! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joaocoito Publicado: Março 23, 2005 Autor Share Publicado: Março 23, 2005 boas obrigado pelas respostas ja desliguei a luz, o filtro n tem so turfa tem as materias filtrantes tmb, tem turfa para baixar o ph. Citar Cumprimentos, João Gustavo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts