swoosh Publicado Março 21, 2005 Publicado Março 21, 2005 Afinal tenho a possibilidade de montar um aquário de 300 L que estou realmente interessado em transformar num reef (será o meu primeiro salgado...). Surgem então algumas questões que gostava que me esclarecessem (depois destas já estou à espera que surjam muitas mais... mas assim é que se vai aprendendo). Pelo que tenho lido o essencial para começar seria: - O aquário :D - Bomba(s) para circular a água (para um aquário deste tamanho o que recomendam?) - Escumador (qual o mais indicado? e já agora mais ou menos para que preço fica...) - Luz (que tipo de iluminação é a mais indicada?) - Aragonite - Rocha viva - Densímetro - Test Kits Mais alguma coisa? Como é com a água? Em aquários de 300 L vocês vão buscar água ao mar?! Como fazem as TPA's? Desde já um MUITO OBRIGADO pela vossa ajuda. Espero conseguir levar o projetco para a frente! Hugo Barreiros swooshrimps.blogspot.com
Duarte Conceição Publicado: Março 21, 2005 Publicado: Março 21, 2005 Olá swoosh, apesar de muitas das questões já estarem respondidas em posts anteriores aqui vai disto: Bomba(s) para circular a água (para um aquário deste tamanho o que recomendam?)Se quiseres manter corais saudáveis, deves apontar para um turnover de circulação em volta das 20x ou mesmo 30x o volume do aquário. Por isso recomendaria 2 bombas à volta dos 3000 l/h ou mesmo 4000 l/h. Escumador (qual o mais indicado? e já agora mais ou menos para que preço fica...) A questão de ser mais indicado pode ter várias interpretações, no entanto se não tiveres sump tenta arranjar um modelo externo que sempre te poupa algum espaço no aquário. Os preços depende do que quiseres gastar, há escumadores que podem variar dos 100 até aos 400 euros p.ex. (as marcas cujas performances são mais reconhecidas no mercado são a Deltec e a H&S). Luz (que tipo de iluminação é a mais indicada?)Depende essencialmente do tipo de corais que queiras manter. Se forem apenas moles e alguns LPS podes utilizar PowerCompact. Se quiseres manter corais duros então a tua escolha deverá ir para as HQI ou T5. Como não dizes as dimensões do aquário é dificil aconselhar quanto a número de lâmpadas e respectiva potência. omo é com a água? Em aquários de 300 L vocês vão buscar água ao mar?! Como fazem as TPA's? EHehheh ah pois :D Estou a começar a recrutar voluntários para ir buscar perto de 500 em breve :D As TPA's são também feitas com água do mar. Boa sorte com o teu projecto Cumps Duarte
Recommended Posts