Vasco Mello Publicado Março 21, 2005 Publicado Março 21, 2005 Olá, Quantas horas de luz devo de ter no meu refugio, no refugio só tenho caulerpa. Já sei que a luz do refugio funciona ao contrário da do aquario, ou seja luga-se de noite e desliga-se de dia, so tenho duvida na quantidade de horas. Obrigado. Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................
Duarte Conceição Publicado: Março 21, 2005 Publicado: Março 21, 2005 Olá Vasco. Se queres utilizar esse esquema a resposta é simples :D ligas as luzes do refúgio quando desligares as do aquário, o tempo é todo aquele que passa até acenderes novamente a luz do aquário principal. Há quem também utilize 24h de iluminação no refúgio de modo a evitar que as macroalgas se reproduzam (o que em alguns casos pode ser um problema). Cumps Duarte
Vasco Mello Publicado: Março 23, 2005 Autor Publicado: Março 23, 2005 Olá Duarte, obrigado pela ajuda, vou fazer como tu dizes.... Quando as luzes do aqua se desligam ligam-se as do refugio. Um abraço. Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................
Bruno Barreiros Publicado: Março 23, 2005 Publicado: Março 23, 2005 Desculpem lá uma pergunta básica mas para que serve esse tal de refugio? Será para as algas? Se a resposta for afirmativa que influência tem estas na estabilidade do aqua. Obrigado. Abraço, Bruno Barreiros
Duarte Conceição Publicado: Março 23, 2005 Publicado: Março 23, 2005 O refúgio pode ter várias coisas : - Macroalgas - Rocha Viva - Copépodes - Worms - Camarões - Areia - Etc A principal vantagem das macroalgas é que permitem exportar fosfatos do sistema e ajudar também na remoção de outros compostos prejudiciais. Desejavelmente costumam colocar-se as algas no refúgio porque algumas se fossem colocadas no tanque principal podiam rapidamente invadir o mesmo (tornando-se p.ex concorrentes de iluminação com os corais). Quanto a outras funções do refúgio podes também colocar rocha viva, que trará seres uns mais visiveis que outros que encontram aí um local para se reproduzirem e serem devolvidos ao aquário principal para servirem de alimento a algumas espécies. Cumps Duarte
Bruno Barreiros Publicado: Março 24, 2005 Publicado: Março 24, 2005 Obrigado Duarte. Abraço, Bruno Barreiros
Recommended Posts