[Iniciação] Aquario 100x30x45


HugoFly

Recommended Posts

Boas malta,

 

Antes de tudo quero me apresentar;

 

Chamo me Hugo, sou de Lagos, tenho 24 anos, e sou um jovem trabalhador no comércio de instrumentos musicais. Sempre gostei de aquariofilia desde muito novo e tive vários aquarios para brincadeiras.

Entretanto os anos passaram e desde então tenho um aquario de 120l virado do avesso na garagem cheio de teias... hehhehe.

 

À uns dias que tenho vindo a pensar recompor o dito cujo para a minha casinha nova, pois acho que o tanque ficava lindamente numa parede vazia que lá tenho na sala.

 

Bem, vamos ao que interessa:

 

[MATERIAL]

 

- Aquario 100x30x45 (exatamente igual ao user madfart neste topico: http://www.aquariofi...howtopic=202396)

- 2 troncos devidamente tratados, um aberto e com 2 "ramos" e outro que parece uma pedra;

- Vinil Preto;

 

Neste momento é tudo o que tenho e preciso de adquirir tudo o resto.

 

[PERGUNTAS/DUVIDAS]

 

Gostaria de ter um aquário plantado, ex: DSC08086.jpg

 

Estou claramente consciente que não é facil, mas estou disposto a isso.

Então preciso da vossa ajuda para:

 

-Bomba?

O aquario trás um compartimento para por os filtros/bomba, dou uso a este? E qual a bomba mais indicada?

 

-Filtros?

Que filtros devo usar?

 

-Luz?

Que luz necessito?

 

-CO2?

Não entendi muito bem o conceito, é mesmo necessario caso queira ter um aquário plantado, certo?

 

-Substrato?

Que tipo de substrato devo utilizar? Onde o arranjo?

 

-Fertilizantes?

 

-Peixes mais adequados para tal flora?

-É possivel ter criação desses mesmos peixes?

 

 

Material em segunda mão? Novo?

 

Acredito que me estou a esquecer de muito mais coisas, mas por agora penso que seja o suficiente para eu estar entretido durante umas semanas.

 

Obrigado,

 

Cumprimentos,

 

Hugo Pacheco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo,

 

Vou usar o teu tópico porque fica mais fácil

 

 

[PERGUNTAS/DUVIDAS]

 

Estou claramente consciente que não é facil, mas estou disposto a isso.

É mais simples do que possa parecer

 

 

-Bomba?

O aquario trás um compartimento para por os filtros/bomba, dou uso a este? E qual a bomba mais indicada?

Estás a falar de bomba de ar? Se sim podes por à venda nos classificados. Não precisas dela para nada.

 

 

-Filtros?

Que filtros devo usar?

De preferência um externo e que tenha um poder de circulação 10x o volume do teu aqua. Portanto, escolhe um que faça pelo menos 1000 L/h

 

-Luz?

Que luz necessito?

Aqui é que vais ter que decidir que tipo de plantado queres. Com ou sem CO2. De qualquer das maneiras, e de modo a garantir versatilidade aconselho-te a comprar uma calha apropriada para o tamanho do teu aqua com capacidade para 2 lâmpadas T5. Se tiver mais não há problema mas certifica-te de que têm interruptores separados para poderes ligar e desligar lâmpadas de acordo com as necessidades.

 

-CO2?

Não entendi muito bem o conceito, é mesmo necessario caso queira ter um aquário plantado, certo?

Tudo depende do objectivo. Sem CO2, as plantas crescem devagar, tens menor escolha de plantas, menos fertilização, e muito menos manutenção. Com CO2, as plantas crescem depressa, maior escolha de plantas, manutenção exigente (ex trocas de água semanais de cerca de 50% do volume do aqua). Tens que ser tu a escolher. O da imagem tem CO2. Se optares por ter, e dado o volume do teu aqua, aconselho-te vivamente um sistema de CO2 pressurizado e com válvula solenóide.

 

-Substrato?

Que tipo de substrato devo utilizar? Onde o arranjo?

Qualquer um serve mas no caso de um plantado é sempre recomendável ter um substrato fértil (por baixo) ou um substrato principal já com nutrientes. De resto é escolher um com uma granulometria de 3-4 mm.

 

-Fertilizantes?

à excepção de algumas plantas, é praticamente obrigatório. Mas a quantidade e necessidade dependem da quantidade de luz e CO2.

 

 

-Peixes mais adequados para tal flora?

-É possivel ter criação desses mesmos peixes?

Escolha pessoal. No entanto é sempre bom escolher peixes de acordo com as características da água que vais usar (mole vs dura)

 

 

Material em segunda mão? Novo?

Depende. Filtros Eheim sim em segunda mão sem grande problema. Calhas e sistemas de CO2 também... Outras coisas já não sei bem. É preciso analisar caso a caso. Também depende... há 2ª mão e 2ª mão...

 

 

Acredito que me estou a esquecer de muito mais coisas, mas por agora penso que seja o suficiente para eu estar entretido durante umas semanas.

Pois há muita coisa. O que te aconselho é antes de comprar mais coisas, estuda bem e vê muitos aquários para teres a certeza do que queres. Há milhares de megas de informação na net. Isto vai-te poupar dissabores e gastos supérfluos de €€€

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

Desde já um muito obrigado pela resposta e rapidez da mesma.

 

 

[PERGUNTAS/DUVIDAS]

 

Estou claramente consciente que não é facil, mas estou disposto a isso.

É mais simples do que possa parecer

Ainda bem. Onde compro as plantas? Users fazem criação das mesmas para venda?

 

-Bomba?

O aquario trás um compartimento para por os filtros/bomba, dou uso a este? E qual a bomba mais indicada?

Estás a falar de bomba de ar? Se sim podes por à venda nos classificados. Não precisas dela para nada.

Não, queria mesmo dizer a bomba para o filtro.

 

-Filtros?

Que filtros devo usar?

De preferência um externo e que tenha um poder de circulação 10x o volume do teu aqua. Portanto, escolhe um que faça pelo menos 1000 L/h.

Ok. Marca/Modelo? Preços +/-? Sabes de alguem que tenha para venda? Alguma loja que aconselhas?

 

-Luz?

Que luz necessito?

Aqui é que vais ter que decidir que tipo de plantado queres. Com ou sem CO2. De qualquer das maneiras, e de modo a garantir versatilidade aconselho-te a comprar uma calha apropriada para o tamanho do teu aqua com capacidade para 2 lâmpadas T5. Se tiver mais não há problema mas certifica-te de que têm interruptores separados para poderes ligar e desligar lâmpadas de acordo com as necessidades.

Com CO2. O proprio aquário já tem transformador e suporte de lampada para o respectivo tamanho, mas ando a pensar adaptar tudo para fita de LEDs mas não sei o equivalente ao necessário (W). Com CO2, necessito de alteração na iluminação? Tipo lampada UV?

 

-CO2?

Não entendi muito bem o conceito, é mesmo necessario caso queira ter um aquário plantado, certo?

Tudo depende do objectivo. Sem CO2, as plantas crescem devagar, tens menor escolha de plantas, menos fertilização, e muito menos manutenção. Com CO2, as plantas crescem depressa, maior escolha de plantas, manutenção exigente (ex trocas de água semanais de cerca de 50% do volume do aqua). Tens que ser tu a escolher. O da imagem tem CO2. Se optares por ter, e dado o volume do teu aqua, aconselho-te vivamente um sistema de CO2 pressurizado e com válvula solenóide.

Então vou ter que comprar um sistema CO2 pressurizado e com válvula solenóide. Não sei o que é mas vou me informar. E mais tarde logo coloco outras questões sobre o dito cujo.

 

-Substrato?

Que tipo de substrato devo utilizar? Onde o arranjo?

Qualquer um serve mas no caso de um plantado é sempre recomendável ter um substrato fértil (por baixo) ou um substrato principal já com nutrientes. De resto é escolher um com uma granulometria de 3-4 mm.

Sim, pelo que tive a ler vou querer substrato fértil, penso que seja melhor que um substrato principal já com nutrientes. Onde compro?

 

-Fertilizantes?

à excepção de algumas plantas, é praticamente obrigatório. Mas a quantidade e necessidade dependem da quantidade de luz e CO2.

Quando souber o que vou por de iluminação e CO2 logo coloco mais questões em relação à quantidade.

 

-Peixes mais adequados para tal flora?

-É possivel ter criação desses mesmos peixes?

Escolha pessoal. No entanto é sempre bom escolher peixes de acordo com as características da água que vais usar (mole vs dura)

Mais tarde vejo isso então.

 

Material em segunda mão? Novo?

Depende. Filtros Eheim sim em segunda mão sem grande problema. Calhas e sistemas de CO2 também... Outras coisas já não sei bem. É preciso analisar caso a caso. Também depende... há 2ª mão e 2ª mão...

Pois. Pretendo adquirir o material em 2ª mão.

 

 

Acredito que me estou a esquecer de muito mais coisas, mas por agora penso que seja o suficiente para eu estar entretido durante umas semanas.

Pois há muita coisa. O que te aconselho é antes de comprar mais coisas, estuda bem e vê muitos aquários para teres a certeza do que queres. Há milhares de megas de informação na net. Isto vai-te poupar dissabores e gastos supérfluos de €€€

É o que tenho andado a fazer. Obrigado.

 

 

 

 

Abraço,

 

Hugo Pacheco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontrei um Sera externo de 750l/h a 90€, ta bom preço?

qual destes 3 modelos/marcos aconselham?


Agradecia um resposta... posso tomar a decisão sozinho mas gostava de saber o que dizem os mais experientes.

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.