Tiago Sabino Publicado Dezembro 3, 2012 Share Publicado Dezembro 3, 2012 Boas. Já tenho reds desde o início deste ano e já consegui reprodução, tive camarões aos molhos e até deu para vender e oferecer. Mais ou menos em setembro pus no aqua 5 ampulárias e desde essa altura que os reds deixaram de se reproduzir. Uns tempos antes notei que tinha desacelarado porque via fêmeas ovadas mais raramente. Também é muito raro ver cascas agora, e quando eles reproduziam reparava que as fêmeas ficavam ovadas depois de largaram a casca. Li em algum site que quando elas mudam de casca largam feromonas, os machos ficam doidos e não descansam enquanto não apanham a fêmea, e depois quando a apanham passado umas horas fica ovada. Ora como agora não vejo cascas, é normal também não aparecerem fêmeas ovadas. Outra dúvida que tenho é sobre a alimentação. Ao início quando tinha 10 reds, aconselharam-me a dar 8 bolinhas duas vezes por dia. Passado uns tempos vi que era demais porque eles já não ligavam nenhuma à comida. Agora que tenho sei lá quantos(!) dou quantas bolas? 20 duas vezes por dia?! Parece demais! Mesmo assim dou umas 15 de manhã e 15 à noite e eles comem tudo em 30 min +-. Mas faz impressão dar tantas de cada vez. Precisam-se conselhos dos mestres. Cumps Nano 20 L Feedback (para consultar e responder) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Prada Publicado: Dezembro 3, 2012 Share Publicado: Dezembro 3, 2012 Bom... não sou mestre e os conselhos normalmente são pagos... mas posso dar algumas possibilidades. Os camarões têm tendência a reproduzir-se conforme o espaço e a comida disponiveis. Digamos que vêm com controlo de população de série! Partindo do princípio que estamos a falar de um aquário de 20l, poderás ter atingido a "capacidade máxima" para o aquário. Experimenta retirar alguns (bastantes) e vais ver que eles voltam a resproduzir-se mais frequentemente. Quanto às ampulárias não tem a ver directamente com a reprodução dos camarões... mais são mais uns a competir pelo espaço e pela alimentação. Outra hipótese pode ter a ver com os parametros da água terem alterado. Temperatura mais baixa nesta altura do ano? Agua mais poluida devido ao aumento da população (e os camarões fazem lixo que se fartam!)? Em relação à comida... bem, falar em bolinhas é muito relativo. Mas não exageres, se não ficam gordos e preguiçosos! Não te preocupes que eles não morrem de fome (a menos que deixes de lhe dar comida por completo!). Mesmo que falhes um dia ou dois de vez em quando, até lhes faz bem. Agora a quantidade certa só mesmo tu é que podes avaliar. Cumps. Cumps. José Prada aka Micro-Chip Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiago Sabino Publicado: Dezembro 3, 2012 Autor Share Publicado: Dezembro 3, 2012 Bom... não sou mestre e os conselhos normalmente são pagos Quanto é que te devo? lol .png' alt=':biggn:'> Vou dar as ampulárias e depois vou ver o que acontece. Em relação à comida... bem, falar em bolinhas é muito relativo. (...) Agora a quantidade certa só mesmo tu é que podes avaliar. Tão e a experiência que é que te diz? Tipo para 20 camarões quantas bolas por dia, para 30, etc? Eu sei que não há um número certo, mas tipo um intervalo, entre 10 e 15 por exemplo. Sabes isso? =/ Nano 20 L Feedback (para consultar e responder) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Prada Publicado: Dezembro 3, 2012 Share Publicado: Dezembro 3, 2012 Quanto é que te devo? lol .png' alt=':biggn:'> Isso tem de ser bem estudado!!! Tão e a experiência que é que te diz? Tipo para 20 camarões quantas bolas por dia, para 30, etc? Eu sei que não há um número certo, mas tipo um intervalo, entre 10 e 15 por exemplo. Sabes isso? =/ Eh-pá... nunca dei bolas aos camarões... mas se calhar fazia-lhe bem fazer uns joguinhos só para manter a forma!!! Agora a sério... não faço ideia de quais são as bolinhas a que te referes... tenho uma vaga ideia de ter lido o teu tópico com a pergunta das bolinhas de comida... mas agora não encontro. Se as bolinhas forem do tamanho de comida granulada normal, podes começar por 1 por cada camarão aproximadamente, apenas 1x por dia (ou 1 por cada 2 camarões 2x por dia se achares melhor). Depois ajustas conforme eles comam tudo muito depressa ou não. Mas com uma grande população de camarões, não te safas a contar bolinhas, normalmente é mais a olhómetro! Eu aos meus dou uma pastilha de fundo por dia (tamanho de um comprimido dos granditos) e alguns flocos que sempre sobram dos rasbora brigitae. E tenho um aquário de 45cm com camarões (caridina caerulea) e caracois (tylomelania) com fartura. Cumps. Cumps. José Prada aka Micro-Chip Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiago Sabino Publicado: Dezembro 3, 2012 Autor Share Publicado: Dezembro 3, 2012 As bolinhas a que me refiro são as da sera shrimp natural. É granulado para camarões. Eu também dou a olhómetro. Mas penso que seja sempre entre 15 e 20. Agora tão a comer espinafres pa ficarem fortes LOL Nano 20 L Feedback (para consultar e responder) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiago Sabino Publicado: Dezembro 6, 2012 Autor Share Publicado: Dezembro 6, 2012 Novidades. Uma camaroa ficou ovada assim do nada. À tempos que não via uma no meu aquário. Nano 20 L Feedback (para consultar e responder) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge N. Ferreira Publicado: Dezembro 6, 2012 Share Publicado: Dezembro 6, 2012 Isso deve ser porque andas desatento LOL O que fizeste? Baixaste a população? The Skinny -- The Mini-Tank -- The River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiago Sabino Publicado: Dezembro 6, 2012 Autor Share Publicado: Dezembro 6, 2012 Não fiz nada, foi mesmo inesperado. Eh pah desatento? Eu olho para lá e só vejo aquela ovada, salta logo à vista. É estranho. Nano 20 L Feedback (para consultar e responder) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts