Pedro_Graça Publicado Dezembro 3, 2012 Publicado Dezembro 3, 2012 (editado) Boas! Venho aqui mostrar o meu aquário e as melhorias e adições ao mesmo. Sou relativamente novo ao hobby na qual fui introduzido ao mesmo através de um amigo (Rui Neves) que tem aquários de água salgada há alguns anos e um negocio que surgiu de alguém que já não tinha tempo para cuidar do mesmo. E nisto atirei-me de cabeça para este hobby . O aquário vinha bastante contaminado com algas à qual tenho andado numa longa batalha com a mesma de modo a eliminar as malditas algas que não deixavam os corais crescerem e os mesmos vinham atrofiados. Imagens antes da mudança: Depois do enorme trabalho que foi transportar o aquário, equipamentos, água, rocha viva, corais e peixes foi ligar tudo e começar o processo de renovação do aquário. Infelizmente alguns peixes não sobreviveram a mudança. O aquário original tinha muita rocha viva e contaminada à qual uma boa parte foi deitada fora e comecei um novo processo de landscapping. Após a primeira limpeza a fundo o aquário ficou com este aspecto. Dá para notar a criação de alga no areão e nas paredes mas as rochas foram o máximo raspadas. Todos os dias durante 2 semanas raspar e aspirar rocha e parede e trocas de água afim de combater a criação de alga. Mesmo com muita muda de água e limpeza a maldita alga continuava a surgir noite após noite. Nisto investi num filtro UV para ver se ajudava a controlar o crescimento de alga. O escumador (Mais tarde leverá uma limpeza a fundo também). Aproveitei a montagem do UV e o Sump levou uma limpeza a fundo. Após isto comecei a adicionar uns novos companheiros aos meus peixes e corais existentes. Uma anemona que anda meio teimosa em estabelecer-se no aquário mas que os palhaços gostam muito. Um folhas que vem comer à mão quase! E por fim o aquário como está agora. Está a dar algum trabalho mas eu e o resto da família estamos a gostar muito do aquário e todos já tem o seu peixe e coral preferido. Um grande obrigado ao Rui Neves do Restaurante Melita na Malveira que deu uma grande ajuda para que isto ganhasse rodas para andar. A inveja do aquário no restaurante fez dar o salto para este hobby! LoL Próxima etapa será pintar o móvel original, mudar alguma canalização para tubagem PVC e quem sabe dar o salto para LEDS. Espero que gostem e já agora estou sempre disposto a opiniões e sugestões a melhorar. Melhores cumprimentos, Pedro Graça P.S. - Conforme haja actualizações ao aquário vou fazendo update por aqui Editado Dezembro 3, 2012 por Pedro_Graça Citar
pedrolena Publicado: Dezembro 3, 2012 Publicado: Dezembro 3, 2012 Está muito porreiro... a dedicação é meio caminho andado para o sucesso. Citar
PedroDionisio Publicado: Dezembro 3, 2012 Publicado: Dezembro 3, 2012 Bem vindo ao forum Bruta banheira.... Os peixes estão altamente e ainda tens espaço para uns bichos escolhidos a dedo Quanto a corais parece vazio de mais para o meu gosto mas forrar isso a corais demora (€€€) Que iluminação tens neste momento? Citar
Pedro_Graça Publicado: Dezembro 3, 2012 Autor Publicado: Dezembro 3, 2012 Bem vindo ao forum Bruta banheira.... Os peixes estão altamente e ainda tens espaço para uns bichos escolhidos a dedo Quanto a corais parece vazio de mais para o meu gosto mas forrar isso a corais demora (€€€) Que iluminação tens neste momento? Sim ainda vou crescer o número de peixes e corais no aquário. Agora estou quase a terminar o passo de estabilizar o aquário. Na lista para adicionar será: Zebrasoma xanthurum (Tang Roxo) Zebrasoma veliferum Amphiprion ocellaris Odonus niger Sei que não é muito amigável com os camarões mas espero arranjar um pequeno e esperar que se adapte ao resto da bicharada. Acanthurus leucosternon Quanto a corais ainda anda a pesquisar para ver o que quero e consigo manter no aquário. Ainda ando na fase de estabilziar PH e níveis de cálcio e tenho um pouco receio em gastar € em corais sensíveis e aquilo ir tudo ao ar. Quanto a iluminação tenho: 4 T5 de 39w - ATI Blue Plus Quero trocar 2 destas por umas luzes para umas Coral Plus. 3 HQI. Potências não tenho a certeza o que tenho. LoL Citar
João Paulo Ramos Publicado: Dezembro 3, 2012 Publicado: Dezembro 3, 2012 boas muitos parabens está 5* Citar
Pedro_Graça Publicado: Dezembro 5, 2012 Autor Publicado: Dezembro 5, 2012 Actualização. Infelizmente a minha Sabellastarte sp. tem andado estranha na qual parecia estar a sair do tubo dela. Deixei-a estar pensando que seria algo normal e que estaria a mudar de local ou a trocar de tubo.. Ontem ao final do dia quando chego a casa encontro-a enrolada na areia. Tentei tocar ver se estava viva, se mexia ou algo, não reagia a nada. Sendo assim acho que a coitada morreu e nem sem bem porque.. Tinha andado tão bem nas últimas semanas e de um dia para o outro aconteceu isto. Após a morte de um habitante do aquário que melhor para esquecer? Um trabalho duro e chato de fazer que já andava a prometer que fazia há uns tempos. Limpeza do escumador! Não sei se a mesma alguma vez tem tinha sido lavada nos últimos 4 anos. O Sump nº1 2 Litros de vinagre e água e deixar a circular durante 2 horas e Desmontagem dos motores todos e respectivas limpeza. Resultado final: Limpinho e a brilhar como eu queria já há alguns tempos. Agora só daqui a 6 meses é que leva nova limpeza geral. Citar
Hugo Rafael Publicado: Dezembro 5, 2012 Publicado: Dezembro 5, 2012 faz sempre falta uma boa limpeza no escumador. De 6 em 6 meses é boa opção mas realmente ele estava num estado em qe parece nunca ter sido limpo e ter já uns anos de uso ... Bom trabalho Citar
Pedro_Graça Publicado: Dezembro 5, 2012 Autor Publicado: Dezembro 5, 2012 Sim segundo sei o antigo dono nunca tirou o escumador para fora para limpar. Tendo o aquário 4 anos dá para ver os anos de trabalho que ele teve... Agora já dei à volta aos componentes todos do aquário ficando tudo limpo e como novo. Bomba de circulação Citar
Joao_T Publicado: Dezembro 5, 2012 Publicado: Dezembro 5, 2012 Que grande esfragadela!!! Muito bem! ficou nova, agora é limpa-la periodicamente para não chegar ao ponto que chegou! Citar
Pedro_Graça Publicado: Dezembro 10, 2012 Autor Publicado: Dezembro 10, 2012 Boas. Mais duas novos habitantes para o tanque Adquiridos na Aquahobby na sexta. Pterois miles - Peixe Leão Ainda anda a ambientar-se ao aquário e mostra-se um pouco envergonhado havendo ainda alguma dificuldade em alimenta-lo. Metendo comida (Krill, artémia ou bocados de camarão) com uma pipeta para frente da boca foge ou vira-se de costas e não come. Vamos ver se com o passar dos dias ele perde a vergonha e habitua-se ao menu que tenho para oferecer. Odonus niger - Peixe Porco Vai com foto do gajo ainda dentro do saco de transporte uma vez que o gajo não gosta de ser fotografado. Este adaptou-se lindamente ao aquário comendo tudo o que meteres à frente e mesmo sendo dos peixes mais pequenos consegue ir à luta pela comida. Agora mais umas fotos de outros habitantes que não tinha tido conseguido fotografar. Pterosynchiropus splendidus - Mandarim Nemateleotris magnifica - Peixe fogo Este levou uma dentada na antena quando foi colocado no aquário mas agora já esta a crescer e a ficar bonito novamente. Valenciennea sexguttata - Valenciana O grande esgravata areão e com a mania que é decorador fazendo construções com conchas e areia. Heteractis crispa - Anemona Branca de pontas brancas Esta tem dias que está assim bonita como mirra de um dia para o outro. Lysmata debelius - Camarão Fogo São dois mas este é o menos envergonhado. Zebrasoma flavescens - Tang Amarelo E por fim uma vista lateral do aquário onde dá para ver quase todos os corais. Citar
Rui Filipe Silva Publicado: Dezembro 11, 2012 Publicado: Dezembro 11, 2012 Boas Tives-te um enorme trabalho mas de certeza que compensou.. Excelente projecto.. Boa sorte.. Cump.. Citar
JoaoRRM Publicado: Dezembro 11, 2012 Publicado: Dezembro 11, 2012 Boas, Tem alguma foto geral com as actualizações? Cumps. Citar
Pedro_Graça Publicado: Dezembro 12, 2012 Autor Publicado: Dezembro 12, 2012 Boas, Tem alguma foto geral com as actualizações? Cumps. Está assim Apenas tenho alguns corais que mudei de posição. Citar
Luis Philipe Publicado: Janeiro 4, 2014 Publicado: Janeiro 4, 2014 Ola , eu tambem tenho uma hecteractis crispa , ainda nao é grande , mas ja a tenho ha alguns meses , e os meus palhaços nao se interessao muito por ela , a senhora que me a vendeu , disse que esta especie de anemona nao era muito apreciada pelos palhaços mas que eles sempre eram capazes de entrar nela , eu acho um coisa estranha nela , ela tem os tentaculos frisados tipo aos zingzags , nao sei se algo de mal . Quando aos palhaços nao sei se e por eles serem percula, ou se so os ocellaris e que gostam das hecteractis crispa . Espero que me possam ajudar , e obrigado Citar
Recommended Posts