Recommended Posts

Publicado:

Acho de mau tom esse tipo de comentários, argumentar é sempre mais produtivo... ainda por cima com esse número de posts...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Publicado:

É tão de mau tom como não ler os posts anteriores ou nem pensar antes de responder, induzindo a pessoa em questão em erro? Ou vais dizer que substrato fértil é preciso para Anubias, Fetos de java e musgo de java que nem sequer devem ser enterrados... Em caso afirmativo, então peço-te que justifiques o teu raciocínio, s.f.f.

E já agora: mesmo plantados densos, com plantas exigentes, não precisam de substrato fértil para nada. Ajuda, mas não é essencial. Toda a fertilização pode ser feita via coluna de água como prova este artigo.

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Antes de mais peço desculpa ao potav pelo off-topic, mas a boa educação é um valor cada vez mais desprezado.

Não ia responder ao teu post, mas afinal vou.

Não percebeste o que eu disse: o teu comentário foi de mau tom, não me conheces de sítio nenhum para te dirigires a mim dessa forma.

Li os post anteriores, onde deu para ver o tipo de discurso que utilizas, o que escrevemos diz muito acerca de nós. A minha opinião é tão válida como a tua, e se o potav entender, posso explicar-lhe porque é que recomendo o substrato fértil.

Espero bem que o assunto fique encerrado.

calhas LED DIY (2010)
o meu blog

Publicado:

Amigos,

Vamos lá a ter calma. Não é preciso zangas.

Só quero ficar elucidado sobre o assunto.

O GMMartins diz que o fértil é inútil, ...........apesar de eu ter explicado as minhas intenções em meter plantas pouco exigentes "enterradas" no substrato (inerte ou fértil+inerte) e não querer usar fertilizantes líquidos na água.

O Bruno Cruz e o DMachado são de opinião contrária.

Gostaria de perceber estas divergências de opinião.

Publicado:

Não falta calma por estes lados...

Acho que em primeiro lugar se coloca uma pergunta: queres montar um plantado de 240L com plantas pouco exigentes porque:

1 - não ligas às plantas e dás maior importância aos peixes

2 - gostas de plantas mas tens medo do trabalho que possam dar (fertilizações, CO2, podar, qualidade da luz etc)

3 - gostas de plantas mas tens medo do arranque do aquário com os problemas todos de algas, cianobactérias, diatomáceas e o diabo a 4

4 - outra (e qual?)

Cumprimentos.

calhas LED DIY (2010)
o meu blog

Publicado:

É isso amigo,

Dou mais importância aos peixes. Mas gostava de ter plantas para ornamentar o aquário e não queria muitas "chatices", nem grandes despesas, com elas.

assim:

"1 - não ligas às plantas e dás maior importância aos peixes" - NÃO E SIM (gosto de plantas mas prefiro os peixes)

"2 - gostas de plantas mas tens medo do trabalho que possam dar (fertilizações, CO2, podar, qualidade da luz etc)" - SIM (tenho medo do trabalho...)

"3 - gostas de plantas mas tens medo do arranque do aquário com os problemas todos de algas, cianobactérias, diatomáceas e o diabo a 4" - SIM (tenho medo do arranque....).

Entendeste a minha ideia?

Publicado:

Ora viva,

Começar o post a falar de falta de educação é realmente uma maneira fácil de manipular o "jogo" remetendo a suposta falta de educação para a outra pessoa (eu). Mas não faz mal, que eu tenho as costas largas... Eu gostava era de saber como avalias o tom (nem sequer usei ponto de exclamação)... que se for de alguma é coisa é de desespero por, na minha opinião (que é tão válida como a tua), estarem a recomendar o que não faz sentido (no caso apresentado).

Mau tom é usar negrito para enfatizares que não te conheço de lado nenhum... E aliás, partindo da tua premissa, induz-se que se te conhecer posso-te tratar como quiser... que bonita essa premissa. E tu conheces-me para saberes o tipo de pessoa que sou pela maneira como escrevo? Eu também vejo pelo teu aquário que misturas peixes de águas moles (Discus) com peixes de águas duras (platy). O que é isto diz de ti?

Mas muito mais importante do que a maneira como este ou aquele escreve (sendo que 90% das pessoas neste fórum nem sequer mete o "h" quando conjugam a terceira pessoa do singular do verbo haver no presente do indicativo) se têm mais ou menos posts, se está inscrito há mais ou menos tempo ... a minha opinião foi fundamentada com um artigo científico. Deixa portanto de ser apenas uma opinião pessoal para estar baseada em dados concretos, recolhidos de forma precisa, usando o método científico. E a tua?

Se leres bem os meus tópicos vais ver que me pauto frequentemente por dar sugestões baseadas em dados concretos, artigos científicos, testes comprovados e que sou fundamentalmente contra "clichés" e banha da cobra. Simplesmente, não gosto de acompanhar o rebanho. Devo ser a ovelha tresmalhada. Mais ainda assim, ajudo muitíssima gente neste fórum e tenho praticamente todos os dias MPs de pessoas a pedirem-me conselhos. Mas não... não tenho perfil de papagaio e não estou para estar sempre a dizer a mesmíssima coisa. Assim, às vezes sai de forma mais crua.

Potav: Continuo a dizer que não precisas, nem vais beneficiar, de substrato fértil no teu caso. Mas também não faz mal se o puseres. Tens cabeça para pensar... faz como achares melhor. Se tiveres outra questão que possa ajudar, é com muito gosto. Para voltar a repetir que já aqui disse várias vezes, não contes comigo.

Abraço

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:
Bom, vamos ao que interessa: substrato fértil ou não, a minha opinião.

Sendo perfeitamente possível manter um aquário sem substrato fértil, ou mesmo sem substrato e sem plantas e sem mais nada, só vidro (cubos de reprodução por exemplo), é no entanto recomendado, como já foi aqui dito, utilizar substrato fértil num plantado.

Se gostas dos peixes, deves ter em atenção o meio em que eles vão estar e tentar dar-lhes um ambiente o mais natural possível, mesmo que muitas vezes seja diferente do ambiente de origem. Pelo menos, acho que os animais merecem isso.

Quanto ao arranque do aquário, acho que muitas vezes o que se passa é ter a iluminação dimensionada para um volume de plantas/consumo de nutrientes elevado, e quando se dá o arranque as algas tomam conta de tudo. Aconteceu no meu caso quando passei de uma T8 de 36W manhosa para duas T5 com 78W - BBA até perder de vista, andei com duas chapas a bloquear parte da luz durante umas semanas valentes e a puxar pelas plantas com CO2...

Atenção que se tiveres bastantes peixes e plantas em pequeno número, ao instalar uma iluminação mais forte, porque gostas de ver bem os peixes, as algas disparam. Obviamente podes fazer mais TPAs, mas aí o trabalho aumenta.

A melhor solução para ter muito menos problemas com algas é ter uma massa de plantas que consuma os nutrientes e não dê (tanto) espaço às algas.

No caso do meu aquário, e do nano de camarões que tinha, o substrato fértil, além de ficar barato, tem-se demonstrado muito bom para receber plantas seja de grande exigência seja de pequena exigência, tenho de tudo. Não discuto se é melhor que os ADAs, etc etc porque nunca tive nenhum aquário com esses substratos. Nem hei-de ter.

Recomendo-o pela estabilidade que dá, permite às plantas um crescimento e propagação rápidos e nada de proliferação de algas. Podes ter mais ou menos plantas de início, mas o substrato está lá para o futuro e permite-te expandir a faceta de plantado do aquário, se te der vontade. Querendo colocar algumas plantas mais "difíceis", tens substrato para isso.

Repara que tenho no meu aquário dois discus com uns 15cm, e são para mim o mais importante ali. Mas também adoro as plantas e o efeito que dão, acompanhar a sua evolução, e sei que ajudam a manter os níveis de nitratos e fosfatos mais controlados, além de embelezarem o aquário.

Se tiveres paciência, lê este post que já tem mais de 4 anos e que foi a base do tratamento do meu substrato: http://www.aquaticplantcentral.com/forumapc/library/52554-how-mineralized-soil-substrate-aaron-talbot.html

Não fiz exactamente como ali está, mas no meu tópico tens lá a "receita", é simples, e há outras receitas que também funcionam bem. O dry-start do Tom Barr é parecido com este método, se não me engano.

Aguarda por mais opiniões, não há-de faltar quem queira contribuir com experiências válidas.

Cumprimentos.

calhas LED DIY (2010)
o meu blog

• 3 semanas depois...
Publicado:

Parece que o assunto ficou por aqui, potav chegaste a decidir alguma coisa?

calhas LED DIY (2010)
o meu blog

Publicado:

Obrigado pela ajuda.

Nesta fase das "festas" parei um pouco. Ainda não me decidi. Quando tomar uma decisão eu informo o pessoal.

Abraços e Boas Entradas.

Paulo

• 4 meses depois...
Publicado:

Boas pessoal!

Passados quase 5 meses em relação ao inicio desta discussão tão acérrima, ainda não há mais novidades?

Como está esse projecto, Potav?

Cumprimentos

LG

Publicado:

Olá,

Já tenho o aqua a funcionar sem substrato fértil. Só inertes (sílica branca, areia preta e areão vermelho). 5 estrelas, está tudo a funcionar na perfeição.