Hugo RSF Publicado Novembro 10, 2003 Publicado Novembro 10, 2003 Viva, alguém me sabe explicar a diferença entre estas duas medidas e qual a importância para o aquarismo salgado? Estou a pensar em comprar um medidor electrónico e precisava de saber o que realmente interessa. Obriagdo! Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Hugo RSF Publicado: Novembro 14, 2003 Autor Publicado: Novembro 14, 2003 Então? Nimguém me sabe/pode ajudar nesta questão? Bem, vou adicionar mais informação que tenho recolhido, para o debate (que na verdade ainda não o é :D) Pelo que tenho lido pode-se dizer que o TDS, como o próprio nome indica, é o total de solidos dissolvidos que a água contem. Aqui acho que não há dúvidas. A questão é saber o que realmente´e a condutividade. Ora pelo que tenho lido penso que não andaremos muito longe da verdade ao dizermos que a condutividade é o "valor" desses sólidos, ou seja: Podemos ter uma água com elevado grau de TDS e baixo grau de condutividade e vice-versa. A condutividade é um valor que depende da quantidade de electrões livres na água por isso quantos mais sais dissolvidos e qto mais "ionizáveis" eles são, maior será a conductividade. Por este motivo não pode estabelecer-se nunca uma relação linear entre as duas, como já tenho lido muita gente dizer/escrever. Como a quantidade de iões da água pode em certa medida medir a "reactividade" desta, a conductividade é um excelente instrumento para condicionar água de peixes sensíveis. A água até pode ter um TDS razoável mas se os ditos cujos sólidos dissolvidos forem ionicamente pouco activos a conductividade será baixa e os peixes poderão viver em condições. Inversamente podemos ter um TDS baixíssimo mas se por exemplo houver Cu++ dissolvido a conductividade será elevada e os peixes não estão a viver em condições óptimas. Em água salgada, a proporção de sólidos dissolvidos é muitíssimo estável por isso, e funcionalmente, as medidas equivalem-se. Desta forma pergunto: Para quê ter um medidor de TDS ou de Condutividade? Algum destes valores se pode mudar facilmente? Vejamos: Se medirmos o nosso aquários salgado e detectár-mos um TDS muito elevado, mesmo usando água de RO, o que podemos fazer? Podemos diminuir o TDS, facilmente? O memso se passa com a condutividade... Já o ORP é diferente, porque podemos aumentá-lo ou diminuí-lo, e tenho lido artigos que referem como sendo um bom preventor de doenças, estou certo? Alguém tem outra opinião? Por favor postem. Isto tudo tem a ver com a minha ideia de comprar medidor(es) eléctricos. Será que vale mesmo a pena um de TDS ou um de EC? PH está fora de causa, será electrico. Já agora ponho aqui os preços (sem transporte) que consigo arranjar, caso alguém esteja interessado: Medidores de caneta/portáteis (Dry/wet): - DiST 1 (HI 98300), TDS-Faktor 0.65, 0 - 1999ppm (mg/l) = 62,50 EUR- EC/TDS meter (HI 98311) = 107,50 EUR - Checker 1 PH meter(HI 98103) - 46,00 EUR - pH meter : Hanna pHep+ = 65,00 EUR (este consegue-se na Aquaristik shop por 46Eur.) - Condutivity meter : Hanna DiST 3 = 65,00 EUR - Combo Tester (pH, condutivity, salt (TDS), temp) : Hanna HI 98129 Combo = 160,00 EUR Medidores permanentes: - PH / ORP Combo HI981406 = - 00 EUR- PH / Conductivity (EC) HI981406 = 225,00 EUR Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
A l e x a n d r e Publicado: Novembro 14, 2003 Publicado: Novembro 14, 2003 Para que queres tu medir o TDS da água salgada? Dependendo das unidades em que o aparelho lê, tens que usar umas conversões para chegar à salinidade. É muito mais fácil se tiveres um medidor de salinidade que te dá directamente o valor: http://www.americanmarineusa.com/salinityfacts.html Mesmo assim acho um desperdício de dinheiro. Não é muito mais fácil ler a salinidade com um densimetro normal de vidro ou até mesmo os de plástico com "agulha"? Um conductivimetro deve ser usado em água doce. Por exemplo, permite aferir a qualidade da água produzida por OI. Sabes com certeza quando a vida da membrana chega ao fim. http://www.americanmarineusa.com/conductiv...ivityfacts.html Se comprares um condutivimetro aconselho-te a ponderar este: http://www.onlinewaterstore.com/itemdetail578.htm Aqui tens mais alguma coisa com que te entreter: http://www.animalnetwork.com/fish/library/...a&RecordNo=1300 manklit Aluga-se este espaço.
Diogo Lopes Publicado: Novembro 14, 2003 Publicado: Novembro 14, 2003 Olá Manklit, Fiquei com a ideia que compras-te um medidor de TDS, certo? Então existe na tua mensagem algo de incoerente ou pelo menos muito confuso! Dizes que não é preciso medir a TDS na água salgada, mas depois aconselhas um medidor de TDS para ver a condutividade...!!! Afinal como ficamos???!!! Como sabes mandei vir um medidor de TDS igual ao teu - será que mede a conductividade?[/url]
A l e x a n d r e Publicado: Novembro 14, 2003 Publicado: Novembro 14, 2003 Fiquei com a ideia que compras-te um medidor de TDS, certo? Sim comprei. Então existe na tua mensagem algo de incoerente ou pelo menos muito confuso! Dizes que não é preciso medir a TDS na água salgada, mas depois aconselhas um medidor de TDS para ver a condutividade...!!! Sim aconselho um medidor de conductividade para a água doce. Foi para isso que o comprei e é esse o seu objectivo principal, medir a conductividade da água doce. Uso o meu para aferir a eficácia da OI e para saber quando é que tenho que mudar as resinas de permuta iónica que uso a seguir à OI. Também me vai avisar quando a membrana da OI tiver que ser mudada. Foi isto que eu sempre disse. Espero não te ter induzido em erro na compra do teu medidor Na água salgada do aquário medes a salinidade e para isso há maneiras muito mais fáceis e baratas. manklit Aluga-se este espaço.
Hugo RSF Publicado: Novembro 14, 2003 Autor Publicado: Novembro 14, 2003 Mas a minha ideia nunca foi medir a salinidade através de um TDS ou EC... Estava precisamente a perguntar se para água salgada estes medidores seriam importantes... Vou comprar um de PH e pronto, para já. Para salinidade até existem uns tipo termómetro, certo? P.S.:Alguém tem medidor de PH permanente ou sabe onde se encontram abaixo dos 100Eur.? Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
A l e x a n d r e Publicado: Novembro 14, 2003 Publicado: Novembro 14, 2003 hugo, de facto o melhor que tens a fazer é comprar um medidor de ph electrónico permanente. Eu tenho este com um transformador estabilizado: http://www.americanmarineusa.com/phmonitorfacts.html É excelente e podes comprar aqui por 91€ já com portes. http://www.shopsolution.nl/shop/home.asp?s...meec&deptid=DGM Se ainda não pensaste na minha prenda de natal sugiro o termometro digital com sonda remota da mesma marca manklit Aluga-se este espaço.
Hugo RSF Publicado: Novembro 14, 2003 Autor Publicado: Novembro 14, 2003 transformador estabilizado O que é isso? é um transformador normal para ligar á corrente é isso? Será que as pilhas duram quanto tempo +/-? Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Diogo Lopes Publicado: Novembro 14, 2003 Publicado: Novembro 14, 2003 Olá, Estou esclarecido! Comprei o meu medidor de TDS para o mesmo efeito que tu - verificar a qualidade da água que sai da OI. Quanto à tua prenda de Natal o máximo que te posso oferecer é um escumador da Tunze!!!
Hugo RSF Publicado: Novembro 14, 2003 Autor Publicado: Novembro 14, 2003 Realmente está a um bom preço, mas não sei se valerá a pena a diferença... Entre 64 por um de caneta e 91 por um permanente, estou muito dividido. Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
A l e x a n d r e Publicado: Novembro 14, 2003 Publicado: Novembro 14, 2003 Até gostava de aceitar o escumador da tunze mas tenho um problema grave. Os meus peixes são muito esquesitos com as marcas e recusam-se a viver num aqua com um tunze! Amuam e deixam de comer e se vai lá alguém a casa para ver o aqua escondem-se atrás das rochas de propósito. Sabes como é, estão na adolescência! hugo, a pilha dura no máximo um mês se for duracell. As outras ainda duram menos partindo do princípio que a utlização é contínua. O transformador sai muito mais barato que as pilhas. A corrente é estabilizada para evitar a passagem de picos de corrente para o medidor de pH. Esses transformadores vendem-se em qualquer lado e têm escrito isso da corrente estabilizada. Já os vi à venda no continente, da coati. Se não usares um de corrente estabilizada, um pico de corrente é o suficiente para acabar com o medidor. Não te esqueças que tens que calibrar o eléctrodo mensalmente e comprar outro a cada 18 meses +/-. manklit Aluga-se este espaço.
A l e x a n d r e Publicado: Novembro 14, 2003 Publicado: Novembro 14, 2003 O de caneta é para uma utilização pontual. De cada vez que queres ver o pH tens que agarrar nele e mergulhar no aqua. Depois tens que o limpar etc... O de sonda está permanentemente ligado 24h/dia. De cada vez que queres ver o pH é só olhar para o monitor. Às vezes quando estou fora por uns dias, a minha mulher diz-me o valor. Vale a pena o investimento. manklit Aluga-se este espaço.
Hugo RSF Publicado: Novembro 14, 2003 Autor Publicado: Novembro 14, 2003 Eu sei a diferença do dry/wet para o permanente, mas não sei se valerá a pena a diferença de preço, só isso. é quase o dobro do preço e não custa assim tanto colocar a caneta e medir, nem que seja todos os dias. Ambos precisam de líquidos para calibrar, ambos precisam de alimentação, sendo que o de caneta gasta muuuuuuuito menos, etc, etc, etc... Tenho já uma folha feita com prós e contras, vamos a ver qual vai ganhar É que eu sou muito pragmático e compro a maior parte do material desta forma. Folhinha com duas colunas e analiso. Parvoices... Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
ruitaborda Publicado: Novembro 17, 2003 Publicado: Novembro 17, 2003 Ola Manklit Tendo acompanhado ou antes lido as vossas mensagens agradecia que me aconselhasse a que preço compra as resinas. A minha pergunta deve-se pelo facto de recomeçar a filtrar a agua dos meus aqs. com essas resinas, embora tenha deixado de o fazer em 2001 voltei a iniciar mas,...... se em 2001 me custava +- 500$00 cada litro a agora subiu para 12,00 E. A diferença torna-se muito grande. Como tambem uso OI, este filtragem torna-se mais economica. Os meus 7 aqs. na totalidade de +- 1500 l de agua doce e com 33 discus obriga-me a utilizar esta filtragem mas a 12,50 sai um pouco cara, embora a renovaçao custara 2,5 E cada litro. Quanto ao medidor da conductividade tambem estou tentado a comprar o ph electronico mas como ja tive diversos de pilhas, cerca de 4 e nao fui muito feliz, pergunto-le se esse sera mesmo bom pois acho um pouco barato. Agradecia uma resposta, e desde ja obrigado. Ate sempre Rui
A l e x a n d r e Publicado: Novembro 17, 2003 Publicado: Novembro 17, 2003 O meu medidor de pH deve ter uns 5 anos +/-. Está sempre ligado e nunca deu problemas. Nos usa é o mais utilizado e toda a gente diz bem. Em relação às resinas se estás a falar em regeneração é porque usas duas separadas não (aniáonica e catiónica)? As de leito misto como eu uso, normalmente são de usar e deitar fora pois são um bocado complicadas de regenerar. Tem que se separar a aniónica da catiónica, etc... mas se calhar há quem regenere. Na loja onde compro a minha não me dizem o preço das resinas de leito separado, só se fizer uma encomenda . É estranho mas é verdade. A resina que compro acho que custa à volta disso 12€/litro talvez um pouco mais. É da rohm&haas mas o "modelo" não sei, porque o animal de presépio que manda naquilo também não me dá essa informação. Só me diz que troca por H+ e OH- o que me deixa descansado. Agora pergunto, usas a água que sai directamente da resina, nos discus? A minha desmineraliza a água totalmente (TDS = 0 ppm) nem sequer consigo medir o pH daquilo. Os bichos não sobrevivem nisso, penso eu de que. Se usas as de leito separado então não tem lógica que uses a OI pois fazem o mesmo trabalho só que as resinas não desperdiçam água. Explica melhor se puderes e já agora gostava muito de saber onde compras as resinas e de que tipo e marca são. manklit Aluga-se este espaço.
ruitaborda Publicado: Novembro 17, 2003 Publicado: Novembro 17, 2003 Ola Antes de comprar o aparelho de osmose usava as resinas. Eram-me vendidas misturadas. Isto em 2001, salvo erro e entao o litro era como ja disse +- 500$00 e a regenaraçao era a 300$00. Em 2001 comprei o aparelho de osmose da AQUAMEDIC 150 l./dia. Estou muito contente, pois ainda hoje medi (por gotas) e deu-me PH=6,5 e GH= 1º. Ja tem 2 anos de uso. Como ainda tinha as antigas resinas, cerca de 5 l. resolvi utiliza-las. Mas quando fui regenera-las fiqeui admirado pelo preço. Compro as resinas num estabelecimento dedicado as filtraçoes. Sei, pois eles disseram-me que a regeneraçao se faz ai em Lisboa, ate porque entrego a velha e so passados 2 a 3 dias e que recebo a nova. Ja perguntei o nome do laboratorio mas nada me disseram. No entanto como sou visitante de um forum frances em que o moderador so utiliza as resinas e faz as regenaraçoes, estou decidido a perguntar-lhe. De qualquer naneira todos sao unanimos a avisar que sera perigoso o manoseamento dos produtos. Julgo que sera tudo. Ate breve. Rui
A l e x a n d r e Publicado: Novembro 17, 2003 Publicado: Novembro 17, 2003 "Sei" +/- como se faz o processo de regeneração e não é preciso perguntares. Tem que se separar as resinas (nas de leito misto) o que só por si é complicado e depois passar uma por uma base forte, NaOH por ex. e a outra por um ácido, HCL por ex. São produtos extremamente perigosos e por isso não aconselháveis ao faça-você-mesmo. manklit Aluga-se este espaço.
ruitaborda Publicado: Novembro 29, 2003 Publicado: Novembro 29, 2003 Ola Manklit Desculpe só agora voltar ao assunto das resinas, mas estive fora uns dias. Consegui uma ligação a uma firma aí de Lisboa que vendem resinas e que por sua vez fazem a regenação. Só que ficaram-me de dar preços e já se passou cerca de 5 dias e nada. No entanto a direcção é: www. liqual.pt telefone 219427550 Contacto Engª Paula Guedes. Esta senhora é muita simpatica, prestável mas ... nada de resposta, talvez no fundo não esteja interessada devido à pouca quantidade. Como eu nada consegui, talvez o Manklit consiga. As resinas que utilizo sao leito misto e como disse esta firma faz-me a regenaração. Não sei porquê mas desta vez estão a demorar mais de uma semana. Quanto aos medidores electrónicos estou interessado nos de PH e Cond. como tal sera a prenda do Natal . Só que nunca comprei nada pela Internet e por isso faz-me confusão. Como tal pedia-lhe que me explicasse melhor como devo fazer. Compro só os medidores e depois compro aqueles pequenos transformadores de 9 V. Agradecia que me explicasse como devo proceder efectivamente. Fico na expectativa Rui
A l e x a n d r e Publicado: Novembro 29, 2003 Publicado: Novembro 29, 2003 Obrigado pela informação em relação às resinas. Também estou a tentar arranjar e parece bem encaminhado. Em relação às compras pela net eu faço por mbnet. O seu banco sabe informá-lo sobre isso. É seguro pois para cada transacção que se faça é criado um cartão de crédito virtual com um valor limite. Se alguém apanhasse o cartão na net só conseguria gastar o dinheiro que esse cartão vale (qualquer valor acima de 6€ acho eu). Aqui tem muita informação: www.mbnet.pt Também há lojas que permitem a transferencia bancária ne UE. Onde vais comprar os seus medidores? manklit Aluga-se este espaço.
ruitaborda Publicado: Novembro 30, 2003 Publicado: Novembro 30, 2003 Ola Vou comprar os PINPOINT pois entendo que são a bom preço. E com a informaçao do Manklit acabei por me decidir, Se por acaso conseguir alguma coisa das resinas agradecia a informação. Ate sempre.Rui
Recommended Posts