DMACHADO Publicado Novembro 30, 2012 Publicado Novembro 30, 2012 Esta semana vou ligar um medidor de custos ao meu aquário para ficar com a noção do consumo dele. Mantenho os meus discus a 26,5-27ºC há cerca de 2 anos e meio, estão sempre rijos e gordos, e as plantas e os outros peixes agradecem. Tenho também maior margem de manobra em caso de necessidade de aumentar a temperatura para tratamentos (até hoje precisei apenas uma vez...). Entretanto, tive a ideia de utilizar o aquecimento do aquário apenas no bi-horário, ou seja, garantir que desde as 0h00 às 7h00 (no meu caso) a água está a 27º, por exemplo, e ver quanto é que arrefece durante o dia, sendo certo que o arrefecimento do aquário é bastante lento. Alguém tem alguma opinião acerca disto? Citar ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
santiago23 Publicado: Novembro 30, 2012 Publicado: Novembro 30, 2012 O que é isso de "medidor de custos"? Abraço Citar
DMACHADO Publicado: Novembro 30, 2012 Autor Publicado: Novembro 30, 2012 http://aminhaalegrecasinha.com/2010/02/medidores-de-consumo-de-tomada.html Citar ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
j-santos Publicado: Novembro 30, 2012 Publicado: Novembro 30, 2012 acho que vais ter algum dissabor ja estas na zona minima da temperatura dos discus e se baixar mais do que isso penso que vas ter umas surpresas desagradaveis. o ideal é 28,29 para tratamentos 30,32 e em casos mais dificeis 34 essa temperatura ja é mesmo o minimo deles26,27,se te baixar mais ainda podes ter discus que fiquem com perda de apetite e algum parasita se apodere deles........... Citar abraços joao santos
DMACHADO Publicado: Novembro 30, 2012 Autor Publicado: Novembro 30, 2012 Ok, é um argumento válido... Vou medir consumos durante duas semanas, e depois vou testar por ex. 28ºC durante a noite e ver quanto perde durante o dia. As luzes devem ajudar a manter um pouco a temperatura. Não vou maltratar os bichos, adoro-os! Vou fazer o teste num fim de semana para ir acompanhando a situação... posso meter um segundo aquecedor aos 26.5, mas partia dos 28ºC de manhã, obtidos com electricidade a quase metade do preço... Acho que é possível chegar aqui a um ponto de equilíbrio. Eu vou dando notícias. Citar ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
j-santos Publicado: Novembro 30, 2012 Publicado: Novembro 30, 2012 pois mas o que vais tentar (nao digo para nao o fazeres) é exatamente o contrario do que poderia ser até bom para os discus ,pois de noite eles podem ter uma temperatura mais baixa que ate os ajuda a baixar o metabolismo e quando estao activos entao aumentar a temperatura para terem mais apetite. o oposto do que queres fazer........... Citar abraços joao santos
DMACHADO Publicado: Novembro 30, 2012 Autor Publicado: Novembro 30, 2012 Tens razão. Vou começar por medir o consumo de tudo por duas semanas e depois o consumo só do aquecedor, e depois vemos qual a % do aquecimento da água, e sequer se vale a pena mudar alguma coisa... Como a casa arrefece um pouco de noite, até acaba por estar mais tempo ligado nessa altura, provavelmente... Obrigado pelo contributo. Citar ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
j-santos Publicado: Novembro 30, 2012 Publicado: Novembro 30, 2012 nao tens nada que agradecer é para isso que ca estamos para nos ajudarmos Citar abraços joao santos
potav Publicado: Novembro 30, 2012 Publicado: Novembro 30, 2012 Caro amigo, Se queres evitar as perdas de temperatura, para que consigas poupar nos consumos eléctricos, deverias isolar o aquário quando o mesmo estiver sem consumos. Assim, proponho que faças uma "capa térmica" tipo caixa exterior. Usa uma placa de isolante térmico na base do aquário. O ideal é que entre o aquário e a caixa fique uma zona de ar. Não encostes ao vidro. Deverás ter em atenção que o compartimento onde se situa o aquário deverá ser isolado, para o mesmo ter o mínimo de perdas. Fecha as portas, isola as janelas e caixas-de-estore, etc. Não esquecer que caso tenhas um filtro externo, uma vez que a água sai do aquário para ir ao filtro, isola-o também como o fizeres para o aquário. Dou-te várias hipóteses para a "capa térmica": - Esferovite - XPS (roofmate - placas azúis) - Plástico de bolhas de ar Espero ter sido útil. Depois diz-me se a solução te resolve o problema ou se é mesmo inglória a solução do mesmo. Abraços, Paulo Citar
DMACHADO Publicado: Novembro 30, 2012 Autor Publicado: Novembro 30, 2012 (editado) Boas, sem dúvida o isolamento é muito importante, este aquário tem 3 faces à vista que não posso isolar, mas no caso dos tubos e dos filtros (tenho dois em série) já andei a olhar para eles, são um ponto fraco em termos de isolamento. Seria fácil isolá-los com o revestimento de tubos que se compra nas superfícies de bricolage, nem 1€ custam cada um, e ver a diferença no consumo. O fundo do aquário junto à parede pode ser isolado com uma placa de esferovite, por exemplo, mas não sei se vale o trabalho. Só fazendo. Depois de medir os consumos, talvez vá pelo isolamento dos tubos e dos filtros, para ver se há diferença assinalável. Obrigado pela ideia. Editado Novembro 30, 2012 por DMACHADO Citar ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
potav Publicado: Novembro 30, 2012 Publicado: Novembro 30, 2012 Olá, quando te falei em isolar completamente o aquário, estava a referir-me à noite, quando todos forem dormir, que penso que é nessa altura que queres desligar os equipamentos. Se não fizeres um isolamento completo do aquário (todas as faces), não vale a pena meter isolamento só atrás. Boa sorte, Paulo Citar
fabio j Publicado: Dezembro 1, 2012 Publicado: Dezembro 1, 2012 Na minha opinião também não é boa ideia só ligar o termostato à noite, ainda por cima com discus que são peixes melindrosos que qualquer mudança eles podem stressar e ter doenças... Citar [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]CumprimentosFábio Joaquim
tat Publicado: Dezembro 1, 2012 Publicado: Dezembro 1, 2012 Olha, nem de proposito. Hoje tive uma avaria nas tomadas onde tenho meu aquario ligado. Como resultado, cheguei a casa, e tinha tudo na sala desligado, incluindo todo o equipamento do aquario. Isto terá acontecido ao inicio da tarde. Ou seja, o equipamento terá estado desligado, provavelmente entre as 13h00 e as 20h00. Durante estas 7 horas, a temperatura terá caído, dos 28ºC até aos 22ºC. Estou a falar de um aquario de 100 litros destapado, num sala fria, 17ºC de temperatura, num dia destes. Em alternativa ao que sugeres, nunca pensaste em usar um temporizador para em cada 2 horas, desligar o termoestado dura uma hora? Será viavel? Citar Aquario Tematico Amazonas
Ricardo Pedro Publicado: Dezembro 1, 2012 Publicado: Dezembro 1, 2012 boas acho que nao é boa ideia desligares o aquecimento algumas horas, pois a temperatura poderá cair um bocado. em alternativa, como tambem tenho bi-horario, tenho a iluminaçao (2 t5 39w) ligadas 7h entre as 22h e as 05h, e olha que ja se poupa um bocadinho. Citar Ricardo Pedro malawi 250 Lts
joaoreis00 Publicado: Dezembro 1, 2012 Publicado: Dezembro 1, 2012 isso de desligar o termostacto durante algumas horas e depois voltar a ligar nunca dá resultado pq depois o termostacto vai estar mt tempo ligado para voltar a restabelecer a temp a q esta programado! a ñ ser q todas as paredes do aquário estivessem mt bem isoladas de maneira a este perder no máximo 2º, deixaria de ser viável e qt maior o aquário pior! pq a energia gasta pelo termostacto para recuperar 2º num aquario de 30l é mt diferente de um aquário de 100 ou 200l. Citar Feedback
DMACHADO Publicado: Dezembro 12, 2012 Autor Publicado: Dezembro 12, 2012 Já liguei o medidor de custos e nesta altura do ano está a dar um consumo de 22 cêntimos/dia só no aquecimento da água do aquário, a temperatura está a uma média de 27º-27,5ºC. Fiz alguns cálculos usando temperaturas médias da sala ao longo do ano, e dá-me uma média mensal de 4,90€... Já desisti da hipótese do bi-horário. A única situação viável seria aquecer um volume de água à parte no bi-horário, que ficasse extremamente bem isolado, e ao longo do dia usar essa água para aquecer o aquário. Para já, não vale o trabalho... Já agora, e como ando a estudar passar para um de 540L, fiquem a saber que estimo que o consumo de electricidade para o aquecimento será entre 2,3 a 2,4 vezes superior, e não 3,6 vezes que é a proporção entre os dois. Citar ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
Ric@rdo Publicado: Dezembro 12, 2012 Publicado: Dezembro 12, 2012 Boas... Não sei se percebi bem a estratégia que estavas a pensar usar, mas também me pareceu que não iria compensar face aos riscos que irias correr!! Pelo que tenho visto há diversas estratégias que podem influenciar os consumos do aquário, nomeadamente o isolamento, localização do termostato/ nº de termostatos/ potência do termostato, espessura do vidro, iluminação/ tipo de iluminação, sem esquecer o próprio ambiente/ factores extrínsecos ao aquário ou as próprias necessidades da fauna/ flora... Contudo esta questão da poupança parece-me extremamente interessante! Os meus aquários são pequenos, mas também tenho essas preocupações... Por outro lado no inverno estou-me a deparar com dificuldade em manter o equilibro .. Em breve também vou adquirir um medidor de consumo para tentar optimizar os aquários e o consumo. Citar 1º Nano Reef New World
DMACHADO Publicado: Dezembro 12, 2012 Autor Publicado: Dezembro 12, 2012 A ideia era acumular um pouco de temperatura nas horas de vazio (ganhar lanço :D) para que o termostato não trabalhasse tanto nas horas de cheia. Na realidade, acho que ele acaba por fazer isso, com o arrefecimento da casa durante a noite, dentro de dias já tenho mais estatísticas do medidor. Vou vendo o que gasta nas próximas semanas e se bate certo com as minhas estimativas. Entrei em conta com meses mais frios e maior esforço do aquecedor e nos meses mais quentes menor esforço, considerando a temperatura da sala vs temperatura do aquário e a área de vidro exposta. Se fizer sentido, depois partilho o método de cálculo... Já agora agradeço opiniões acerca da possibilidade de, nos dias de sol, aumentar a temperatura do aquário 1º ou 2º, apenas, utilizando radiação solar... isto faria muito mais sentido para os discus e penso que não os prejudicaria. A água no ambiente natural deles também sofre variações de temperatura. Por outro lado, o aquecedor não funcionaria até à noite quando o aquário começasse a arrefecer para os níveis pré-definidos. Vá, venham de lá as opiniões! Citar ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
DMACHADO Publicado: Fevereiro 4, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 4, 2013 Ora bem, em 60 dias o meu aquário gastou cerca de 12 euros de electricidade só no aquecimento da água... e bate certo com as estimativas que fiz. São 150 litros numa divisão em que as temperaturas oscilam entre 18-19 e 21-22 graus... Fica a informação. Citar ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
João Azevedo Publicado: Fevereiro 4, 2013 Publicado: Fevereiro 4, 2013 Tenho que comprar um medidor desses, acho interessante este tipo de cálculos, mas acho que até tenho medo de o fazer para o meu Cumprimentos. Citar Wild Forest Vs Peaceful Meadow
Recommended Posts