Substrato para camarões


DanielSan19

Recommended Posts

Boas, vou montar um aquário pequeno, 30 litros brutos com camarões.

De momento vou passar os Red Cherrys para esse, mas de futuro gostaria de ter CRS ou Blue tiger e outros que já vi.

 

A minha duvida prende-se com a escolha do substrato, dada a conjuntura económica e pelo que já pesquisei os substratos que aconselham são um pouco caros, mas pelo que percebi estabilizam o PH, certo?

 

Existe alguma opção mais económica que possa utilizar, é que para ajudar a água lá de casa tem um ph alto.

 

Cumps.

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Uns estabilizam outros estabilizam e baixam o PH e as durezas.. é conforme as marcas e os tipos.

 

Para red cherries não precisas de nada disso, para CRS eu uso PH mais baixo como a maior parte da malta aqui no forum.. tenho ADA como substrato e não acho caro visto que dura em media 2 anos..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, está dificil encontrar o substrato, pelos vistos está esgotado nas lojas aqui da zona.

Mas já agora expliquem-me uma coisa, a razão para a utilização destes tipo de substrato tem a ver com baixar o ph e a dureza da água, correcto?

Mas depois, caso utilize água da torneira que sai com um ph de 7,5 vai destabilizar o ph, caso este esteja muito baixo, ou seja, a solução será, tal como já faço no outro áquario comunitário em que misturo 1/3 de água engarrafada para as TPAs.

Então pergunto eu, se utilizar um substrato inerte normal, uma vez que não vou plantar nada e utilizar sempre água engarrafada não vai dar o mesmo efeito?

 

Desculpem lá as duvidas, mas gostaria de preparar o aquário em breve porque ultimamente não tenho tido muito sucesso com a reprodução dos Reds no aquário comunitário, e queria mudá-los para lá logo que possivel, mas com o intuito de posteriormente pôr lá os CRS.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a razão pelas escolha é mesmo essa. As tpa's devem ser feitas com agua com valores aproximados da água do aquário.

 

Os substratos activos tornam a coisa mais fácil mas se usares um substrato inerte podes ter na mesma valores baixos, porem vai depender muito da água que lá coloques pois ai teria de ser água com os valores exactos, pois como esse não é um substrato que vá "tamponar" os teus parâmetros podes ter uma subida dos valores dependendo de várias coisas..com inerte é necessário teres mais experiência para conseguires manipular os valores da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo esclarecimento, mas já agora pergunto ponho outra questão, como disse o aquário vai ser para os red's numa primeira fase, e posteriormente para outra espécie de camarões, ainda ando a ver o que existe, existem uns que gosto particularmente que são os Caridina cantonensis sp. "Blue Tiger", estes também necessitam de algum substrato especifico ou nem por isso?

E será que posso misturar as duas espécies?

 

Cumps.

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais