zuzartebaltazar Publicado Novembro 29, 2012 Publicado Novembro 29, 2012 Boas... tenho um novo projecto em mente. tenho um aqua de 100*40*50 cm e esta semana vou trocar a iluminação para 4*39 t5. tenho co2 caseiro a bombar em 2 garrafas garrafas dos kits da nutrafin. gostaria de saber se com estas condiçoes posso começar um plantado a' a sério' . a filtragem que tenho é um fluval 205 e outro fluval plus 2 dentro do aqua. estou a pensar fazer a fertilização com macros e micros em pó diluidos mandando vir um Ei kit de Inglaterra . A nível de plantas não tenhonada de especial ainda .SÓ fetos de java e anubias. Por onde ei de começar? estou no bom caminho? falta alguma coisa? O substrato que tenho ja esta no aqua á uns 3 anos. é parecido com o akadama e por baixo levou substrato fértil mas não me lembro da marca , vinha nuns baldes azuis. não queria estr a tirar tudo e se fosse preciso punha umas pastilhas ou assim. pode ser? Citar
gmmartins Publicado: Novembro 29, 2012 Publicado: Novembro 29, 2012 Aconselho-te vivamente a usares co2 pressurizado. Com caseiro vais ter problemas com algas para esse volume. Também seria bom lavares o aquário todo e limpares o material antes de iniciar. E já que o fazes, renovas o substrato ou pelo menos a parte de cima. Abraço GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
zuzartebaltazar Publicado: Novembro 29, 2012 Autor Publicado: Novembro 29, 2012 (editado) Já tive tentar ver o preço de kits de co2 pressurizado mas não percebo patavina...Já tive a ver alguns posts aqui nos fóruns mas continuo com algumas dúvidas. Existem kits já com botija e válvulas, mas uns trazem a válvula solenóide e outros não...Alguém conhece kits assim baratinhos e que sejam de qualidade? Não posso por umas pastilhas de fertilizante no substrato em vês de estar a tirar tudo? Editado Novembro 29, 2012 por zuzartebaltazar Citar
gmmartins Publicado: Novembro 29, 2012 Publicado: Novembro 29, 2012 Co2 pressurizado: Garrafa de CO2 (ou extintor) manómetro (com válvula de ajuste fino) Solenoide (para controlar automaticamente o ligar e desligar. É opcional mas aconselho vivamente) tubo CO2 válvula anti-retorno Contabolhas difusor É só isto que precisas. Tudo dever rondar uns 100€. Tenta ver nos classificados. às vezes há pessoal a vender. Acredita que tu não queres começar um plantado já cheio de porcaria. Se achas que tirar o substrato dá trabalho, mais vale não te meteres num plantado com CO2. Dá mais trabalho do que um reef. Abraço GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
zuzartebaltazar Publicado: Novembro 29, 2012 Autor Publicado: Novembro 29, 2012 Não é a questão de dar trabalho, é mais tentar poupar €€. Ou seja tentar melhorar o Aqua mas não gastar muito dinheiro pelo menos todo de uma veZ. E como comprei agora a calha e tenho de melhorar o sistema de CO2 estava a tentar poupar em mais coisas. Citar
gmmartins Publicado: Novembro 30, 2012 Publicado: Novembro 30, 2012 Pois eu sei que o investimento pode grande na fase inicial... Se não queres mudar então considera meter um pouco de substrato novo por cima do velho. Mas atenção que não precisas de torrar dinheiro com substratos. Podes usar humus de minhoca por baixo e areão de rio por cima. Tudo junto não deve ficar muito caro. Ou usar Akadama que é baratinho e bastante bom. Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
zuzartebaltazar Publicado: Novembro 30, 2012 Autor Publicado: Novembro 30, 2012 Então e o akadama dava para usar sem por substrato fértil por baixo? punha só akadama? Por curiosidade em quanto ficaria akadama para uma aquario de 100cm? obrigado pela sua ajuda. Citar
gmmartins Publicado: Novembro 30, 2012 Publicado: Novembro 30, 2012 Sim podes usar akadama sem fértil por baixo. Ou akadama com fértil por baixo. É como preferires. Na primeira opção tens que andar mais em cima com a fertilização líquida. Na segunda tens um reforço pelo que podes ser mais brando com a líquida. Não faço ideia de quanto ficaria mas sei que é dos mais baratos... Abraço GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
Recommended Posts