Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal.

Tou a pensar em me iniciar num aquario de agua salgada, ainda pouco sei ou quase nada mas tambem tenho tempo para aprender pois o projeto e para se ir fazendo e nao para se fazer.

Tou a pensar em fazer um aquario com 80x50x50 cerca de 180lts, o movel tambem serei eu a faze-lo com alguma ajuda de conhecidos...

Vou colocar uma pergunta de cada vez e assim que estiver esclarecido volto a colocar outra para que nao hajam aqui varios tipos de respostas e perguntas tudo ao mesmo tempo.

Qual a iluminacao melhor\aconselhavel para um aquario com estas medidas?

A ideia e ter alguns peixes nao muitos e corais moles apenas.

Abraços

Publicado:

Se é mesmo só para moles... 4x24W fica-te à justa...

Apostava antes no aquário de 100cm, para que possas usar a calha de 4x39W.

Posted Image
Publicado:

Boas...

Pois a questao tambem e o espaco. So tenho espaco para 80cm ou 90cm de aquario no maximo.

Mas nao ha calhas de 80cm em leds baratas?

Publicado:

Boas

Então faz 90x50x50 e assim podes por 4x39w e até se quiseres por alguns duros já ficas com luz suficiente.

Cumps

Publicado:

Pois em relaçao aos leds foi o que pensei lol...

mas 4x24 acho suficiente nao sei pois nao pretendo nada de muito exigente...

Ja agora algum site onde haja calhas baratas?

Publicado:

Boas...

Em relaçao a furacao no aquario para a coluna seca tem alguma medida exacta? qual a conselham?

Abraços

Publicado:

Boas,

Não há nenhuma medida exacta... Simplesmente adaptas ao teu projecto desde que os tubos lá caibam é na boa.

A meu ver quanto mais pequena melhor...

Aqui no forum tens vários exemplos.

Cumps.

Publicado:

Boas...mas 90 para o esparo que tenho nao era o ideal mas tenho que ver...

• 3 semanas depois...
Publicado:

Boas pessoal...

Venho actualizar um pouco este meu topico.

Ja construi o movel ( mais tarde ponho fotos) e ele foi construido para um aquario de 70*40*55 ( que ainda hei-de comprar ou fazer) ja agora se me quiserem mandar orcamentos para um aquario com estas dimensoes por PM estao a vontade.

Agora questoes...

- Em relaçao a sump, tenho um aquario plantado de agua doce com 60*30*30 que ainda nao sei se irei aproveitar para a sump se o vou vender junto com o resto dos componentes ( se houver interessados avisem que envio fotos).

A minha ideia era vende-lo e fazer uma sump pois tambem la tenho dois bocados de vidro para aproveitar...

Alguem me pode ajudar com um esquema de como devera ser construida uma sump para o meu aquario? quantas divisoes deve ter? e com a disposicao dos aparelhos necessarios.

- Em relaçao ao escumador tenho lido que deve ter X vezes a litragem do aquario, ja agora qual aconselham?

Tenho pensado num NAC 3 acham suficiente?

- Em relaçao a bomba de reposicao qual aconselham? o movel tem 83cm de altura nao sei se interessa saber...

- Em relaçao ao wavemaker qual aconselham?

Desculpem tanta pergunta mas é so para me ir orientando aos poucos com o que devo comprar/procurar para a construcao...

Abraços....

Publicado:

Boas... vou tentar ajudar...

Sump: eu aproveitava esse aquário... dividia em 2 compartimentos sendo na que cai a água do aquário fosse o maior para levar o escumador.... na outra divisória seria para a bomba de retorno e penso que 15cm de comprimento bastaria. Usava para dividir os 2 compartimentos com o chamado corta-bolhas com 3 vidros.

Escumador: sinceramente isto é um vicio terrível... aposto que em menos de 1 ano e meio quererás uma coisa maior... logo, aproveitava para um escumador melhor que o NAC3... apostava talvez no NAC5 curve.

Bombas de reposição... qualidade vs preço ia para uma Sicce Sycra Silent 2.5... não te esqueças que terá que subir 83cm + 55cm...

Wavemaker... as sunsun mesmo a de 3000l/h será muito forte para esse aquário... precisarias de 100cm... como melhor opção recomendava 2 x tunze nanostream 6025...

Atenciosamente,

Pedro

Posted Image
Publicado:

Boas pedrolena, antes de mais obrigado pela ajuda.

Em relaçao a sump secalhar vou fazer ja que tenho aqui em casa algum vidro e assim uso-o para a sump e vendo o aquario que sera mais facil vender.

Em relaçao ao escumador acho que pela diferenca de preco ficava melhor servido com o NAC 5 (ja agora alguem me pode dar sites com materiais baratos a venda?)

Wavemaker aqui na loja ao pe de mim aconselharam a tunze 6045 o que achas?/acham?

em relaçao ao material que aconselharem so peço que seja barato (lol) bom e tambem muito importante...silencioso...pois como e para um aquario de sala e onde a minha filha muito dorme o material nao convem fazer muito barulho...

Assim que puder meto fotos do movel nao esta esquecido....

abraços