zuzartebaltazar Publicado Novembro 25, 2012 Publicado Novembro 25, 2012 Boas...Precisava da vossa ajuda!!! Eu tenho uma aqua de 100 cm de largura, 50 de altura, 40 de profundidade e vidro de 7mm. Quando o comprei vinha com a bela da tampa de plástico de encaixar, com as lâmpadas incluídas lá dentro. Agora, e visto querer fazer um upgrade à iluminação do meu áqua comprei uma calha sunsun 4x39w de suspenção por apoios laterais. Para o fazer terei de tirar a tampa existente ficando sem nada entre a calha nova e a superficie do aquário. Ou seja o topo do aquário fica todo em vidro sem rebordo de plástico...(a antiga tampa e iluminação era uma peça única que encaixava na parte superior do aqua) não tem travamentos e nem nada que me permita por uma tampa de correr. Qual a melhor solução? Deixar ficar sem tampa e sem nada a proteger o topo do aquário? (Vai deixar humidades nas paredes da sala? Perde reforço na integridade do vidro?) Existe mais alguma coisa que possa/deva fazer? Existem rebordos que se possam encaixar em volta do topo e que depois permitam colocar tampas de correr? Obrigado pela ajuda malta ! Citar
zuzartebaltazar Publicado: Novembro 25, 2012 Autor Publicado: Novembro 25, 2012 Ninguém que me consiga ajudar?? Citar
SkeetS Publicado: Novembro 26, 2012 Publicado: Novembro 26, 2012 (editado) Ajudar propriamente dito...não... Pode-se dar algumas ideias. Quanto ao rebordo, o meu não trazia também e comprei calha em L no AKI e colei com silicone em toda a volta (o meu aquário tem mais ou menos as mesmas dimensões do teu). Depois com dois pedaços de vidro (e isto fiz hoje) coloquei um a correr por baixo do outro com uma calha em U também do AKI. O resultado foi este: De frente (água "suja" por causa do nitrivec) E aqui o pormenor de onde o vidro corre: O silicone do "aro" não ficou com um aspeto decente mas para cumpre o objetivo sem problemas. Esqueceu-me de referir que tudo foi colado com silicone. Não fechei a calha em U na frente pois posso precisar de retirar o vidro e complica a coisa. Ainda vou colar também uma pega para puxar o vidro. Simples e barato Editado Novembro 26, 2012 por SkeetS Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=203734-> FEEDBACK
zuzartebaltazar Publicado: Novembro 26, 2012 Autor Publicado: Novembro 26, 2012 Parece-me bastante bem...fizeste isso com o aqua todo vazio ou conseguiste com agua? A calha em L à volta é que não percebe muito bem como ficou...foram 2 que puseste certo? a calha em U percebi...a em L é que não... De qualquer modo muito obrigado porque já ajuda qq coisa. Citar
SkeetS Publicado: Novembro 26, 2012 Publicado: Novembro 26, 2012 Eu já te tiro mais uma foto. Basicamente a comprei 2m+1m de calha em L. Se arranjares 3m seguidos fazes mesmo um aro completo. Eu não consegui e como tal fiquei com uma parte cortada que ficou na parte de trás. Não cortei nenhuma. Centrei a calha na parte da frente do aquário, marquei as quinas na calha. Na parte que fica em contacto com a tampa, fiz dois cortes a 45º e retirei o triangulo para ao fechar a calha ficar o mais uniforme possível (no meu caso não ficou...mas pronto) Podes fazer isto com o aquário cheio sem problema. Vamos ver se as fotos elucidam mais um pouco: Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=203734-> FEEDBACK
zuzartebaltazar Publicado: Novembro 26, 2012 Autor Publicado: Novembro 26, 2012 Acho que já percebi...Com as fotos percebe-se melhor...Colaste depois a calha em U por cima da em L, certo? Com silicone de aquário? E a calha en L que colaste no aquário como cortaste os cantos? Com rebarbadora? E depois colada também com silicone? Abraço e obrigado Citar
SkeetS Publicado: Novembro 26, 2012 Publicado: Novembro 26, 2012 (editado) Sim, a calha em U em cima da em L com silicone que tenhas à mão. Se não tiveres nenhum passa num supermercado e arranja Kilosa K95 que é seguro para aquários e não tem cura acética (não deixa cheiro a vinagre). Os cantos (ou seja, aqueles triângulos) tirei com uma mini drill porque aquilo é tão pequeno que com rebarbadora precisava de mão certeira mas aí...deixo à tua imaginação. Se tiveres dúvidas no silicone, eu usei o Kilosa K95 em todo o aquário sem problemas. Serviu para o colar todo e selar e não morreu peixes nem nada. Este é mais recomendado para aquários de grande volume. Sei que há uma referencia abaixo mesmo para aquários mas não é tão elástico e como tal é aconselhado para aquários mais pequenos. Tudo isto é coisas Low Budget...Aliás...todo o aquário foi feito e montado gastando o mínimo possível e tudo feito em casa (menos os vidros e o filtro) Editado Novembro 26, 2012 por SkeetS Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=203734-> FEEDBACK
zuzartebaltazar Publicado: Novembro 26, 2012 Autor Publicado: Novembro 26, 2012 parece muito bem. vou tentar procurar umas calhas mas em vez de colar ao vidro vou tentar fazer algo que encaixe por cima. tenho de ir procurar material e depois logo se vê. mas muito obrigado pela ideia pois nem tinha pensado nestas calhas . Citar
Recommended Posts