Axebitten Publicado Novembro 24, 2012 Publicado Novembro 24, 2012 (editado) Os filtros de cascata (ou mochila) são uma opção low-cost interessante para quem não deseja muito movimento na água. Acontece que se quisermos ter plantas flutuantes estas acabam muitas vezes a serem empurradas para debaixo de água. Aqui deixo-vos uma forma super simples para criar uma barreira entre o filtro e as plantas à superfície. Elementos necessários: Uma tesoura e um garrafão vazio. E é só. 1 - Cortar o garrafão horizontalmente de forma a ficar com uma braçadeira. Esta braçadeira pode variar de tamanho conforme a altura entre o topo do aquário e a superfície da água e também o quanto fundo queremos a barreira dentro de água. Alguns garrafões têm inclusive concavidades que ajudam a calcular a altura pretendida (não é o caso no utilizado nas fotos). 2 - Cortar esta braçadeira, mais ou menos a meio, de forma a criar os espaçamentos de encaixe no vidro do aquário. A altura do corte vai determinar também o quanto fundo queremos a barreira dentro de água. E está feito! Agora é só encaixar no vidro do aquário em redor do filtro. Na imagem temos um filtro de pequenas dimensões e a barreira em redor tem cerca de 15cm de diâmetro. Para filtros maiores podemos simplesmente fazer um corte no meio, cortar os encaixes mais perto das extremidades e abrir um pouco até encaixar bem no vidro. Não fica tão bem fixa mas funciona. Mais simples que isto é difícil. Espero que tenham gostado e que possa ser de utilidade para alguém. Abraço a todos. Editado Novembro 24, 2012 por Axebitten 4 Cumprimentos João Vaz. Infografia de camarões em construção Área de Feedback
dg12 Publicado: Novembro 24, 2012 Publicado: Novembro 24, 2012 Boas Axebitten, Uma coisa tão simples e tão útil! Muito bem visto! :D Sou bem capaz de fazer isso para impedir que as minhas limnobium andem a passear por todo o aquário, e a embrulhar as raizes nas plantas -.- cumps, David
David EC Costa Publicado: Novembro 25, 2012 Publicado: Novembro 25, 2012 boas muito bom joao. simples,bom e barato nunca tinha pensado nisso. comigo entao,as plantas flutuantes tendem a morrer todas derivado a movimentaçao da agua e como uso filtros de cascata em todos os aquarios tem sido dificil elas crescerem. agora com essa tua excelente ideia,penso que vou conseguir ter plantas flutuantes em crescimento. obrigado pela partilha. Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
fabio j Publicado: Novembro 28, 2012 Publicado: Novembro 28, 2012 Acho uma boa ideia mas com 1 ponto que acho essencial que é negativo. E a movimentação/circulação da água no aquário? Não é afectada? Se for afectada pode dar origem a algas e a falta de oxigenação... [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]CumprimentosFábio Joaquim
Axebitten Publicado: Novembro 29, 2012 Autor Publicado: Novembro 29, 2012 (editado) Acho uma boa ideia mas com 1 ponto que acho essencial que é negativo. E a movimentação/circulação da água no aquário? Não é afectada? Se for afectada pode dar origem a algas e a falta de oxigenação... A movimentação da água, com filtros de cascata nunca costuma ser muita e acontece maioritariamente abaixo da queda de água, se barreira não for excessivamente grande, isso não será problema. Também não tenho sentido a criação daquela pequena película superficial característica das águas paradas, talvez resultado da água que passa por baixo da barreira, ou até dos pequenos movimentos desta mesma quando a água lhe bate. Seja como for, comigo parece estar tudo bem. Editado Novembro 29, 2012 por Axebitten Cumprimentos João Vaz. Infografia de camarões em construção Área de Feedback
Kosuta Publicado: Maio 7, 2013 Publicado: Maio 7, 2013 Boa dica, obrigado! Cumps., Sérgio Costa Kosuta 180LNano Tsunami
Tiago Sabino Publicado: Janeiro 28, 2014 Publicado: Janeiro 28, 2014 Boas. Eu até à pouco tempo tinha uma "praga" de Lemma minor e tentei uma solução parecia, mas sem sucesso. Tenho a certeza que esta solução funcionava se tivesse visto este tópico a tempo, mas agora é tarde porque já extreminei as plantinhas lol Fica para a próxima! Cumps Nano 20 L Feedback (para consultar e responder)
Recommended Posts