Sem nada! Ajuda para Layout (100x30x45)


Ganilhos

Recommended Posts

Ora bom dia depois de alguns meses sem me manifestar aqui pelo forum visto que sou novo por aqui, resolvi então postar "algo" , tenho andado a recolher toda a informação possivel para aprender sempre mais a nivel de plantados que é aquilo que adoro, venho pedir-vos opinioes para uma nova montagem do meu aquario visto que sou principiante nisto e a primeira montagem foi algo montado as cegas sem saber nadinha, quero então agora iniciar um plantado. Tenho a noçao que as medidas do meu aqua não são nada favoraveis (100x30x45) mas por agora nao tenho possibilidades para algo maior, mas mesmo assim quero tentar fazer algo engraçado com a vossa ajuda.

 

 

O Setup:

 

Aquario - 100 x 30 x 45

Substracto fertil - Nao tennho queria opinioes vossas

Substracto Principal - Nao tenho qeuria opinioes vossas

Filtragem - Filtro interno

Aquecimento - termostacto interno (nao sei a potencia dele)

Iluminação - Calha DIY de 3 x 39W T5 (opinioes para lampadas qual a melhor combinaçao)

CO2 - Caseiro

 

 

Fertilização - Tenho TPN+ apenas por enquanto

 

Flora:

 

Gostava que me dessem opinioes sobre plantas para fazer um tapete, e outro tipo de plantas para a parte de tras do aqua.

 

 

Visto isto se me puderem dar ideias para um bom layout agradeço, para iniciar a montagem.

 

 

 

 

Obrigado ,

 

Desde já agradeço todas as ajudas e opinioes e ideias para iniciar a montagem.

 

Cumprimentos

 

Tiago Sousa

Editado por Ganilhos

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Vou dar a minha opinião:

Substrato fertil: Tens muitas opções, depende muito de quanto queres gastar. Eu uso os da Elos e estou muito satisfeito com eles. Tens também os da ADA que basta uma pequena pesquisa no google para perceberes o potencial que têm. Tens também uns mais em conta que são os JBL, Tropica entre outros. A minha escolha seria sem duvida entre Elos ou ADA.

 

Substrato principal: Neste capitulo não precisas de ser muito seletivo, deves de ter o cuidado de escolher um substrato com uma granulometria a rondar os 3mm para que não iniba as plantas de enraizarem e desta forma facilitar que as raízes das mesmas cheguem facilmente ao substrato fértil.

 

Filtragem : Filtro externo, sem dúvida. Não vais querer ver essa caixa dentro do aquário por muito tempo... ;) Já usei 3 marcas de filtros : Sera, JBL e Eheim, do que gostei mais foi da Eheim do que gostei menos: do da JBL .

 

Iluminação : Chega e sobra.

 

CO2: Tem em atenção que ao usares co2 caseiro este não vai ser constante no aquário visto que uns dias a fermentação produz mais dióxido de carbono que noutros, facilitando assim a vida ás algas, coisa que em plantados se vede evitar.

 

Acho que é tudo.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Vou dar a minha opinião:

Substrato fertil: Tens muitas opções, depende muito de quanto queres gastar. Eu uso os da Elos e estou muito satisfeito com eles. Tens também os da ADA que basta uma pequena pesquisa no google para perceberes o potencial que têm. Tens também uns mais em conta que são os JBL, Tropica entre outros. A minha escolha seria sem duvida entre Elos ou ADA.

 

Substrato principal: Neste capitulo não precisas de ser muito seletivo, deves de ter o cuidado de escolher um substrato com uma granulometria a rondar os 3mm para que não iniba as plantas de enraizarem e desta forma facilitar que as raízes das mesmas cheguem facilmente ao substrato fértil.

 

Filtragem : Filtro externo, sem dúvida. Não vais querer ver essa caixa dentro do aquário por muito tempo... ;) Já usei 3 marcas de filtros : Sera, JBL e Eheim, do que gostei mais foi da Eheim do que gostei menos: do da JBL .

 

Iluminação : Chega e sobra.

 

CO2: Tem em atenção que ao usares co2 caseiro este não vai ser constante no aquário visto que uns dias a fermentação produz mais dióxido de carbono que noutros, facilitando assim a vida ás algas, coisa que em plantados se vede evitar.

 

Acho que é tudo.

Abraço

 

 

Antes demais obrigado pela tua ajuda Jorge quanto ao filtro interno aquilo estaq agarrado com silicone tenho de arranjar maneira de tirar aquilo sem duvida e ganha-se mais espaço :) o co2 caseiro nao sabia dessa mas assim que der tenho de me virar para um kit como deve ser.

 

Jorge tens alguma dica para um layout engraçado para os meus 30cm de largura? :(

 

Obrigado

 

Cumprimentos

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

Jorge tens alguma dica para um layout engraçado para os meus 30cm de largura? :(

 

Não sei qual é o problema. Vê este:

 

20120201-DSC_2411.jpg

 

Filtro externo sem dúvida e CO2 pressurizado também. Com caseiro vais ter muitas dores de cabeça.

 

Para a luz só precisas de 2x39W.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

 

 

Não sei qual é o problema. Vê este:

 

20120201-DSC_2411.jpg

 

Filtro externo sem dúvida e CO2 pressurizado também. Com caseiro vais ter muitas dores de cabeça.

 

Para a luz só precisas de 2x39W.

 

Abraço

 

GM

 

 

 

Bom dia GM obrigado por esta grande foto que postas te grande exemplo mesmo :) quanto ao co2 la terá de ser pressurizado, gm disses te que 2x39w chega que combinaçao de lampadas me aconselhas ?

 

Já agora alguem me sabe informar o que há por aí de melhor para arrancar o silicone da box que esta dentro do aqua?

 

Cumprimentos

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A combinação de lâmpadas é fácil. É escolheres o que tu gostas porque para as plantas não faz diferença nenhuma. Não é tão bom quando é tão simples? vê aqui algumas combinações e como estas afectam as cores das plantas.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois não sei eu estava me a referir aos k da lâmpadas visto que tenho uma de 10 000k não sei se compre uma de 6500 ou 8000.

Obrigado GM

 

Boa! Eu também me estava a referir aos K das lâmpadas. :)

 

A 10000K é branca, a 8000 também vai ser para o branca. Se calhar optava pela 6500 para reforçar os verdes pois é mais amarelada. Mas repito que isto é apenas e só apenas o gosto pessoal. Vai lá ver o site que te indiquei.

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois não sei eu estava me a referir aos k da lâmpadas visto que tenho uma de 10 000k não sei se compre uma de 6500 ou 8000.

Obrigado GM

Os K das lâmpadas são as temperaturas de cor. A combinação que uso são:

1 de 4500k para favorecer os vermelhos das plantas

1 de 10000k para favorecer as cores dos peixes. Eu acho que as de 10000k não favorecem em nada as plantas mas sim e só as cores aos peixes.

No meu caso como tenho uma lâmpada com uma cor muito quente (4500k) optei por usar outra o mais fria possível pois caso contrario as plantas iam parecer todas cor de laranja/vermelhas LOL :chair:

 

Mas em todo o caso, ninguém melhor que o Rui da Aquaeden para te tirar todas as duvidas neste capitulo(e em muitos outros).

Fala com ele... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os K das lâmpadas são as temperaturas de cor. A combinação que uso são:

1 de 4500k para favorecer os vermelhos das plantas

1 de 10000k para favorecer as cores dos peixes. Eu acho que as de 10000k não favorecem em nada as plantas mas sim e só as cores aos peixes.

No meu caso como tenho uma lâmpada com uma cor muito quente (4500k) optei por usar outra o mais fria possível pois caso contrario as plantas iam parecer todas cor de laranja/vermelhas LOL :chair:

 

Mas em todo o caso, ninguém melhor que o Rui da Aquaeden para te tirar todas as duvidas neste capitulo(e em muitos outros).

Fala com ele... ;)

Boa! Eu também me estava a referir aos K das lâmpadas. :)

 

A 10000K é branca, a 8000 também vai ser para o branca. Se calhar optava pela 6500 para reforçar os verdes pois é mais amarelada. Mas repito que isto é apenas e só apenas o gosto pessoal. Vai lá ver o site que te indiquei.

 

GM

 

 

 

Desde ja obrigado aos dois conseguiram me esclareçer no que toca as lampadas :)

 

So uma questao eu quero meter ADA malaya que substrato fertil me aconselhavam a colocar por debaixo do malaya?

 

Abraço

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Precisas mesmo? Embora não tão potente como o Amazonia, penso que o Malaya ainda tem alguns nutrientes. Além disso, como qualquer argila, vai captar os nutrientes da fertilização líquida.

 

Mas se queres mesmo usar fértil por baixo aconselho o da Tropica ou Osmocote. Não há grande diferença. É tudo igual. Afinal é só para ter nutrientes. Convém é que não tenha amónia na sua composição. De resto fazem todos o mesmo.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Precisas mesmo? Embora não tão potente como o Amazonia, penso que o Malaya ainda tem alguns nutrientes. Além disso, como qualquer argila, vai captar os nutrientes da fertilização líquida.

 

Mas se queres mesmo usar fértil por baixo aconselho o da Tropica ou Osmocote. Não há grande diferença. É tudo igual. Afinal é só para ter nutrientes. Convém é que não tenha amónia na sua composição. De resto fazem todos o mesmo.

 

GM

 

 

Bom dia GM entao simplifica-me a minha duvida basta meter no aqua malaya ou amazonia e chega perfeitamente para fazer qualquer tipo de tapete com as devidas fertilizacoes e boa luz e co2? ou seja nao é preciso meter mais nada nem por baixo nem por cima do amazonia/malaya?

 

 

Cumprimentos

 

Obrigado

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso mesmo! :drool3:

 

Mas já que custam o mesmo, e a não ser que não gostes mesmo da cor, vai para o Amazonia. É melhor e tem resultados comprovados.

 

Abraço

 

GM

 

 

Ok seguirei o teu concelho GM obrigado!

 

Grande abraço

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.