Recommended Posts

Publicado

As minhas plantas apresentam uns pontos castanhos nas folhas mais antigas da planta ( as que estão mais perto da raiz ) á medida que faço podas a planta tem crescimento e apresenta tonalidade verde nas folhas novas no entanto as folhas mais antigas parecem doentes.

Não sei ao que se deve.

Tenho 8h com 150W para 170L do aquário, CO2 Caseiro, e adubação NPK

Fosfatos: 0.5 PPM , Nitratos 15 PPM , potássio não sei, mas uso um suplemento, e adubo ainda com Trace.

Agradecia a vossa ajuda e comentário.

Pic_4352_2.jpg

Luís Lima

Publicado:

Boas.

Isso também já me aconteceu e com o passar do tempo as folhas de baixo começam a ir-se embora, mas ainda não detetei o problema disso.

Esperemos que alguem dê por ai uma ajudinha.

Fica bem.

Imagem colocada
Publicado:

Isso também me aconteceu com a higrofila...mas sem pensei que fosse por ter pouca luz...já tentaste ter mais umas 2 horas de luz?

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Publicado:

Eu tambem tenho isso, aponto para falta de nutrientes.

mas não sei se é. as folhas mais velhas vão apodrecendo mas na ponta a planta está muito fixe. acho que é mesmo nutrientes.

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Publicado:

Esse é de facto os efeitos do problema as folhas antigas manifestam o problema e as extremidades das plantas parecem desenvolver-se bem. Como tenho bastante iluminação no aquário e quando aumento o tempo de exposição agravam-se o problema com algas não creio que deva ir por aí...a questão será mesmo essa se é falta de algum nutriente qual será???

Como verifico nível de nitratos, fosfatos, ferro aponto para duas possibilidades com os quais não faço testes potássio ou magnésio...alguém conhece bem os efeitos da carencia (ou excesso destes elementos nas plantas ) e se podem dar origem aos problemas apresentados na foto.

Por favor comentem...

Abraços

Luís Lima

Publicado:

ja agora o nome dessa planta por favor.....

1 peixinho...2 peixinhos.....3 peixinhos a nadar.....um é meu outro é teu outro é de quem o apanhar......

Publicado:

Viva.

Isso parece-me potássio mas não te posso dar 100% pois os sintomas de carência do potássio e do magnésio são bastante parecidos. Aumenta o suplemento de potássio e diminui os nitratos com o alvo de 5-10 ppm. 15 é muito visto que as plantas consomem menos que 5 ppm´s por dia, isto tendo um aquário densamente plantado. O facto de teres esses níveis altos de nitratos também me indica para a falta de potássio visto que estes dois nutrientes estão interligados ( os nitratos são consumidos pelas plantas na presença de potássio).

Espera 2 semanas e vai estando atento às folhas velhas que ainda não foram afectadas.