Recommended Posts

Publicado

Caros,

Ando tentado a entrar na experiência de salgados mas preciso da vossa ajuda.

Tenho aqui um aqua pequeno em casa 30x15x15, isto dá para fazer alguma coisa? Por onde poderia começar?

Obrigado.

Abraço,

Bruno Barreiros

Publicado:

Olá milus.

Num aquário de 7 litros pouco ou nada cabe :twisted: Nem sei se arranjarás rocha viva de pequeno tamanho (podes sempre comprar uma pedra maior e partir em bocados). De qualquer forma nesse aquário apenas conseguirias meter um pouco de rocha viva e um ou outro coral mole pequeno.

Compra uma daquelas iluminações da Azoo de pinça (acho que há de 18 w pequenas) um pouco de areia e rocha viva e começa a ciclar o aquário.

Depois tens de ter um termostato para aquecer a água, mas se calhar ocupa bastante espaço por isso se conseguires um aquário maior será melhor.

CUmp

Duarte

Publicado:

Agradeço as respostas.

Duarte estive a ler o teu post quando arrancaste com os salgados e fiquei com algumas duvidas.

Reparei que falas em filtros com débitos de 1000l/h e 600l/h mas não os vi nas fotos, só vi bombas para rodar a água. Estes filtros que falas são parecidos com os de água doce.

Será que alguém já fez uma comparação do material indespensável de um doce com um salgado? Isso iria ajudar muito...eu neste momento tenho um plantado e estou a criar selectivamente guppies (HB Red) mas estou a começar a apreciar a beleza dos salgados :wink:

Vamos ver se consigo montar um, mas pelo que li parece que a despesa ainda fica maior nos salgados.

Obrigado.

Abraço,

Bruno Barreiros

Publicado:
Duarte estive a ler o teu post quando arrancaste com os salgados e fiquei com algumas duvidas.

Reparei que falas em filtros com débitos de 1000l/h e 600l/h mas não os vi nas fotos, só vi bombas para rodar a água. Estes filtros que falas são parecidos com os de água doce

Sim milus são bombas de circulação, não me recordo de falar em filtros :wink:

Quanto ao material e à comparação de água salgada com água doce é fácil, apenas encontras em comum o aquário, os termostatos e a iluminação em alguns casos.

Cumps

Duarte

Publicado:

Reparei que falas em filtros com débitos de 1000l/h e 600l/h mas não os vi nas fotos, só vi bombas para rodar a água. Estes filtros que falas são parecidos com os de água doce

Sim milus são bombas de circulação, não me recordo de falar em filtros :wink:

Quanto ao material e à comparação de água salgada com água doce é fácil, apenas encontras em comum o aquário, os termostatos e a iluminação em alguns casos.

Cumps

Duarte

Tens toda a razão, eu é que associei a filtros. Mas nos salgados não usam sistemas de filtragem?

Abraço,

Bruno Barreiros

Publicado:

A filtragem nos sistemas reef, é feita pela Rocha Viva :wink:

É esta que é responsável pelo processo de desnitrificação. Há quem utilize também uma DSB (camada alta de areão 8-10 cm) para ajudar neste processo. Se colocássemos um filtro tradicional num sistema deste tipo, as matérias filtrantes do mesmo iriam entrar em concorrência directa com a RV na desnitrificação.

Cumps

Duarte