Alvarez Publicado Novembro 22, 2012 Publicado Novembro 22, 2012 Boa noite a todos. Comprei esta semana um aquário usado de 60x30x30 cm. O amigo que o vendeu ofereceu-me ainda o filtro que tinha, um arejador (se é assim que se chama) uma planta artificial e ja traz também areia própria para aquário (segundo ele). Antes de me aventurar a meter peixes la para dentro à sorte, há muitas questões que me passam pela cabeça, e daí ter procurado e encontrado este espaço de diálogo, onde vou tentar ver algumas dessas dúvidas esclarecidas... Porque quero fazer uma coisa bonita, e com pés e cabeça, tenho falado com algumas pessoas até ao momento e para já são estas as minhas dúvidas, que gostaria que vocês comentassem: - água fria ou quente? neste momento optaria por tornar este aquário num aquário de água quente. Justificações que me têm sido dadas: os peixes são mais resistentes (ou morrem menos lol), nao preciso de mudar muitas vezes a água, há peixes mais 'bonitos', e a unica diferença é k tenho d eusar um termoestato k é relativamente barato. - não sei se o filtro é apropriado, pela referência (acho que) é um Otto HF-240 l/h de cascata. Este filtro tem de ser limpo de kuanto em kuanto tempo? e qual o intervalo de tempo entre as mudas de água? - não sei se posso utilizar na mesma o equipamente de oxigenação da água; - Aconselharam-me a meter plantas vivas e nao artificiais; - Não sei que tipo de iluminação dea colocar, e se posso tê-la acesa permanentemente.... - não sei a kuantidade de peixes k poderei ter, quais as espécies indicadas para o tamanho do aquario... Depende do pH? Se calhar devo medir o pH da água do meu poço (tenho percebido que é melhor usar essa em detrimento da da companhia pelo cloro que elimina as bacterias importantes no aquario). Resumindo, sou mesmo um principiante! :D Muito obrigado desde já pelas vossas possíveis respostas... Citar
Nef Publicado: Novembro 23, 2012 Publicado: Novembro 23, 2012 Ainda bem que estás a procurar informação antes de comprar os peixes, já estás no bom caminho! - água fria ou quente? neste momento optaria por tornar este aquário num aquário de água quente. Justificações que me têm sido dadas: os peixes são mais resistentes (ou morrem menos lol), nao preciso de mudar muitas vezes a água, há peixes mais 'bonitos', e a unica diferença é k tenho d eusar um termoestato k é relativamente barato. Os peixes de água fria são geralmente peixes bastante resistentes, as pessoas acham que eles "morrem muito" porque 90% das pessoas não tem a minima noção de como cuidar deles. Pessoalmente prefiro os de água quente, há mais escolha, mais colorida e como fazem menos "porcaria" pode-se ter mais em menos espaço. Não sei o que queres dizer com "mudar menos vezes a água", em princípio iras sempre mudar uma vez por semana, dependendo da capacidade do filtro e de quanta população tem o aqua, se tem plantas, etc. Visto que só tens 54L aconselharia água quente, pelo que li os peixes de água fria irão precisar de mais do que isso. - não sei se o filtro é apropriado, pela referência (acho que) é um Otto HF-240 l/h de cascata. Este filtro tem de ser limpo de kuanto em kuanto tempo? e qual o intervalo de tempo entre as mudas de água? Em termos só de litros/hora esse filtro está no limite do aceitavel. Não o conheço, não sei se tem boa filtração biológica por isso não posso opinar muito mais. Se tiver boa capacidade para cerâmicas penso que poderás usá-lo mas só se tiveres menos peixes do que a capacidade do aqua. - não sei se posso utilizar na mesma o equipamente de oxigenação da água; Se o filtro fizer boa agitação de água à superfície é desnecessário, a não ser que queiras pelo efeito visual. - Aconselharam-me a meter plantas vivas e nao artificiais; Plantas vivas são sempre preferiveis, ajudam com o ciclo do azoto (pesquisa sobre isto, é essencial para a montagem do aqua; há imensa informação aqui no fórum). Há muitas plantas de fácil manutenção que não precisam de substracto fértil ou fertilizações muito exigentes. - Não sei que tipo de iluminação dea colocar, e se posso tê-la acesa permanentemente.... Mais do que 1W por litro para um aquário de baixa manutanção é demasiado, portanto menos do que isso. Não podes ter a luz acesa sempre, os peixes também precisam de ter ciclos de noite e dia. As plantas também, se tiveres demasiada iluminação elas vão precisar de mais nutrientes. Normalmente começa-se com 6 horas por dia e aumenta-se lentamente., - não sei a kuantidade de peixes k poderei ter, quais as espécies indicadas para o tamanho do aquario... Depende do pH? Se calhar devo medir o pH da água do meu poço (tenho percebido que é melhor usar essa em detrimento da da companhia pelo cloro que elimina as bacterias importantes no aquario). este site é bom para te guiares: http://www.aqadvisor.com/AqAdvisor.php Sim, convém saberes o pH da tua água, dependendo do tipo de peixe eles tem preferência por águas ácidas ou alcalinas. Mas como ainda precisas de mais ou menos 1 mês até poderes por os peixes lá dentro tens tempo para investigar. Podes usar a água da torneira desde que deixes a água repousar 48 horas antes de meter no aqua ou uses um produto anti-cloro. Este é um hobby que requer paciência e onde a pressa é inimiga da perfeição. Aconselho-te a pesquisares muito sobre o assunto, essencialmente sobre o ciclo do azoto que é para não teres mortes. Citar
Alvarez Publicado: Novembro 25, 2012 Autor Publicado: Novembro 25, 2012 (editado) Boa noite! Muito obrigado desde já pelas respostas!! Neste momento continuo com bastante vontade de comprar uns peixinhos, mas também com paciência para criar um ambiente agradável aos futuros habitantes do meu aquário antes de os comprar. Ja lavei o aquário com água sem qualquer produto, comprei um termostato de 100W e lavei e fervi a areia Próximo passo é adquirir umas plantas naturais para depois começar a criar as condições bacterianas para receber os peixes. Neste momento estou hesitante entre água do poço ou da companhia. Sei que a minha água é acida, enquanto a água da companhia possui um pH próximo do neutro. Será que alguem me pode ajudar neste tema? Os peixes de água quente adaptam-se melhor a qual dos ambientes? Em relação à água em repouso 48h, é suficiente para perder o efeito maléfico do cloro sobre os peixes? esse repouso pode ser feito já no aquário (sem peixes claro )? (Nota: o Sr da loja aconselhou-me a água da companhia, que é que tem nos aquários da loja, e disse que nao muda a água nunca) Comprei também um produto na loja onde comprei o termoestato, que acelera a criação de bacterias ja faladas na água. Ainda não li bem o rótulo, mas diz que ao fim de 24h já se pode utilizar o aquário... Mesmo assim não o irei fazer, por precaução Outra questão é o filtro... Tem apenas um placa filtrante, mas nada cerâmico, que depois é amovível para ser limpo.. É o material típico de um filtro, tipo tecido... tenho um pouquinho de espaço muito mínimo antes desse filtro, onde vou tentar colocar alguma cerâmica para a fixação das bactérias... Espero que resulte e seja suficiente... :s Espero estar a dar os passos no sentido certo, e já agora, se alguém se der ao trabalho de comentar as minhas questões, fico muito agradecido!! Continuação de um bom fim de semana a todos. Editado Novembro 25, 2012 por Alvarez Citar
Alvarez Publicado: Novembro 26, 2012 Autor Publicado: Novembro 26, 2012 Então amigos? Ninguem diz nada...??! Citar
pedropietra Publicado: Novembro 26, 2012 Publicado: Novembro 26, 2012 (editado) olha relativamente à agua eu coloquei água da rede nos garrafões e ao fim de 2 semanas introduzi no aquario, tendo já lavado e fervido o areão. agora tenho tudo montado desde 3ª feira e não coloquei qualquer acelerador de bacterias, até agora tudo normal, só penso colocar peixes daqui a umas 2 semanas no maximo. relativamente às plantas estou a investigar as mesmas que irei colocar no aquario tudo natural claro e penso colocar as seguintes: » musgo de java (vesicularia dubyana) » anubias anã (anubias barteri var. nana) » eliocharis minima (eliocharis parvula quero tambem colocar 1 ou 2 rochas vulcanicas para o musgo se agarrar a elas. este site é muito bom para poderes estudar o tipo de plantas: http://www.tropica.com/en/home.aspx este tb está muito bom: http://www.aquahobby.com/ Editado Novembro 26, 2012 por pedropietra Citar
Recommended Posts